A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO

- Primeira Parte -




1.

Introdução.

A experiência nos mostra que todo homem que viveu uma vida plena sempre teve um ideal em direção ao qual orientava os esforços de sua existência, isto é, um horizonte que ele via despontando ao longe e em direção ao qual ele se dirigia. Não é difícil para as pessoas entenderem isto, porque trata-se de um fato muito comum para todos. Aqueles que não têm nenhum horizonte em direção ao qual caminhar são pessoas que na prática aparentam parecem ter perdido a razão de viver e já terem morrido por antecipação. Não é isto, porém, o que ocorre o mais freqüentemente. Ainda que não o consigamos expressar com palavras exatas, quase todos nós temos no íntimo de nosso ser alguma meta que escolhemos e em direção à qual dirigimos nossa existência. Quando ocorre que esta meta é para nós mais clara, às vezes a chamamos de ideal.

Jesus, ao nos anunciar o Evangelho, disse ter vindo ao nosso encontro para que nós pudéssemos ter uma vida abundante. A natureza humana, porém, é tal que Jesus não poderia ter dito isso seriamente sem que, ao mesmo tempo, nos tivesse ensinado qual é o ideal mais perfeito que a vida humana pode abraçar, aquele ideal sem o qual é impossível alcançar a vida plena e abundante de que ele nos fala.

Muitos, quando ouvem o Evangelho falar a este respeito, percebem que o ideal de Jesus é diferente, e freqüentemente muitíssimo diferente, dos seus próprios ideais. Neste caso, se temos verdadeiro interesse em nossa própria felicidade, Jesus nos pede que renunciemos aos ideais que erroneamente escolhemos e abracemos os que ele nos mostra.

Infelizmente para os homens, na grande maioria dos casos, senão mesmo na quase totalidade dos casos, as metas da vida de cada um, aquelas coisas em função das quais e para as quais todos vivem, se reduzem aos prazeres da vida sexual e às comodidades que podem ser obtidas através do dinheiro. Algumas raras vezes há também alguma outra coisa mais elevada, mas não muito mais do que estas duas de que acabamos de falar; de qualquer maneira, trata-se praticamente sempre de horizontes muito menores do que aquilo para o qual Deus nos quer chamar a atenção. Sexo e dinheiro, costumam ser os mais elevados ideais que orientam a vida da quase totalidade dos seres humanos.

Ora, se quisermos ser verdadeiramente discípulos de Jesus, ele nos ensina que, em primeiro lugar, além de renunciarmos ao pecado, temos que renunciar também a estas baixíssimas metas como sendo o horizonte de nossas vidas. Estes dois ideais têm sido os responsáveis por ter colocado a quase totalidade dos homens em uma trajetória cega ao longo da qual não existe nenhuma possibilidade de despontar a verdadeira felicidade. Para aqueles homens de boa vontade, que quiserem escutá-lo e quiserem confiar nele, Jesus nos ensina dois outros ideais muito mais elevados do que estes, aqueles que podem efetivamente nos conduzir à felicidade sem fim que ele nos promete.

Jesus nos apresenta seus dois grandes ideais quando nos fala dos dois maiores mandamentos. Estes dois maiores mandamentos são muito mais do que apenas dois mandamentos; são na realidade os dois grandes ideais da vida cristã, aqueles que devem substituir o do sexo e o do dinheiro. São eles o amor a Deus e o amor ao próximo. No lugar de sexo e dinheiro Jesus nos ensina que, se quisermos ser felizes e conquistar a verdadeira vida, temos que fazer com que aquilo a que mais almejamos, aquilo que mais desejamos e em função do qual tudo fazemos sejam amar a Deus e ao próximo. Este foi o assunto de uma aula dada anteriormente à presente.

Dissemos, ademais, que o amor a Deus se realiza na prática através do trabalho de nossa santificação, sem o qual se torna impossível amar a Deus; e que o amor ao próximo alcança sua verdadeira perfeição através do ensino, que é, para Jesus, a maior prova de amor que ele quer de nós. Ensinar foi a última coisa que Jesus recomendou aos seus discípulos quando se despediu definitivamente deles:

"Ide, e ensinai a todos os povos",

disse então Jesus. Ora, nós costumamos sempre recomendar por último aquilo que nos é mais querido ao coração.

