Santo Atanásio

VIDA E CONVERSÃO DE SANTO ANTÃO

251 - 356

SUMÁRIO


PRIMEIRA PARTE

  • Prólogo. Nascimento e juventude de Antão. A vocação de Antão e seus primeiros passos na vida ascética. Primeiros combates com os demônios. Antão aumenta a sua austeridade. Antão recluso nos sepulcros. Mais lutas com os demônios. Antão busca o deserto e habita em Pispir. Antão abandona a solidão e se converte em pai espiritual.

SEGUNDA PARTE

  • Conferência de Antão aos monges sobre o discernimento dos espíritos e exortação à virtude. Perseverança e vigilância. Objeto da virtude. Artifícios dos demônios. Impotência dos demônios. Falsas predições do futuro. Discernimento dos espíritos. Antão narra suas experiências commos demônios.

TERCEIRA PARTE

  • Virtude monástica. Antão vai a Alexandria sob a perseguição do Imperador Maximiano. O martírio diário da vida monástica. Fuga para a montanha interior. De novo os demônios. Antão visita os irmãos ao longo do Nilo. Os irmãos visitam a Antão. Milagres no deserto. Visões.

QUARTA PARTE

  • Devoção de Antão aos ministros da Igreja. Equanimidade de seu caráter. Por lealdade à fé, Antão intervém na luta anti-Ariana. A verdadeira sabedoria. Os imperadores escrevem a Antão. Antão prediz os estragos da heresia Ariana.

QUINTA PARTE

  • Antão, taumaturgo e médico das almas. Morte de Antão. Epílogo.