Todo o material contido neste site está disponível em arquivos configurados em HTML. A partir de final de janeiro de 1999 uma parte menor deste material passou a estar disponível também em arquivos configurados em Word 6 para Windows.

A HTML é a linguagem em que são codificadas as páginas da Internet e que aparecem na tela do computador quando você navega pela rede, com imagens e fundos coloridos e hiperlinks que podem mover o leitor instantaneamente de uma página para outra com um clique de mouse. A HTML é uma linguagem concebida para apresentar textos na tela do computador e permitir a navegação através destes textos por meio dos hiperlinks. Embora os textos apresentados em HTML na tela do computador possam também ser impressos em papel, esta linguagem foi concebida principalmente para apresentá-los na tela, e não para impressão em papel.

Já o Word 6 para Windows é um dos programas de editoração de texto mais difundidos em todo o mundo, e com ele ocorre o oposto da HTML. Os textos produzidos pelo Word podem ser lidos na tela do computador, mas o programa foi concebido principalmente para que através dele estes textos pudessem ser impressos em papel.

Seja em HTML, seja em Word, a reprodução de todo o material contido neste site é livre desde que não utilizada para fins comerciais. Cabe ao usuário decidir qual o meio de reprodução que melhor se adapta ao que ele busca. Para tanto, há basicamente três meios de se obter uma cópia dos arquivos deste site.

Os dois primeiros podem ser usados para obter cópias impressas em papel de arquivos disponíveis em HTML, como seria por exemplo o caso desta página que você está lendo neste momento. Para isto pode-se proceder da seguinte forma:

Você pode imprimir diretamente o arquivo desejado em papel através do comando `Imprimir' do Netscape ou do Explorer.

Você pode-se também converter os arquivos da linguagem HTM (extensão .htm) para formatação de texto (extensão .txt) e daí para documento do Microsoft Word (extensão .doc).

O segundo procedimento pode ser mais prático quando se deseja imprimir um número maior de textos para estudo. Caso você não tenha familiaridade com este segundo procedimento, clique aqui para ver uma explicação um pouco mais detalhada.

Uma terceira alternativa consiste em

Fazer o download dos textos diretamente como documentos do Word, caso este texto esteja disponível para download.

Para este fim alguns dos textos contidos neste site encontram-se disponíveis já configurados como arquivos de Word 6 for Windows (extensão .doc). Caso você queira imprimi-los diretamente neste formato, basta ir para a seção de download e clicar nos hiperlinks com os nomes dos arquivos correspondentes para que estes sejam transferidos para o disco rígido de seu computador ou para um disquette, de onde você poderá imprimí-los como qualquer outro arquivo do Word.

Devido à maior disponibilidade de espaço, todos os downloads no momento estão sendo feitos pelo servidor situado no Brasil. Ao pedir um download, você será automaticamente transferido para o servidor brasileiro, mesmo que tenha entrado no site através do Terravista em Portugal ou do Geocities nos Estados Unidos.