Pediram-nos uma pequena introdução para este livrinho que contém grandes tesouros de Sabedoria. Pareceu-nos mais justo uma apreciação.

O autor fêz um excelente trabalho, colocando à nossa disposição importantes textos de mestres e santos da antigüidade cristã e de autores cristãos posteriores. De modo especial, porém, nos familiariza com as Sagradas Escrituras, fonte inesgotável de energia, vitalidade e crescimento no amor de Deus, na fé, na esperança, na paz e, importantíssimo, na compreensão, compaixão e paciente doçura para com todos os nossos companheiros e companheiras de peregrinação terrestre a caminho da Casa do Pai comum.

Destacamos com satisfação os textos das cartas de Santo Antão, que hão de interessar particularmente aos que, sempre mais numerosos, fatigados da sociedade consumista em que nos vemos envolvidos, geradora das mais terríveis e dolorosas injustiças, misérias e violências, procuram na oração e no estudo melhor conhecer e aprofundar nossas raízes cristãs para viver e transmitir com mais autenticidade o ideal evangélico que o Espírito mantém vivo em nosso coração.

Na terceira parte, em boa hora, o autor nos lembra como nossa vida é enriquecida pelas virtudes teologais (virtus, em latim = força) e nos informa como uma de suas obras, "A Educação segundo a Filosofia Perene", contém um capítulo que se baseia principalmente em Santo Tomás de Aquino e Hugo de São Vitor. Ora, à primeira vista poderia isto não interessar ao leitor contemporâneo, tentado a desconsiderar autores de outras épocas. No entanto, sabemos que Jesus declarou:

"O homem sábio
tira do tesouro de seu coração
coisas novas e velhas".

E sabemos também como a Igreja, Mãe e Mestra, atenta aos sinais dos tempos, procura, guiada pelo Espírito Santo, aplicar aos problemas da vida moderna os princípios básicos e perenes.

Um dos problemas que afligem profundamente quem se esforça por viver com seriedade o exigente desafio assumido nas promessas do seu batismo é a educação que, como se sabe, considerada tarefa prioritária, não é apenas informação, (o que já seria muito!), mas uma educação que envolve o ser, a pessoa, integralmente.

Neste precioso livro de sentenças, curtas e diversas, cheio de luz e segura orientação, o leitor terá com alegria esclarecidas as dúvidas e perplexidades freqüentemente encontradas em seu caminho e verá aliviada a angústia que tantas vezes acompanha o seu viver, angústia que, no dizer de Guimarães Rosa, nada mais é senão a saudade do Paraíso que todo ser humano carrega no coração.

A leitura e a meditação destes textos nos fará descobrir a liberdade interior que o Cristo veio oferecer a todos os que corajosamente obedecem à voz de sua consciência, voz de Deus, obediência cujo fruto é aquela paz que supera todo entendimento (São Paulo) e é recompensa, já aqui na Terra, da fé confiante no amor de Deus e da firme esperança em suas promessas:

"Eu sou o Caminho,
a Verdade e a Vida.
Vinde a Mim!"

Nosso sincero agradecimento, pois, ao autor pelo serviço que nos presta, pelo estímulo e conforto a nós transmitidos. Nosso desejo e nossa oração: possam estas páginas, compiladas e ordenadas com tanto amor, se transformarem em livro de bolso e livro de cabeceira.

As monjas beneditinas
do Mosteiro da Virgem
Petrópolis,setembro de 1997
- Laus Deo et BVM -