Amar a Deus e ensinar, são, pois, os grandes ideais da vida cristã. Não há modo de se amar a Deus senão buscando-se a santidade, e não há outra coisa que diga respeito ao nosso próximo que Jesus nos tenha pedido tão entranhadamente quanto ensinar.

Há pessoas, como talvez possa ter sido o jovem rico de que fala o Evangelho de São Marcos, que procuram cumprir os mandamentos da lei de Deus, como são o honrar pai e mãe, o não matar, o não roubar, o não cometer adultério, e outros, e que também contribuem com algum dinheiro para alguma obra de beneficiência, mas que, mesmo assim, são movidos na maior parte das coisas importantes que fazem pela busca do prazer da vida sexual e das comodidades que podem ser obtidas através do dinheiro. Não se pode dizer que estas pessoas sejam cristãs no mais próprio sentido do termo. Elas ainda não entenderam verdadeiramente o que Jesus ensinava. E é difícil inclusive que elas perseverem até na simples prática dos mandamentos. Quando se buscam as coisas da terra, as coisas da terra exigem mais coisas da terra; assim também, quando se buscam as coisas do céu, as coisas do céu trazem consigo mais coisas do céu.

"É mais fácil um camelo
passar pelo fundo de uma agulha",

diz Jesus, do que uma pessoa como esta entrar no Reino de Deus (Mc. 10,25).

O que vamos examinar em seguida é o modo pelo qual a nossa santificação e a missão de ensinar podem se tornar realidade dentro do plano que Deus tem para os homens. Um plano que Ele já havia preparado desde antes da criação do mundo. Ambas estas coisas, conforme veremos, somente são possíveis mediante a graça do Espírito Santo. Mas, para entender como através dela a santificação e o ensino são possíveis, precisamos entender primeiro o que é a graça do Espírito Santo.

2. Jesus promete o Espírito Santo.
Texto de João 14, 15-25.

"`Se me amais,
observareis os meus mandamentos;
e eu rogarei ao Pai,
e ele vos dará um outro Consolador,
para que fique eternamente convosco,
o Espírito da verdade,
a quem o mundo não pode receber,
porque não o vê, nem o conhece;
mas vós o conheceis,
porque habita convosco e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos;
voltarei a vós.
Resta ainda um pouco,
e depois o mundo me não verá.
Mas ver-me-ei vós,
porque eu vivo,
e vós vivereis.
Naquele dia vós conhecereis
que eu estou em meu Pai,
e vós em mim,
e eu em vós.
Aquele que retém os meus mandamentos
e os guarda,
esse é que me ama;
e aquele que me ama,
será amado por meu Pai,
e eu o amarei,
e me manifestarei a ele'.

Disse-lhe Judas, não o Iscariotes:

`Senhor,
qual é a causa por que
te hás de manifestar a nós,
e não ao mundo?'

Respondeu Jesus, e disse-lhe:

`Se alguém me ama,
guardará a minha palavra,
e meu Pai o amará,
e nós viremos a ele,
e faremos nele morada.
O que não me ama,
não observa as minhas palavras.
E a palavra que ouvistes,
não é minha,
mas do Pai, que me enviou.
Eu disse-vos estas coisas,
permanecendo convosco;
mas o Consolador,
o Espírito Santo,
a quem o Pai enviará em meu nome,
ele vos ensinará todas as coisas,
e vos recordará tudo o que vos tenho dito'.

3. O cumprimento da promessa de Jesus.
Texto de Atos 1, 1-5; 2, 1-47.

"Na primeira narração, ó Teófilo, falei de todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que tendo dado as suas instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido, foi arrebatado; aos quais também se manifestou vivo, depois da sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes por quarenta dias, e falando do reino de Deus.

Estando à mesa com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João na verdade batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias.

