|
Disse Agostinho, famoso por sua eloqüência, e o disse
com verdade, que o homem eloqüente deve aprender a falar de tal
modo que ensine, que deleite e que submeta. A isto acrescentou
que o ensinar pertence à necessidade, o deleitar à suavidade e o
submeter à vitória.
Destas três coisas, a que foi colocada em primeiro
lugar, isto é, a necessidade de ensinar, é constituída pelas
coisas que dizemos, as outras duas pelo modo como as dizemos.
Quem, portanto, se esforça no falar em persuadir o que
é bom, não despreze nenhuma destas coisas: ensine, deleite e
submeta, orando e agindo para que seja ouvido inteligentemente,
de boa vontade e obedientemente. Se assim o fizer, ainda que o
assentimento do ouvinte não o siga, se o fizer apropriada e
convenientemente, não sem mérito poderá ser dito eloqüente.
O mesmo Agostinho parece ter querido que ao ensino, ao
deleite e à submissão também pertençam outras três coisas, ao
dizer, de modo semelhante:
"Será eloqüente aquele que puder
dizer o pequeno com humildade,
o moderado com moderação,
o grande com elevação". |
Quem deseja conhecer e ensinar aprenda, portanto,
quanto há para se ensinar e adquira a faculdade de dizê-las como
convém a um homem de Igreja. Quem, na verdade, querendo ensinar,
às vezes não é entendido, não julgue ainda ter dito o que deseja
àquele a quem quer ensinar, porque, mesmo que tenha dito o que
ele próprio entendeu, ainda não foi considerado como tendo-o dito
àquele por quem não foi entendido. Se, porém, foi entendido, de
qualquer modo que o tenha dito, o disse.
Deve, portanto, o doutor das divinas Escrituras ser
defensor da reta fé, debelador do erro, e ensinar o bem; e neste
trabalho de pregação conciliar os adversos, levantar os
indolentes, declarar aos ignorantes o que devem agir e o que
devem esperar. Onde tiver encontrado, ou ele próprio os tiver
feito, homens benévolos, atentos e dóceis, há de completar o
restante conforme a causa o exija. Se os que ouvem devem ser
ensinados, seja-o feito por meio de narração; se, todavia,
necessitar que aquilo de que trata seja claramente conhecido,
para que as coisas que são duvidosas se tornem certas, raciocine
através dos documentos utilizados.
|