A EDUCAÇÃO SEGUNDO
A FILOSOFIA PERENE

Capítulo V

A Pedagogia da Sabedoria

- Iª Parte -



V.1 Introdução.
V.2 Requisitos próximos da educação para a sabedoria.
V.3 Natureza da ciência moral.
V.4 Virtudes que são objeto da ciência moral.
V.5 Primeiras conclusões.
V.6 As virtudes são hábitos.
V.7 A virtude é um hábito eletivo.
V.8 A virtude é um hábito eletivo que opera segundo a reta razão.
V.9 A virtude é um hábito eletivo que opera, segundo a reta razão, o termo médio.
V.10 Modos de aquisição da virtude.
V.11 Plano de exposição das principais virtudes.
V.12 A virtude da fortaleza.
V.13 A virtude da temperança.
V.14 A virtude da justiça.
V.15 A justiça legal.
V.16 A virtude da prudência.
a. A prudência e o intelecto dos primeiros princípios dos operáveis.
b. A prudência toma seus princípios dos hábitos das virtudes morais, e não diretamente do intelecto dos primeiros princípios dos operáveis.
c. Extensão da prudência.
d. Necessidade da prudência para a operação humana perfeita.
e. Natureza da prudência.
f. Necessidade das virtudes morais para a operação da prudência.
g. Necessidade da prudência para a operação das virtudes morais.
h. Interdependência entre as diversas virtudes.
V.17 O intelecto dos primeiros princípios
dos operáveis.
V.18 A amizade.
V.19 Ordenação das virtudes à contemplação. I.
V.20 Ordenação das virtudes à contemplação. II.
V.21 O ensino da ciência moral na filosofia grega.