Santo Tomás de Aquino


A SANTÍSSIMA TRINDADE


Questões Disputadas De Potentia
que tratam sobre a Santíssima Trindade

- tradução integral dos corpos das questões
e das respostas às principais objeções -



SUMÁRIO



PRÓLOGO

A SS. TRINDADE NO SÍMBOLO "QUICUMQUE".


QUESTÃO I

A POTÊNCIA DIVINA CONSIDERADA
DE MODO ABSOLUTO.

Artigo 1

Onde se questiona se em Deus existe potência.


QUESTÃO II

A CRIAÇÃO, QUE É O PRIMEIRO EFEITO
DA POTÊNCIA DIVINA, E A CONSERVAÇÃO
DAS COISAS NO SER POR DEUS.

Artigo 1

Primeiro, questiona-se se Deus possa criar algo do nada.

Artigo 2

Segundo, se as coisas são conservadas no ser por Deus, ou se, cessada toda ação divina, permanecem por si no ser.

Artigo 3

Terceiro, se Deus pode comunicar a alguma criatura que se conserve no ser por si mesma sem Deus.


QUESTÃO III

A RELAÇÃO ENTRE DEUS E A CRIATURA.

Artigo 1

Primeiro, questiona-se se existe alguma relação entre Deus e a criatura.

Artigo 2

Segundo, se tais relações, que existem entre as criaturas e Deus, existem de modo real nas próprias criaturas.

Artigo 3

Terceiro, se Deus se refere de modo real à criatura, de tal maneira que a própria relação seja alguma coisa em Deus.

Artigo 4

Quarto, se estas relações temporais existem em Deus segundo a razão.

Artigo 5

Quinto, se a criação é mutação.

Artigo 6

Sexto, se a criação é algo real na criatura e, se o for, o que é.


QUESTÃO IV

A POTÊNCIA GENERATIVA EM DEUS

Artigo 1

Primeiro, questiona-se se em Deus existe potência generativa.

Artigo 2

Segundo, se a potência generativa em Deus é dita essencialmente ou nocionalmente.

Artigo 3

Terceiro, se a potência generativa procede por império da vontade no ato da geração.

Artigo 4

Quarto, se em Deus podem existir diversos Filhos.

Artigo 5

Quinto, se a potência de gerar e a potência de criar são a mesma.


QUESTÃO V

AS RELAÇÕES DITAS ETERNAMENTE
DE DEUS

Artigo 1

Primeiro, questiona-se se as relações ditas eternamente de Deus, implicadas pelos nomes "Pai" e "Filho", são relações reais, ou somente de razão.

Artigo 2

Segundo, se a relação em Deus é a sua substância.

Artigo 3

Terceiro, se as relações constituem e distinguem as pessoas e hipóstases.

Artigo 4

Quarto, se removida a relação segundo o intelecto, permanece a hipóstase em Deus.


QUESTÃO VI

AS PESSOAS DIVINAS.

Artigo 1

Primeiro, questiona-se qual a relação que existe entre pessoa e essência, subsistência e hipóstase.

Artigo 2

Segundo, o que é pessoa.

Artigo 3

Terceiro, se em Deus pode haver pessoa.

Artigo 4

Quarto, se este nome de pessoa em Deus significa algo relativo ou absoluto.

Artigo 5

Quinto, se existe um número de pessoas em Deus.

Artigo 6

Sexto, como os termos numerais se predicam em Deus, se positivamente ou apenas por modo de remoção.

Artigo 7

Sétimo, se em Deus há; somente três pessoas, ou mais, ou menos.


QUESTÃO VII

A PROCESSÃO DAS DIVINAS PESSOAS.

Artigo 1

Primeiro, questiona-se se há alguma processão em Deus.

Artigo 2

Segundo, se em Deus há somente uma processão.

Artigo 3

Terceiro, da ordem da processão para com a relação em Deus.

Artigo 4

Quarto, se o Espírito Santo procede do Filho.

Artigo 5

Quinto, se o Espírito Santo permaneceria distinto do Filho, se dEle não procedesse.


APÊNDICE

SOBRE O PREDICAMENTO DA RELAÇÃO,
do Comentário de Santo Tomás de Aquino à
Metafísica de Aristóteles, Livro V, lectio 17.

I

Da relação em geral.

II

Da relação per se segundo o número e a quantidade.

III

Das relações que se seguem à ação e à paixão.

IV

Das relações segundo que o mensurável é dito relativo à medida.

V

Das relações que o são em razão de outro.