Narra o Livro de Números que por três vezes Balac convidou Balaão para que amaldiçoasse os filhos de Israel. Em vez disso, porém, por três vezes Balaão os abençoou. Depois da terceira bênção, Balac, irado contra Balaão e batendo as mãos, disse-lhe:
O demônio, como pode reconhecer-se manifestamente por estas palavras, ira-se tanto mais violentamente quanto mais freqüentemente experimenta de modo patente que as tentativas de sua malícia não apenas são ineficazes como também cooperam para o bem dos justos, pois Deus lhes concede que as tentações os ajudem para o seu aproveitamento. De fato, o demônio se aflige e se lamenta pesadamente quando os povos vãos e profanos se esforçam pelos seus impropérios para destruir a vida gloriosa e o aproveitamento dos justos mas a sentença, pela divina providência, volta-se para o outro lado. Três vezes a vida dos justos é abençoada pelo povo vão quando por ele são proclamados benditos os seus pensamentos, as suas palavras e as suas ações. O povo vão é privado da honra que lhe havia sido preparada pelo demônio, quando não se vê mais favorecido pelo vão louvor que, com suas detrações, teria merecido pela destruição ou diminuição da glória dos justos. Retorna ao seu lugar, à torpeza de suas ocupações, quando, abandonando a consideração e o louvor dos justos, recai em sua vida costumeira. Mas, conforme diz a Escritura,
Balac volta ao seu lugar quando o demônio, vendo frustrado o efeito de sua má intenção, recolhe-se no oculto de sua malícia para pensar na maquinação de novos enganos. O povo vão, finalmente, não presumindo servir-se manifestamente de palavras perversíssimas contra os justos, porém ainda instigado pela inveja, enfurece-se algumas vezes contra eles por meio de ocultos conselhos. Por isto é que Balaão, voltando para o seu povo, diz:
isto é, no último tempo, antes que dele seja separado. O conselho dado por Balaão foi que fossem enviadas às tendas dos filhos de Israel as virgens de Madian por cuja aparência poder-se-ia iludir a castidade, e que estas se esforçassem para induzir os jovens que a elas se inclinassem a transgredirem as leis de seus pais, passando a cultuar deuses estranhos. Deste modo, irado o seu Deus, haveriam de ser humilhados pelo menos por algum tempo. O que, conforme lemos no vigésimo quinto capítulo de Números, foi efetivamente o que veio a acontecer. Antes disso, porém, elevado ainda por uma quarta vez pelo espírito de profecia, Balaão retomou sua parábola e proferiu algumas coisas sobre Cristo e sobre um povo espiritual que em uma posteridade ainda distante haveria de vir:
disse então Balaão;
Depois destas palavras, e após prever o fim de algumas nações (Num. 24, 20-24), Balaão retornou então para o seu lugar. Se não fosse notório, por vários testemunhos das Sagradas Escrituras, que também os maus podem ter não só o dom da profecia, como também outros dons espirituais, seria muito para se admirar como pôde este adivinho, elevado pelo espírito profético, profetizar coisas tão sublimes de Cristo e do povo dos justos.
Como se dissesse:
Cristo é a estrela, e Cristo é também a vara. É estrela, porque ilumina; é vara, porque castiga. Ilumina no bem, castiga do mal. Ilumina os ignorantes, castiga os delinqüentes.
Por meio de todos estes que a Escritura prediz que serão percutidos pela vara que haverá de levantar-se em Israel significa-se manifestamente a conversão dos povos. Cristo, de fato, percutiu os povos quando, pela fé nEle, mortificou-os para o mundo, para que vivessem para Deus. O que Balaão predisse de Cristo ao mencionar que percutiria os chefes de Moab e tomaria posse da Iduméia foi depois também cantado por Davi, na pessoa de Cristo, ao dizer:
"Moab é a panela" de Cristo quando os gentios, bem cozidos de sua crueldade pelo amor, tornam-se com sua vida santa refeição para Cristo, esfomeado pelo desejo de nossa salvação. "Seu calçado, estendido até a Iduméia", significa a fé na sua Encarnação; Cristo, de fato, estende o seu calçado até a Iduméia ao entregar à gentilidade a fé na sua humanidade. Os gentios são para Ele "súditos estrangeiros" quando, embora não sendo de Israel, mesmo assim crêem nEle. É a Igreja primitiva que é significada onde se diz:
Depois dela figura-se a conversão dos gentios, onde se diz:
Cristo pertence a todos estes quando, mortificando-os para o mundo, torna-os vivos para si.
