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O Comentário à Política mostra-nos, assim, que o
homem é por natureza um animal político, inclinado
naturalmente a viver em sociedade,
"mais do que as abelhas
e do que qualquer outro animal gregário" (13).
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Como de modo
geral a natureza tende sempre a um mesmo fim, pareceria que
disto se devesse concluir que há apenas um único modo natural
de se organizar uma sociedade humana. Entretanto, ao
contrário do caso das abelhas e dos outros animais gregários,
o Comentário à Política afirma, conforme veremos mais
adiante, que a sociedade humana pode organizar-se de modos
diversos.
Esta constatação é a origem de algumas das
importantes questões que deverão ser tratadas neste capítulo
de nosso trabalho.
A primeira delas é se, havendo formas diferentes
em que a sociedade possa organizar-se, algumas delas não
seriam melhores e preferíveis a outras ou se todas são
indiferentes entre si; e se, havendo algumas melhores e
outras piores, não haveria alguma que fosse preferível a
todas as demais.
A segunda é qual ou quais destas formas em que uma
sociedade pode organizar-se é pressuposto político do sistema
educacional que viemos descrevendo neste trabalho.
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