Quando se completaram os dias do Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um estrondo, como de vento que soprava impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram-lhe repartidas umas como línguas de fogo, e pousou sobre cada um deles. Foram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar várias línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Estavam então residindo em Jerusalém judeus, homens religiosos de todas as nações que há debaixo do céu. Logo que se deu este ruído, acudiu muita gente, e ficou pasmada, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, todos atônitos, e admiravam-se, dizendo: Porventura não são galileus todos estes que falam? Como é que os ouvimos cada um de nós na nossa língua, em que nascemos? Partos, medos, elamitas, e os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e várias partes da Líbia, que é vizinha de Cirene, e os vindos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes; os ouvimos falar nas nossas línguas das maravilhas de Deus. Estavam todos atônitos e fora de si, dizendo uns para os outros:

Que quer isto dizer?

Outros, porém, escarnecendo, diziam:

Estão cheios de mosto.

Então Pedro, apresentando-se com os onze, levantou a voz, e disse-lhes:

`Homens judeus,
e vós todos os que habitais em Jerusalém,
seja-vos isto conhecido,
e com ouvidos atentos ouvi as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados,
como vós cuidais,
sendo a hora terceira do dia;
mas isto é o que foi predito pelo profeta Joel:

`E acontecerá nos últimos dias,
diz Deus,
que eu derramarei
o meu Espírito
sobre toda a carne,
e profetizarão vossos filhos
e vossas filhas,
e os vossos jovens terão visões,
e os vossos anciãos sonharão sonhos,
e naqueles dias derramarei
do meu Espírito
sobre os meus servos
e sobre as minhas servas,
e profetizarão.
Farei ver prodígios
em cima no céu,
e sinais embaixo da terra,
sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas,
e a lua em sangue,
antes que venha o dia grande
e glorioso do Senhor.
Então acontecerá
que todo aquele que invocar
o nome do Senhor
será salvo'.

Varões israelitas, ouvi estas palavras: a Jesus Nazareno, homem acreditado por Deus entre vós, por meio de milagres, prodígios e sinais, que Deus operou por meio dele entre vós, como vós mesmos sabeis, este homem que foi entregue, segundo os desígnios e a presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos. Mas Deus o ressuscitou, e livrou dos laços da morte, porquanto era impossível que por esta fosse retido. Porque Davi diz dele:

`Eu tinha sempre o Senhor
diante de mim,
porque Ele está à minha direita,
para que eu não seja abalado.
Por isto se alegrou o meu coração,
e exultou a minha língua e,
além disto,
a minha carne repousará
na esperança,
porque não abandonarás
a minha alma
na habitação dos mortos,
nem permitirás que o teu Santo
experimente a corrupção.
Ensinaste-me os caminhos da vida,
e me encherás de alegria
com a vista da tua face'.

Irmãos, seja-me permitido dizer-vos francamente do patriarca Davi, que ele morreu, e foi sepultado, e o seu sepulcro está entre nós até o dia de hoje. Sendo ele, pois, profeta, e sabendo que Deus lhe tinha prometido com juramento que um da sua descendência se sentaria sobre o seu trono (Salmo 88, 4-5; 131, 11), profeticamente falou da ressurreição de Cristo, que não seria deixado na habitação dos mortos, nem sua carne seria sujeita à corrupção. A este Jesus ressuscitou Deus, do que todos nós somos testemunhas. Elevado ele, pois, pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai o Espírito Santo, que tinha prometido, ele o derramou como vós vedes e ouvis. Porque Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo disse:

`O Senhor disse
ao meu Senhor:
Senta-te à minha direita,
até que eu ponha
os teus inimigos
por escabelo de teus pés'.

Salmo 109,1

Saiba, pois, toda a casa de Israel com a maior certeza
que Deus constituíu Senhor e Cristo a este Jesus,
a quem vós crucificastes'.

Ao ouvir estas coisas, ficaram compungidos no seu coração, e disseram a Pedro e aos outros apóstolos:

Que devemos fazer, irmãos?

Pedro disse-lhes:

Fazei penitência,
e cada um de vós
seja batizado
em nome de Jesus Cristo
para a remissão
de vossos pecados;
e recebereis
o dom do Espírito Santo.
Porque a promessa
é para vós
e para os vossos filhos,
e para todos
os que estão longe
e para quantos
o nosso Deus chamar.

