PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
DE PEDAGOGIA

Sumário



I. Introdução Geral

1. Princípios fundamentais de pedagogia.
2. Influência da escola de São Vítor.
3. Obras pedagógicas de Hugo de São Vítor.
4. Uma pedagogia centrada no aluno.
5. Um princípio básico da educação vitorina.
6. A presente tradução.

II. Ensaio sobre a Fundação da Escola
de S. Vitor em Paris.
1. O Ensino em Paris no século XII.
2. Primeiras origens de São Vítor.
3. Primeiros anos de Guilherme de Champeaux.
4. Origem da escola de São Vítor .
5. Guilherme é elevado a bispo. Morte de Guilherme.
6. Guilduíno abade de São Vítor.
7. O governo dos cônegos de São Vítor.
8. A biblioteca.
9. A Escola de São Vítor.
10. Nascimento e juventude de Hugo de São Vítor.
11. Hugo professor em São Vítor. Sua morte.
12. Doutrina de Hugo de São Vítor.
13. Método pedagógico de Hugo.
14. Os estudos no XIIº Século.
15. Obras de Hugo de São Vítor.
16. Conclusão.

III. Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar

IV. Opúsculo sobre a arte de meditar

1. Os Três Gêneros de Meditação.
2. A Meditação das Criaturas.
3. A Meditação das Escrituras.
4. A Meditação sobre os Costumes.
5. Outros Requisitos da Meditação sobre os Costumes.

V. Tratado dos Três Dias

1. Introdução, extraída dos Primeiros Livros do Didascalicon.
2. Inicia-se o Tratado dos Três Dias.
A Contemplação do Verbo de Deus pela coisas visíveis.
3. A Imensidade das Criaturas.
4. A Beleza das Criaturas.
5. A Beleza de Posição.
6. A Beleza do Movimento.
7. A Beleza da Espécie.
8. A Beleza da Qualidade.
9. A Utilidade das Criaturas.
10. Conclusão da Contemplação das Coisas Visíveis.
11. A Consideração das Coisas Invisíveis.
12. A Existência de Deus.
13. A Unidade de Deus.
14. A Trindade de Deus.
15. Os Três Dias da Luz Invisível.