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Inácio declara que
"Há um só Deus,
que se manifestou
através de seu Filho Jesus Cristo,
sua Palavra saída do silêncio". |
Também afirma que Jesus Cristo é Deus nas seguintes
passagens:
"Nosso Deus, Jesus Cristo,
tomou carne no seio de Maria
segundo o plano de Deus". |
"Não vos separeis de Jesus Cristo Deus,
nem dos bispos,
nem das prescrições dos Apóstolos". |
"Inácio, à Igreja amada e iluminada
segundo a fé e a caridade
de Jesus Cristo nosso Deus,
deseja todo o bem e irrepreensível alegria
em Cristo Jesus Nosso Deus". |
Em outras passagens ele subentende a diferença de Cristo do
Pai:
"Assim como o Senhor nada fêz sem o Pai,
com o qual estava unido,
nem pessoalmente,
nem através dos Apóstolos,
assim também vós
nada haveis de empreender
sem o bispo e os presbíteros". |
"Sigam todos ao bispo,
como Jesus Cristo ao Pai". |
"Após a ressurreição comeu e bebeu com eles,
como alguém que tem corpo,
ainda que estivesse unido espiritualmente ao Pai". |
Em outras, ainda, ele afirma a preexistência de Cristo antes
da encarnação:
"Acorrei todos ao único templo de Deus,
ao único altar do sacrifício,
a um só Jesus Cristo,
que saíu de um só Pai,
permaneceu em Um só
e a Ele voltou". |
"Esforçai-vos por fazer tudo
sob a presidência do bispo em lugar de Deus
e dos presbíteros em lugar do colégio dos apóstolos
e dos diáconos encarregados do serviço de Jesus Cristo,
o qual antes dos séculos estava com o Pai
e nos últimos tempos se manifestou". |
Mas sobre a natureza da distinção de Cristo do Pai na
unidade divina tudo o que Inácio tem a dizer é que Cristo é
o "pensamento" do Pai:
"Jesus Cristo,
nossa vida inseparável,
é o pensamento do Pai,
como por sua vez os bispos,
estabelecidos até os confins da terra,
estão no pensamento de Jesus Cristo". |
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