E, com outras muitíssimas palavras, os persuadia e exortava, dizendo:

Salvai-vos desta geração perversa.

Os que receberam a sua palavra foram batizados; e ficaram agregadas naquele dia cerca de três mil pessoas.

Perseveravam na doutrina dos apóstolos, nas reuniões comuns, na fração do pão e nas orações. Toda a gente estava com temor; eram também realizados pelos apóstolos muitos prodígios e maravilhas em Jerusalém, e em todos havia um grande medo. Todos os que criam estavam unidos, e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e distribuíam o preço por todos, segundo a necessidade que cada um tinha. Todos os dias freqüentavam em perfeita harmonia o templo, e, partindo o pão pelas casas, tomavam a comida com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus, e sendo bem vistos por todo o povo.

O Senhor aumentava cada dia mais o número dos que estavam no caminho da salvação".

4. Jesus compara a graça do Espírito Santo à água viva.
Texto de João 7, 37-39.

"No último dia, o maior da festa, estava Jesus em pé, e em alta voz dizia:

`Se alguém tem sede,
venha a mim e beba.
O que crê em mim,
como diz a Escritura,
do seu seio correrão rios de água viva'.

Ora, ele dizia isto
falando do Espírito que haviam de receber
os que cressem nele;
porque ainda não tinha sido dado o Espírito,
por não ter sido ainda glorificado Jesus".

5. Jesus dá aos seus discípulos o poder de se tornarem filhos de Deus.
Texto de João 1, 12-13.

"Mas a todos os que o receberam,
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,
àqueles que crêem no seu nome;
os quais não nasceram do sangue,
nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem,
mas de Deus nasceram".

6. Quem são os filhos de Deus.
Texto de Rom. 8, 14.

"Todos aqueles
que são conduzidos pelo Espírito de Deus,
são filhos de Deus".

7. Diálogo de São Serafim com Motovilov.
Explicação inicial.

Muitos anos atrás, em 1832, em uma floresta da Rússia central, nas proximidades do mosteiro de Sarov, travou-se um notável diálogo entre um sacerdote e um leigo, preservado até os dias de hoje. O sacerdote, que era também monge, chamava-se Serafim; hoje padre Serafim está no céu, e é um dos santos mais conhecidos da Igreja Russa.

Muito antes de ser sacerdote, Serafim se preocupou, como nos ensina o Evangelho, em buscar em primeiro lugar ao Reino de Deus; e foi para poder dedicar-se mais completamente a Deus que ingressou aos dezenove anos no mosteiro de Sarov, onde se tornou monge, depois diácono e sacerdote, entregando-se profundamente à vida de oração.

Padre Serafim morreu aos 74 anos, em 1883, mas dois anos antes de seu falecimento encontrou um leigo, na época um homem casado, chamado Nicolas Motovilov, o qual em sua juventude também havia sido tocado pela graça divina. Deus lhe havia concedido perceber, durante algum tempo, que parecia haver algo de muito profundo atrás da aparente simplicidade das palavras do Evangelho. Nicolas Motovilov começou então a perguntar às autoridades da Igreja qual era a essência e a finalidade do ideal de vida ensinado por Jesus, mas não recebeu por parte destas pessoas nenhuma resposta mais precisa. Alguns chegaram a aconselhar ao jovem que parasse de se preocupar com estas questões e se limitasse a freqüentar a Igreja como todas as demais pessoas. Porém mais tarde as preocupações da vida engolfaram Motovilov e ele acabou se esquecendo da busca de Deus. Viveu como se vive na sociedade. Pecou e sofreu.

Os anos foram se passando. Motovilov foi então atingido por uma doença na época incurável. Lembrou-se por causa disso de procurar conforto e auxílio junto a um certo sacerdote de que tinha ouvido falar, o qual vivia num local muito distante, nas proximidades de um mosteiro perdido em meio à floresta russa. Por causa de sua doença Motovilov já não podia andar e nem mesmo ficar de pé. Teve que ser carregado, em sua penosa viagem, por cinco empregados, mas ficou inteiramente curado depois de uma conversa com o monge Serafim.

