A obra que o leitor tem em mãos, disponível tanto em edição eletrônica no site de Introdução ao Cristianismo como em formato de livro impresso pela Editora Ave Maria, consiste em três coleções de sentenças, compiladas e ordenadas a partir das Escrituras, dos escritos dos santos padres dos primeiros séculos do cristianismo e de autores cristãos posteriores.

A primeira coleção, denominada de `Sentenças Diversas', conforme o nome indica, introduz as duas restantes e provém de um número diversos de autores.

A segunda coleção provém das cartas deixadas por Santo Antão, o homem através do qual, ainda sob as perseguições romanas, teve início a vida monástica junto às areias do deserto egípcio.

A terceira parte, sobre as virtudes teologais, baseia-se principalmente em Santo Tomás de Aquino e Hugo de São Vitor, e provém do décimo capítulo da obra `A Educação segundo a Filosofia Perene', a qual pode ser encontrada no site de Introdução ao Cristianismo nos seguintes endereços:

Sob a forma de curtas sentenças são aqui apresentados pontos de referências fundamentais da espiritualidade cristã e uma introdução à meditação das Sagradas Escrituras a que se rerefe o Cântico dos Cânticos quando diz:

"Eis o palanquim de Salomão,
ao qual rodeiam sessenta valentes
dos mais fortes de Israel,
todos armados com espadas,
doutíssimos para a guerra.
Cada um leva a espada sobre o fêmur,
por causa dos temores noturnos".

Cant. 3, 7-8
E também:

"Para sempre, Senhor, permanece a tua Palavra,
ela é estável como o Céu.

Quanto eu amo a tua Lei, Senhor!
Ela é minha meditação todo o dia.

Lâmpada para os meus passos é a tua Palavra,
e luz para os meus caminhos.

A justiça das tuas prescrições é eterna,
dá-me a inteligência delas e viverei.

Os meus lábios rompam num hino,
quando me ensinares os teus estatutos".

Salmo 118

Na presente edição eletrônica de `Sentenças de Sabedoria' cada uma das três coleções de sentenças abre-se em seu próprio frame, acessíveis a partir do menu contido no sumário.

A tela de um computador conectado à Internet, entretanto, não é o lugar mais apropriado para profundas reflexões. O leitor interessado em folhear mais tanqüilamente a obra poderá fazer o download da mesma em linguagem HTM e nela navegar em off line. Para tanto deve criar no disco rígido de seu computador um diretório que pode ser denominado de `sent-sab' e descarregar nele os dois arquivos comprimidos nomeados de`sent-01.zip' e `sent-02.zip', ambos disponíveis para download mais adiante. Ao serem descomprimidos pelo programa `Win-zip', hoje disponível na maioria dos computadores, o primeiro arquivo se transformará nos arquivos de suporte e o segundo nos arquivos de texto do `Sentenças de Sabedoria', num total de 166 arquivos menores com extensões .htm, .gif e .jpg, ocupando ao todo 270 KB de memória. Ambos os arquivos descarregados devem ser descomprimidos no mesmo diretório. O leitor deverá em seguida abrir o arquivo `ss-index.htm' no seu browser e adicionar este arquivo à sua lista de `Bookmarks' ou de `Favoritos'. A partir daí poderá navegar em off line no `Sentenças de Sabedoria' , mais rapidamente do que se estivesse conectado à Internet, assessando-o diretamente através da lista de bookmarks ou de favoritos.

Você também pode configurar o seu browser de modo a que a página `ss-index.htm' seja a página de abertura do Netscape ou do Explorer.

Se você quiser conhecer a obra antes de fazer o download, continue navegando através das opções contidas no menu. Para fazer o download, retorne a esta página de apresentação e clique no ícone abaixo. O download da edição eletrônica é livre, desde que não utilizado para fins comerciais.

Embora a edição eletrônica das `Sentenças de Sabedoria' tenha sido realizada com o maior empenho, seu formato ideal é o do livro impresso tradicional de pequeno tamanho. A obra não se presta à reflexão profunda a que se destina nem sob a forma de frames para navegação off line, nem tampouco impressa em papel de formulário contínuo.

A obra pode ser obtida sob a forma de livro impresso através da Editora Ave Maria, tanto através de suas livrarias como pela Internet. Para dirigir-se via Internet à Editora Ave Maria, clique no ícone abaixo.