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Na meditação sobre as Escrituras, a consideração deve
ser realizada do seguinte modo.
A meditação inicia-se com a leitura: ela é que
ministra a matéria para se conhecer a verdade. Segue-se-lhe a
meditação, que a une. A esta se acrescentarão a oração, que a
eleva; a operação, que a compõe; e a contemplação, que nela
exulta. Nossa intenção agora é tratar apenas da meditação.
Nas Escrituras a meditação versa sobre como importa
conhecer. Tomemos um exemplo. Está escrito:
"Desvia-te do mal, e faze o bem". |
À leitura sobrevém a meditação. Por que disse primeiro "desvia-
te do mal" e depois "faze o bem"? A causa é porque, a não ser
que os males sejam primeiro removidos, os bens não podem vir. A
razão, assim como primeiro se erradicam as más sementes, depois
as boas são plantadas. E também, por que disse: "Desvia-te do
mal"? Porque ocorrem no caminho.
Disse também "desvia-te", porque onde pela fortaleza
não podemos resistir, pelo conselho e pela razão escapamos
desviando-nos.
Desviamo-nos também do mal evitando a matéria do
pecado, como por exempo, por causa da soberba, evitando-se as
riquezas; por causa da incontinência, a abundância; por causa da
concupiscência, a inclinação da carne; por causa da inveja e do
litígio, o amor da posse. Isto é desviar-se.
Do mesmo modo, se nos é dado o preceito de nos
desviarmos de todo o mal, também somos ordenados a que façamos
todo o bem. Aquele que não se desvia de todo o mal é réu; assim é
réu também aquele que não faz o bem. Mas, se é assim, quem não é
réu? Somos, portanto, ordenados a que nos desviemos de todo o
mal. Quanto aos bens, porém, há alguns que são necessários;
outros, voluntários. São bens necessários aqueles contidos nos
preceitos e no voto; quanto aos restantes, se algo for feito,
recompensar-se-á; se nada, não serão imputados.
A meditação sobre uma coisa lida deve versar também
sobre como são as coisas que são sabidas, por que o são e como
devem ser feitas. A meditação deve ser uma reflexão do conselho
sobre como se realizam as coisas que são sabidas, porque
inutilmente serão sabidas se não forem realizadas.
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