No ano seguinte, um ano antes do falecimento do Padre Serafim, ambos mantiveram um diálogo de cujo registro transcrevemos algumas partes. Este diálogo nos fala do Espírito Santo que foi prometido por Cristo aos que crêssem em seu nome, e com a sua leitura nos vamos ocupar por algum tempo.

Após a leitura deste diálogo, examinaremos uma pequena passagem da Summa Theologiae de Santo Tomás de Aquino, muito menor do que o texto do diálogo entre Serafim e Motovilov, em que Santo Tomás nos fala do mesmo assunto.

Condensado do Diálogo.

"Era uma quinta feira. O céu estava cinza. A terra estava coberta de neve e espessos flocos continuavam a turbilhonar, quando o padre Serafim começou a nossa conversa na clareira perto de sua `Pequena Ermida', em frente ao rio Sarovka que deslizava ao pé da colina.

Fêz-me sentar no tronco de uma árvore que acabava de derrubar e ele se acocorou em minha frente.

`O Senhor me revelou',

disse o grande staretz,

`que desde a vossa infância
desejáveis saber
qual a finalidade da vida cristã
e que tínheis muitas vezes
interrogado a este respeito
mesmo a altas personagens
na hierarquia da Igreja'.

Devo dizer que desde a idade de doze anos essa idéia me perseguia e que, efetivamente, havia proposto a questão a várias personalidades eclesiásticas, sem nunca receber resposta satisfatória. O staretz ignorava-o.

`Mas ninguém',

continuou o padre Serafim,

`vos disse nada de preciso;
vos aconselhavam a ir à igreja,
a rezar,
a viver segundo os mandamentos de Deus,
a fazer o bem,
e tal, diziam,
era o objetivo da vida cristã.
Alguns até desaprovavam
a vossa curiosidade,
julgando-a descabida e ímpia.
Mas estavam errados.
Quanto a mim,
miserável Serafim,
vos explicarei agora
em que consiste realmente
esse objetivo'.

A verdadeira meta da vida cristã.

A oração, o jejum, as vigílias e outras atividades cristãs, tão boas quanto possam parecer em si, não constituem a finalidade da vida cristã, ainda que ajudem a chegar a ela.

O verdadeiro objetivo da vida cristã consiste na aquisição do Espírito Santo de Deus. Quanto à oração, ao jejum, às vigílias, à esmola, e qualquer outra boa ação feita em nome de Cristo, são apenas meios para a aquisição do Espírito Santo.

A aquisição do Espírito Santo.

É pois na aquisição desse Espírito de Deus que consiste a verdadeira finalidade da vida cristã, enquanto a oração, as vigílias, o jejum, a esmola e as outras ações virtuosas, feitas em nome de Cristo, são apenas meios para adquiri-lo.

`Como a aquisição?',

perguntei ao padre Serafim.

`Não compreendo muito bem'.

A aquisição é a mesma coisa que a obtenção. Sabeis o que é adquirir dinheiro? Em relação ao Espírito Santo é semelhante. Para as pessoas comuns, o objetivo da vida consiste na aquisição do dinheiro, o ganho. Os nobres desejam, além disso, obter honras, sinais de distinção e outras recompensas concedidas por serviços prestados ao Estado. A aquisição do Espírito Santo é também um capital, mas um capital eterno, dispensador de graças; muito parecido aos capitais temporais e que se obtém pelos mesmos processos. Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus homem, compara a nossa vida a um mercado e a nossa atividade na terra a um comércio. Recomenda-nos a todos nós:

`Negociai até que eu volte,`
remindo o tempo,
porque os tempos são maus';

Luc. 19, 12-13
Ef.5, 15-16

o que quer dizer:

"Apressai-vos em obter bens celestes,
negociando com mercadorias terrenas".

Essas mercadorias terrestres não são senão as ações virtuosas feitas em nome de Cristo e que nos trazem a graça do Espírito Santo.

Ver a Deus.

