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Em quarto lugar, temos as Questões 27 a 43 da
Primeira Parte da "Summa Theologiae" de Santo Tomás de
Aquino, o principal ponto de referência individual que há
sobre o tema da Trindade. A "Summa" encontra-se traduzida
para todas as principais línguas modernas; para ser
entendido, porém, pelo menos em toda a sua profundidade, o
texto exige conhecimentos de filosofia.
Menos conhecidas
são, a este respeito, as "Quaestiones Disputatae de
Potentia", também de Tomás de Aquino. As "Quaestiones de Potentia"
tratam, conforme diz o nome, do tema da potência, entendida
no sentido aristotélico, em todos os seus aspectos. Em
princípio, portanto, não é um tratado sobre a Trindade. É
evidente haver, porém, dentro desta extensa obra,
esparramado para obedecer o plano original do autor, um
outro tratado sobre a Trindade, não menos profundo do que
aquele contido na "Summa Theologiae", elaborado, porém, a
partir de uma perspectiva bem diversa do anterior. Ao
contrário da "Summa Theologiae", entretanto, as "Quaestiones
Disputatae" somente foram traduzidas para pouquíssimas
línguas; temos conhecimento apenas da existência de uma
tradução alemã. Por este motivo, das oitenta e três
questões que integram o "De Potentia",
retiramos as trinta e uma que, introdutoria ou
diretamente, versam sobre a Santíssima Trindade, re-ordenando-as
em uma seqüência mais conveniente para a
exposição do maior dos mistérios. Com o intuito de facilitar
uma primeira leitura, traduzimos integralmente o corpo de
cada questão, selecionando, porém, das muitas objeções
levantadas e respondidas, - cerca de duas dezenas para cada
questão, número bem maior do que as três ou quatro por
questão da "Summa Theologiae"-, apenas as que nos pareceram
mais significativas para este propósito.
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