A EDUCAÇÃO SEGUNDO
A FILOSOFIA PERENE
Capítulo V
A Pedagogia da Sabedoria
- Iª Parte -
V.1
Introdução.
V.2
Requisitos próximos da educação para a sabedoria.
V.3
Natureza da ciência moral.
V.4
Virtudes que são objeto da ciência moral.
V.5
Primeiras conclusões.
V.6
As virtudes são hábitos.
V.7
A virtude é um hábito eletivo.
V.8
A virtude é um hábito eletivo que opera segundo a reta razão.
V.9
A virtude é um hábito eletivo que opera, segundo a reta razão, o termo médio.
V.10
Modos de aquisição da virtude.
V.11
Plano de exposição das principais virtudes.
V.12
A virtude da fortaleza.
V.13
A virtude da temperança.
V.14
A virtude da justiça.
V.15
A justiça legal.
V.16
A virtude da prudência.
a.
A prudência e o intelecto dos primeiros princípios dos operáveis.
b.
A prudência toma seus princípios dos hábitos das virtudes morais, e não diretamente do intelecto dos primeiros princípios dos operáveis.
c.
Extensão da prudência.
d.
Necessidade da prudência para a operação humana perfeita.
e.
Natureza da prudência.
f.
Necessidade das virtudes morais para a operação da prudência.
g.
Necessidade da prudência para a operação das virtudes morais.
h.
Interdependência entre as diversas virtudes.
V.17
O intelecto dos primeiros princípios
dos operáveis.
V.18
A amizade.
V.19
Ordenação das virtudes à contemplação. I.
V.20
Ordenação das virtudes à contemplação. II.
V.21
O ensino da ciência moral na filosofia grega.
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