`Padre', disse-lhe eu,

`falais sempre da aquisição
da graça do Espírito Santo
como a finalidade da vida cristã.
Mas, como posso reconhecê-la?
As boas ações são visíveis.
Mas o Espírito Santo pode ser visto?
Como posso saber
se Ele está ou não em mim?'

Na época em que vivemos, respondeu o staretz, chegou-se a uma tal tibieza na fé, a uma tal insensibilidade para com a comunicação com Deus, que as pessoas se afastaram totalmente da verdadeira vida cristã. Há passagens da Escritura que nos parecem estranhas hoje, como, por exemplo, quando o Espírito Santo pela boca de Moisés diz:

"Adão via Deus
passeando no Paraíso",

Gen. 3, 8

ou quando lemos no apóstolo Paulo que foi impedido pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia, mas que o Espírito o acompanhou quando ele se dirigia para a Macedônia (Atos 16, 6-9). Em muitas outras passagens da Sagrada Escritura ele é, por várias vezes, assunto da aparição de Deus aos homens.

Então alguns dizem: Estas passagens são incompreensíveis. Pode- se admitir que homens possam ver a Deus de maneira tão concreta? Esta incompreensão vem do fato de que sob o pretexto da instrução, da ciência, mergulhamos numa tal obscuridade de ignorância, que tudo achamos incompreensível, tudo de quanto os antigos tinham uma noção bastante clara para poderem falar entre eles das manifestações de Deus aos homens como de coisas conhecidas e, de forma alguma, estranhas. Assim Jó, quando os seus amigos o reprovavam por não blasfemar contra Deus, respondia:

`Enquanto em mim houver um sopro de vida
e o alento de Deus nas narinas,
meus lábios não dirão falsidades'.

Jó 27, 3

Em outras palavras, como posso blasfemar contra Deus, quando o Espírito Santo está em mim? Se blasfemasse contra Deus, o Espírito Santo me deixaria, mas sinto sua respiração em minhas narinas. Abraão e Jacó conversaram com Deus. Jacó lutou mesmo com Ele. Moisés viu Deus e todo o povo com ele, quando recebeu as tábuas da Lei, no Sinai. Uma coluna de nuvens de fogo, a graça visível do Espírito Santo, servia de guia ao povo hebreu no deserto. Os homens viam a Deus e seu Espírito não em sonho ou êxtase, fruto de uma imaginação doentia, mas na realidade.

Desatentos, como nos tornamos, compreendemos as palavras da Escritura contrariamente ao que se deveria. E tudo isso porque, em lugar de buscar a graça, nós a impedimos, por orgulho intelectual, de vir habitar em nossas almas e de nos esclarecer como são esclarecidos aqueles que de todo coração buscam a verdade.

A criação.

Muitos, por exemplo, interpretam as palavras da Bíblia:

`Deus modelou o homem
com a argila do solo,
insuflou em suas narinas
um hálito de vida',

Gen 2, 7

como querendo dizer que até então não havia em Adão nem alma, nem espírito humano, mas somente uma carne criada do barro do solo. Esta interpretação não é correta, pois o Senhor Deus criou Adão do barro do solo no estado do qual fala o apóstolo Paulo quando afirma:

`Que vosso espírito,
vossa alma e vosso corpo
sejam guardados de modo irrepreensível
para o dia da vinda
de Nosso Senhor Jesus Cristo'.

1 Tess. 5, 23

Todas estas três partes do nosso ser foram criadas do barro do solo. Adão não foi criado morto, mas criatura animal atuante, semelhante às outras criaturas que vivem na terra e são animadas por Deus. Mas eis o importante. Se Deus não tivesse insuflado na face de Adão este alento de vida, isto é, a graça do Espírito Santo que procede do Pai e repousa no Filho e, por causa deste não o tivesse enviado ao mundo, por mais perfeito e superior às outras criaturas que Adão fosse, teria permanecido privado do Espírito deificante e seria semelhante a todas as outras criaturas que possuíssem carne, alma e espírito segundo a sua espécie, mas privados, no interior, do Espírito que estabelece parentesco com Deus. A partir do momento em que Deus lhe deu o sopro de vida, Adão tornou-se, segundo Moisés:

