COMO COPIAR O MATERIAL DESTE SITE



Para copiar o material oferecido por este site, você pode simplesmente imprimí-lo em papel clicando para isto o botão `Imprimir' do Netscape Navigator, do Microsoft Explorer ou de qualquer outro browser que estiver usando para visualisar as páginas da Internet.

Mas se você deseja estudar textos maiores, onde o conteúdo é mais importante do que o layout ou o material gráfico, sugerimos um outro procedimento que pode mostrar-se bastante mais prático:

  1. Estando com o arquivo que lhe interessa ainda na tela do Netscape ou do Explorer, salve o documento que você deseja copiar em `formato de texto', utilizando para tanto a opção `Salvar como Texto' oferecida pelo próprio navegador.

  2. Depois de ter saído do navegador e desligado a Internet, utilize algum editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word 6 para Windows, e através dele abra na tela de seu computador o documento que você havia salvado em formato de texto.

  3. Já no editor de texto, salve novamente o documento visualisado, utilizando porém a opção `Salvar como Documento do Word', ou outra equivalente.

  4. Geralmente será mais fácil imprimir e manusear textos longos se eles estiverem em formato de Documento do Word ou de outros editores de texto, principalmente se o que importa neles é o próprio conteúdo e não o layout ou a parte gráfica.

  5. Você deve ainda levar em conta ainda que embora os editores de texto mais sofisticados produzam impressões gráficas mais bonitas, os mais simples geralmente são mais rápidos para imprimirem em papel um determinado texto. Dependendo do equipamento de impressão que esteja sendo utilizado, por exemplo, o Microsoft Word 5 para DOS pode gastar até um quinto do tempo que Microsoft Word 6 para Windows necessitaria para imprimir o mesmo documento.

Todo o material contido neste site, a menos que seja mencionado o contrário, é constituído de obras ou traduções originais. A reprodução, desde que não utilizada para fins comerciais, é livre.

Os responsáveis por este site dedicam-se em tempo integral a um trabalho gratuito de magistério que depende, para manter-se, exclusivamente da doação expontânea de terceiros.

Caso você queira contribuir para sustentar o trabalho de que depende este site, escreva para nós.