A EDUCAÇÃO SEGUNDO
A FILOSOFIA PERENE

Capítulo II

O fim último do homem




II.1.

Introdução.

Na introdução a este trabalho dissemos que, segundo Santo Tomás de Aquino, toda filosofia se articula em torno da questão do fim:

"o nome de sábio,
simplesmente considerado,
está reservado àquele cuja consideração
versa sobre o fim de todas as coisas"
(1).

O conhecimento do fim, é, portanto, o ponto de partida da filosofia em geral, e, de um modo especial, das filosofias particulares, como a filosofia da educação; é o "problema fundamental dos fins da educação", na expressão de Fernando de Azevedo.

Dissemos também que na filosofia perene o problema dos fins, mesmo em educação, não é um problema apenas metodológico, mas também cosmológico, porque o que se observa é que o mundo em que o homem está inserido possui uma ordenação intrínseca, independente da subjetividade humana, e ordenação significa ordenação a um fim.

Em Pedagogia, portanto, segundo a filosofia perene, não se pode postular um fim arbitrário para o sistema educacional, apenas para dar coerência e proporção entre os diversos meios que serão usados para educar o aluno. Não se pode também estabelecer como fim do sistema educacional objetivos impostos por circunstâncias de mercado, por programas políticos, por necessidades militares, ou outras metas baseadas em utilidades imediatas em geral.

Nada impede que o homem construa um sistema educacional baseado em fins como estes, o que têm sido feito, até em excesso, no mundo contemporâneo. Não será difícil, porém, para o sábio, apontar inúmeras contradições em uma educação que assim se organiza. Estas contradições têm suas raízes na contradição fundamental existente entre a educação assim organizada e a ordem mais vasta e profunda que se observa na natureza.



Referências

(1) Summa contra Gentiles, I, 1.