ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO




Este site faz parte de um trabalho de introdução à prática, ao estudo e ao ensino do Cristianismo que está sendo realizado na cidade de São Paulo, no Brasil. Suas raízes estão nas Sagradas Escrituras, no patrimônio espiritual dos Santos Padres e em uma profunda fidelidade ao magistério perene da Igreja.

Um aspecto fundamental deste trabalho reside em uma concepção de Educação e Ensino que está para a Pedagogia analogamente como a Música e a Arquitetura Sacras estão para a Música e a Arquitetura em geral. Trata-se da Pedagogia Sacra, base da obra dos Padres Vitorinos no século XII.

Iniciada pelos Padres Alexandrinos no século III, retomada por Cassiodoro no século VI, herdada e aperfeiçoada pelos Padres Vitorinos em comunhão com o legado geral dos Santos Padres, a obra de Santo Tomás de Aquino surgiu em função desta Pedagogia Sacra, para a qual existiu e dela foi parte e continuação.

A partir dos anos 1300 a introdução e a expansão das universidades fêz com que a escola e os estudos superiores se desviassem da busca da sabedoria como meta principal. O estudo e a vida espiritual, perseguindo objetivos diversos, passaram a se empobrecerem mutuamente e a se distanciarem cada vez mais. A Sacra Pedagogia, do ponto de vista prático, desapareceu da civilização ocidental.

Dentro deste contexto, as obras apresentadas neste site são, em sua maioria, trabalhos inéditos ou traduções de textos antigos que estão vindo à luz pela primeira vez em línguas modernas, reunidas para formarem uma construção homogênea. O material oferecido por este site não foi elaborado para ser visitado, mas para ser estudado mediante longo trabalho de reflexão.

Aconselha-se ao internauta interessado no conhecimento e na vivência do Evangelho que para tal deseja auxiliar-se pelo material deste site que escolha segundo a sua preferência uma das obras nele oferecidas, que a imprima e a estude, com vagar e em sua integralidade, acrescentando-lhe aos poucos o estudo das restantes.

O correto seria que este trabalho fosse feito no ambiente de um grupo de estudos, sob a orientação de um professor. No momento, porém, tais grupos existem apenas em São Paulo. Para os que acessarem esta página de outras localidades e estejam dispostos a um estudo sério pode-se oferecer alguma orientação por e-mail.