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Quando Aristóteles quiz mostrar o que é o sentido, diz S.
Tomás, afirmou primeiro que
"é necessário colocar
como pertencendo à natureza
universal e comum de todo sentido
que o sentido é algo
capaz de receber a forma sem a matéria,
assim como a cera recebe uma marca de um anel
sem o seu ferro ou o seu ouro" (16).
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Isto, porém, continua S. Tomás, é comum a todo paciente.
Todo paciente recebe algo do agente na medida em que este é agente. Ora,
todo agente age pela sua forma, não pela sua matéria. Portanto, todo
paciente recebe a forma sem receber a matéria (17).
Já vimos na teoria da causalidade, conforme exposto no Apêndice ao
capítulo II do presente trabalho, que em toda mutação encontra-se um sujeito
em que ocorre uma passagem da privação de uma forma à forma à qual tende o
movimento. Ademais, toda mutação necessita de uma causa eficiente, que é o
agente. O sujeito ou paciente recebe na mutação uma forma de um agente
que provoca esta mutação na medida em que ele possui esta forma. Assim,
por exemplo, um objeto quente provoca num objeto frio uma mutação do frio
para o quente comunicando-lhe uma forma que possui, que é a qualidade
quente; mas é evidente neste exemplo que o paciente recebeu uma forma do
agente sem receber a matéria deste agente, e que, além disso, o exemplo
não envolvia os sentidos presentes nos animais e no homem.
Que há, pois, de específico no sentido que não há nas
demais mutações? A diferença, diz S. Tomás, está
a forma (18).
Nas demais mutações a forma que é recebida do agente passa
a ter no paciente o mesmo modo de ser que tinha no agente. Isto ocorre
porque nestas mutações o paciente tem a mesma disposição à forma que
também tem o agente. A forma é recebida no paciente do mesmo modo como
estava no agente.O paciente não recebe a mesma matéria que individuava o
agente, mas sua própria matéria se torna, de uma certa maneira, a mesma,
na medida em que adquire uma disposição material semelhante àquela que
havia no agente (19).
No caso dos sentidos, porém, a forma é recebida no paciente
segundo um outro modo de ser que não o que havia no agente. A disposição
material do paciente, que aqui são os sentidos, não é semelhante à do
agente. Por isso a forma é recebida no paciente sem a matéria, na medida
em que o paciente se assemelha ao paciente apenas segundo a forma, não
segundo a matéria. É por este modo especial que o sentido recebe a forma
sem a matéria, porque a forma possui modos de ser diversos no sentido e
nas coisas sensíveis (20).
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