SERMO II

Sobre o sentido moral
da dedicação de uma Igreja.




"O Altíssimo santificou
o seu tabernáculo".

Salmo 45,5

O tabernáculo do Senhor, no sentido moral, é a alma. A alma, que é dita tabernáculo do Altíssimo, possui as suas pedras, o seu cimento, e todas as demais coisas que pertencem à construção da Igreja, conforme o descrevemos no sermão precedente. As pedras deste tabernáculo são cada uma das virtudes, bem polidas pelo seu exercício, e estáveis pela sua imobilidade contra os vícios. O cimento é a caridade, pelo qual todas as demais virtudes se abraçam, se unem, se equiparam e em que estão contidas. O fundamento é Cristo, conforme diz o Apóstolo:

"Ninguém pode por outro fundamento
senão o que foi posto,
que é Jesus Cristo".

I Cor 3, 11

Possui paredes pela contemplação dos bens celestes, pelas quais inere mais proximamente a Cristo, seu fundamento, afastada dos afetos terrenos. Possui também um teto pelas boas obras, pelas quais, visando o que é eterno, administra aos necessitados o que é temporal. Possui comprimento pela fé, pela qual crê ser verdade tudo quanto Deus fêz ou fará por si mesmo, pelos anjos ou pelos homens desde o início até o fim dos tempos. Possui atura pela esperança, pela qual se ergue do que é terreno ao que é celeste, do que é passageiro ao que é eterno, do que é visível ao que é invisível, do que é corporal ao que é espiritual. Possui largura pela caridade, pela qual se dilata à direita e à esquerda, à direita para amar aos amigos em Deus, à esquerda para amar aos inimigos por causa de Deus.

Possui sacrário, pelo qual foi feita à imagem de Deus. Assim como no edifício da Igreja nada possui maior dignidade do que o sacrário, assim também na alma nada é mais santo, mais nobre ou mais excelente do que a divina imagem. Possui o seu coro, por ter sido feita à semelhança de Deus. Assim como na Igreja, em que depois do sacrário a primeira coisa que se encontra é o coro, assim também na alma, depois da divina imagem entendemos nada haver de mais sublime do que a divina semelhança. Possui a sua nave pela vida dos sentidos. Assim como na nave da Igreja ficam os casados, assim também encontramos na vida sensitiva os cinco sentidos do nosso corpo, que podem ser chamados de casados porque se estendem às coisas terrenas pelo exercício do conhecimento e às delícias dos prazeres pela experiência natural. Possui o seu átrio pela carne, na qual os impulsos de que se originam os vícios são como os cadáveres da morte. Possui um altar em seu coração, do qual está escrito:

"Não desprezarás, ó Deus,
um coração contrito e humilhado".

Salmo 50, 19

Possui janelas vítreas em seus sentidos espirituais, pelos quais é iluminada pelos raios do verdadeiro Sol e se liberta da cegueira de sua ignorância. Possui uma torre no nome do Senhor, da qual está escrito:

"O nome do Senhor
é uma torre fortíssima,
a ele se acolhe o justo,
e encontra um refúgio elevado".

Prov. 18, 10

Possui sinos pela pregação, pela qual chama ao culto divino os que estão distantes. Possui uma pintura interior pela pureza do coração, e outra exterior pela pureza do corpo. Possui doze velas, pelas quais é iluminada segundo a doutrina dos doze apóstolos, pela qual é enriquecida no conhecimento da fé pelas boas obras.

Seu pontífice é a Santíssima Trindade. O Pai circunda- a pela potência, o Filho pela sabedoria, o Espírito Santo pela benignidade. O Pai pela potência infundiu-lhe o temor, o Filho pela sabedoria conferiu-lhe o conhecimento, o Espírito Santo pela benignidade conferiu-lhe a consolação. O Pai lhe diz:

"Eu fiz o céu e a terra,
o mar e todas as coisas que há neles.
Não poupei aos anjos pecadores.
Expulsei Adão do paraíso.
Fiz perecer a primeira humanidade pelo dilúvio.
Destruí Sodoma e Gomorra.
Submergi o Faraó com o seu exército.
Puni o povo de Israel ao ter pecado.
Abre-me a tua porta, pois,
para que assim também não aconteça contigo".

O Filho lhe diz:

"Eu sou a sabedoria de Deus,
saída da boca do Altíssimo.
Atinjo fortissimamente
desde uma extremidade a outra (Sab. 8,1).
Sou a palavra de Deus viva,
eficaz e mais penetrante
do que qualquer espada de dois gumes.
Abre-me, pois, a tua porta,
para que não suceda que não te poupe".

O Espírito Santo lhe diz:

"Eu procedo do Pai e do Filho,
sou o amor de ambos.
Levanto os que caem,
consolo os feridos.
Abre-me, pois, a tua porta;
se queres, farei a tua felicidade
pela alegria espiritual".

Porém estes três são um só Deus, assim como são um único pontífice. Deste modo a Santíssima Trindade santifica esta Igreja internamente e externamente; internamente purificando-a das manchas do espírito, externamente purificando-a das manchas da carne.

Esforçai-vos, portanto, irmãos caríssimos, cada um de vós esforçai-vos, dizia eu, para que, segundo as coisas que acabamos de mencionar, se construa um tabernáculo de Deus, para que nele Deus se digne habitar. Grande, de fato, é a honra, grande a segurança, grande é a glória de se possuir a Deus habitando em nós. Seja para nós a maior de todas as obras fazer com que sejamos tais interna e externamente, internamente pela fé, externamente pela boa obra, para que o Deus da majestade se digne vir a nós e em nós fazer a sua casa. Mas porque não poderemos ser assim sem a sua graça, é necessário que a imploremos incessantemente pela oração. O Senhor nos dará a graça, e não apenas a graça, como também a glória: a graça nesta vida, a glória na pátria celeste; a graça no mundo, a glória no céu; a graça no presente, a glória no futuro; a graça no caminho, a glória na chegada; a graça no tempo, a glória na eternidade; a graça na justificação, a glória na bem aventurança; a graça no mérito, a glória no prêmio do mérito, no qual Ele vive e reina por todos os séculos dos séculos.

Amén.