V.11.

Plano de exposição das principais virtudes.

O Comentário à Ética estuda detidamente mais de uma dezena de virtudes; na Secunda Secundae da Summa Theologiae S. Tomás estuda com detalhe mais de cinqüenta, e provavelmente não foi a sua intenção querer com estas esgotar o assunto.

Neste trabalho não pretendemos fazer um tratado de ciência moral, mas apenas mostrar a relação que existe entre ela e a contemplação em um sistema de educação que tenha a esta como ao seu fim último.

Por este motivo vamos considerar aqui apenas as quatro virtudes denominadas virtudes cardeais; cada uma delas é considerada no Comentário à Ética como sendo a principal em seu sujeito, isto é, na faculdade da qual é hábito. Estas virtudes são: a temperança, que modera as paixões do apetite concupiscível quanto às deleitações venéreas e ao comer; a fortaleza, que é uma firmeza diante dos temores do apetite irascível acerca do perigo da morte; a justiça, que é acerca da igualdade das ações entre um homem e outro, e cujo sujeito é a vontade; e a prudência, que é a retidão da razão no ato de preceituar, cujo sujeito é o intelecto prático (67).

Expostas estas quatro virtudes, mostraremos como as diversas virtudes morais se articulam entre si no homem e a razão pela qual o seu perfeito exercício é requisito para a virtude da sabedoria, esta última já situada para além da ciência moral.



Referências

(67) In libros Ethicorum Expositio, L. II, l. 8, 339.