ARTIGO TERCEIRO

- Artigo 2 da Questão V
do De potentia -

TERCEIRO, QUESTIONA-SE SE DEUS PODE
COMUNICAR A ALGUMA CRIATURA
QUE SE CONSERVE NO SER
POR SI MESMA, SEM DEUS.




E PARECE QUE SIM, POIS,


Em segundo, de fato, há mais no poder das coisas e de Deus do que no poder de nosso intelecto. Mas nosso intelecto pode inteligir a criatura sem Deus. Com muito mais razão, portanto, poderá Deus dar à criatura com que se conserve no ser por si mesma.



PORÉM, AO CONTRÁRIO,


Deus não pode fazer algo em diminuição de sua autoridade. Prejudicaria ao seu domínio, porém, se algo pudesse ser sem a sua conservação. Deus, portanto, não pode fazer isto.



RESPONDO, DIZENDO QUE,


não pertence à onipotência divina que Deus possa fazer que Deus possa fazer com que dois contraditórios sejam simultaneamente.

Ora, afirmar que Deus faça algo que não necessite de sua conservação implica em uma contradição. Já foi mostrado, de fato, que todo efeito depende de sua causa, na medida em que é sua causa. Ao dizermos, portanto, que este algo não necessita da conservação de Deus, colocamos que não é criado por Deus. Ao dizermos que Deus o fêz, colocamos ser criado.

Daí vem que, assim como implicaria em uma contradição afirmar que Deus fizesse algo que não fosse criado por ele, assim também o implicaria se alguém afirmasse que Deus fizesse algo que não necessitasse de sua conservação.

De onde concluímos que ambas estas coisas, pela mesma razão, não podem ser feitas por Deus.




À segunda, portanto, deve-se dizer que embora o intelecto possa inteligir a criatura não inteligindo Deus, não pode, todavia, inteligir a criatura não ser conservada no ser por Deus. Isto, de fato, implicaria em uma contradição.


  • Segue para a Quaestio III art.1