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Chegamos, o quanto Deus se dignou conceder-nos, ao
conhecimento das coisas invisíveis partindo das visíveis. Retorne
agora a nossa mente a si mesma e examine que utilidade possa
tirar deste conhecimento.
De que nos servirá conhecer em Deus a elevação de sua
majestade, se com isto não recolhermos para nós utilidade alguma?
Que poderemos, porém, trazer conosco ao retornarmos da
intimidade da contemplação divina? O que traremos, ao retornarmos
da região da luz, senão luz? Se viemos da região da luz, é
conveniente e conveniente e necessário que tragamos conosco luz
para dissolver nossas trevas. E quem poderá saber onde estivemos,
se não retornarmos iluminados? Que se torne manifesto, portanto,
que lá estivemos; que se torne manifesto o que lá contemplamos.
Se lá vimos a potência, tragamos a luz do temor
divino. Se lá vimos a sabedoria, tragamos a luz da verdade. Se lá
vimos a benignidade, tragamos a luz do amor. Que a potência
incentive os tíbios ao amor; que a sabedoria ilumine os cegos
pelas trevas da ignorância; que a benignidade inflame os gélidos
pelo calor da caridade.
Olhai, vos peço, o que seja a luz, senão o dia; e o
que sejam as trevas, senão a noite. Assim como os olhos do corpo
têm os seus dias e suas noites, assim também os olhos do coração
têm os seus dias e as suas noites.
Três são os dias da luz invisível, pelos quais se
distingue o curso interior da vida espiritual. O primeiro dia é o
temor, o segundo a verdade, o terceiro é a caridade.
O primeiro dia tem o seu Sol, e este é a potência; o
segundo dia tem o seu Sol, é a sabedoria; o Sol do terceiro dia é
a benignidade. A potência pertence ao Pai, a sabedoria ao Filho,
a benignidade ao Espírito Santo.
Os dias que temos externamente diferem dos que temos
internamente. Nossos dias exteriores, mesmo que não o queiramos,
haverão de passar. Os interiores, porém, se assim o quisermos,
poderão permanecer para sempre. Está escrito sobre o temor de
Deus que "permanece pelos séculos dos séculos" (Salmo 18).
Quanto à verdade, também, não pode haver dúvida sobre sua eterna
permanência, pois, iniciando-se ainda nesta vida, alcançará em
nós sua perfeição e plenitude quando Aquele que é a verdade se
fizer manifesto após o término desta vida. Da caridade está
escrito que "nunca passará" (I Cor. 13).
Bons dias são estes que nunca haverão de passar. Maus
são os dias que não somente não permanecem para sempre, como nem
sequer podemos retê-los ainda que por pouco tempo. Foi destes
dias que disse o Profeta:
"O homem é como o feno,
e seus dias declinaram como a sombra". |
Estes são os dias merecidos pela culpa; aqueles os dias
concedidos pela graça. Daqueles dias disse o profeta:
"Nos meus dias O invocarei". |
Este foi o mesmo que disse em outro lugar:
"Levantava-me no meio da noite
para que a ti me confessasse". |
O profeta o chama de seus dias, porque aos outros não tem amor.
Foi assim que também disse Jeremias:
"Senhor, tu sabes que não desejei
o dia do homem". |
Estes são os dias de que Jó foi rico, do qual foi escrito que
"morreu velho e cheio de dias". |
De fato, não poderia ser cheio dos outros dias, porque estes já
tinham passado e já não mais eram.
Os maus conheceram somente os dias que existem
externamente; quanto aos bons, que mereceram ver os interiores,
estes não apenas não amam aos externos, como também os maldizem:
disse o bem aventurado Jó,
"o dia em que nasci,
e a noite em que foi dito:
um homem foi concebido.
Converta-se em trevas este dia,
não o tenha em conta Deus,
lá no alto, e não o ilumine de luz". |
Devemos, pois mais amar aqueles dias que são interiores, onde à
luz não se seguem as trevas, onde os olhos interiores do coração
puro são iluminados pelos esplendores do Sol eterno.
Foi também a estes dias que se referiu o salmista ao
contar:
"Anunciai dia após dia
a sua salvação". |
O que é a sua salvação, senão o Jesus? Pois assim se traduz o
nome de Jesus, ele significa o Salvador. Ele é dito o Salvador,
porque por ele o homem é regenerado, para a salvação. Dele falou
João, dizendo:
"A Lei foi dada por Moisés,
a graça e a verdade foram feitas
por Jesus Cristo". |
Ademais, Paulo Apóstolo chama Cristo Jesus de
"virtude de Deus
e sabedoria de Deus". |
Se, pois, Jesus Cristo é a sabedoria de Deus, e por Jesus Cristo
veio a verdade, conclui-se que a verdade provém da sabedoria
divina. O dia, pois, da sabedoria é a verdade.
A própria sabedoria fala deste seu dia aos judeus,
dizendo:
"Vosso pai Abraão exultou
por ver o meu dia,
viu-o e rejubilou". |
A verdade de Deus é a redenção do gênero humano, a qual foi
primeiramente prometida. Ao manifestar-se posteriormente, o que
mais fez senão mostrar-se veraz? Esta verdade foi cumprida, pois,
de modo conveniente pela sabedoria, de quem provém toda verdade.
Não foi enviado para cumprir a verdade outro senão aquele em quem
reside toda a plenitude da verdade. Com justa razão Abraão exulta
pelo dia da verdade, pois deseja que se cumpra a verdade, tendo
visto este dia em espírito ao ter conhecido a vinda na carne do
Filho de Deus para a redenção do gênero humano.
Que se diga, pois:
"Anunciai dia após dia
a sua salvação".
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O dia segundo, do dia primeiro ao dia terceiro; o dia da verdade,
do dia do temor ao dia da caridade.
O primeiro dia era o dia do temor; vem depois o outro
dia, o dia da verdade. E dissemos que vem, não que o sucede,
porque o anterior não cessa. Eis, então, já dois dias; o mesmo
ocorre com o dia terceiro, com o dia da caridade, pois vindo
este, aos anteriores não expulsa.
Bem aventurados sejam estes dias, que podem fazer a
riqueza dos homens; onde chegando os futuros, os presentes não
passam; onde aumentando o número, multiplica-se o resplendor.
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