"A herança de Seir passará para os seus inimigos e Israel agirá com fortaleza" quando a gentilidade submete os pescoços às palavras dos que ensinam, e a comunidade dos que ensinam a dispõe vigorosamente para a boa obra. A fortaleza espiritual de Israel refulgiu primeiramente nos apóstolos, depois brilhou subseqüentemente nos demais justos. De fato, aos apóstolos foi dito:
Consta, porém, que isto não foi dito apenas para os apóstolos. De fato, conforme no-lo declara o Evangelho, Jesus também lhes disse:
Segue-se:
"De Jacó sairá quem dominará", isto é, Cristo; "e perderá os restos da cidade" da Babilônia espiritual. Cristo, de fato, perde aos que abandona para a condenação, condenação designada pelas profecias da ruína dos povos submetidos com que Balaão encerra a sua parábola. Assim no-lo narra a Escritura:
Pela destruição destes povos, portanto, entendemos a condenação de todos os maus. Com estas palavras, caríssimos, termina Balaão a sua parábola. A Escritura nos diz então que
Mas, logo a seguir, a mesma Escritura nos narra como os filhos do povo de Israel pecaram com as filhas de Moab:
Notai que, ao que parece, o Senhor preceituou a Moisés que punisse os príncipes de Israel por não terem eles punido os prevaricadores. `Setim', traduzido, significa espinhos. Corretamente, portanto, se diz dos filhos de Israel que, ao pecarem, habitavam em Setim, isto é, habitavam nos espinhos, porque deve-se crer que foram os espinhos dos pecados anteriores que exigiram que eles caíssem em tão graves delitos. "Um abismo", de fato, "chama outro abismo" (Salmo 41, 8), porque a culpa gera outra culpa. E, em outro lugar, está escrito dos pecadores:
Por terem sacrificado ao ídolo, entendemos toda infidelidade; por terem fornicado, entendemos toda má ação. Resvalaram, portanto, em ambos os pés, a saber, o da fé e o da ação, quando caíram nos referidos delitos.
Antes disso, porém,
"Vendo isto", continua a Escritura,
Admirável e louvável foi a vingança que Finéias tomou desta fornicação. Fervoroso no zelo pela justiça, atravessou com aquela lança, na altura dos órgãos genitais (Num. 25, 8), a Zambri, juiz das tribos de Judá (Num. 25, 14), e a Cozbi, a mulher madianita, de uma das casas patriarcais dos madianitas (Num. 25, 15), que se entretinham em sua cópula. Com isto aplacou Finéias a ira de Deus enfurecida sobre o povo e, por este motivo, diz a Escritura,
E agora, irmãos caríssimos, consideremos cuidadosamente tudo quanto nos foi dito. Examinemos com atenção a nós mesmos para que, se não padecemos detrimento de nossa glória pelas maldições do povo vão, não caiamos no pecado pelos seus maus conselhos. Se virmos alguns de nós incorrendo na culpa pelos enganos do demônio ou do povo vão, removamos imediatamente o mal de nosso meio. Que nós possamos, seguindo o exemplo de Finéias, fervorosos no zelo pela justiça, puní-los pela espada do nosso discernimento. Deste modo, se assim procedermos, seja-nos concedido, juntamente com os justos e auxiliados pelos seus méritos e pelas suas preces, ser admitidos na terra onde mana o leite e o mel. E que para tanto se digne vir em nosso auxílio Jesus Cristo, nosso Senhor, que é Deus bendito, pelos séculos dos séculos. Amén. |