`uma alma vivente',

o que quer dizer, em tudo semelhante a Deus, eternamente imortal. Adão havia sido criado invulnerável. Nenhum elemento tinha poder sobre ele. A água não podia afogá-lo, o fogo não podia queimá-lo, a terra não o podia engolir e o ar não lhe podia ser nocivo. Tudo lhe era submisso, como ao proferido de Deus, como ao proprietário e rei das criaturas. Ele era a própria perfeição, a coroa das obras de Deus e admirado como tal. O alento de vida que Adão recebeu do Criador, o encheu de sabedoria a tal ponto que jamais houve sobre a terra, e provavelmente jamais haverá, um homem tão repleto de conhecimento e de saber quanto ele. Quando Deus lhe ordenou que desse nomes a todas as criaturas, ele as denominou de acordo com as qualidades, as forças, e as propriedades de cada uma, conferidas por Deus.

Este dom da graça divina supranatural, que veio do alento de vida que havia recebido, permitia a Adão ver a Deus passeando no paraíso e compreender as suas palavras bem como a conversa dos santos anjos e a linguagem de todas as criaturas, dos pássaros, dos répteis que vivem sobre a terra, de tudo o que nos é dissimulado, a nós, pecadores, desde a queda, mas que antes era perfeitamente claro para Adão.

A graça do Espírito Santo é luz.

Ainda é preciso que vos diga, a fim de que compreendais o que é preciso entender por graça divina, como ela se manifesta nos homens que ilumina: a graça do Espírito Santo é Luz.

Toda a Sagrada Escritura fala disso. Davi, o antepassado do Deus homem, disse:

`Tua palavra é lâmpada
para os meus pés,
e luz para o meu caminho'.

Salmo 118, 105

Em outros termos, a graça do Espírito Santo, que a lei revela na forma dos mandamentos divinos, é minha luminária e minha luz e, se não fosse essa graça do Espírito Santo,

"que com tanto trabalho
me esforço por adquirir,
me interrogando sete vezes ao dia
de sua verdade',

Salmo 118, 164

como, entre as numerosas preocupações inerentes à minha condição real, poderia encontrar em mim uma só chispa de luz para me iluminar acerca do caminho da vida enegrecida pelo ódio de meus inimigos?

De fato, o Senhor muitas vezes mostrou, na presença de numerosas testemunhas, a ação da graça do Espírito Santo sobre os homens que ele havia iluminado e ensinado através de grandiosas manifestações. Lembrai-vos de Moisés, depois de sua conversa com Deus sobre o Monte Sinai (Ex. 34, 30-35). Os homens não podiam olhá-lo de tal modo seu rosto brilhava com uma luz extraordinária. Era mesmo obrigado a se mostrar ao povo com a face recoberta com um véu. Lembrai-vos da transfiguração do Senhor no Tabor.

`E ali foi transfigurado diante deles.
O seu rosto resplandeceu como o Sol,
e suas vestes se tornaram brancas como a luz...

Os discípulos ouvindo a voz,
muito assustados,
caíram com o rosto no chão'.

Quando Moisés e Elias apareceram revestidos da mesma luz

`uma nuvem os encobriu
para que não ficassem cegos'.

Mt. 17, 1-8
Mc. 9, 2-8
Lc. 9, 28-37

É assim que a graça do Espírito Santo de Deus aparece numa luz inefável àqueles a quem Deus manifesta a sua ação.

Presença do Espírito Santo.

`Como poderei então', perguntei ao padre Serafim,

`reconhecer em mim
a presença do Espírito Santo?'

É muito simples, respondeu ele. Deus disse:

`O saber é fácil para o inteligente'.

Prov. 14, 6

Nossa desgraça é que nós não procuramos essa sabedoria divina que, não sendo deste mundo, não é presunçosa. Cheia de amor por Deus e pelo próximo, ela molda o homem para sua salvação. Foi falando dessa sabedoria que o Senhor disse:

`Deus quer que todos os homens sejam salvos
e cheguem ao conhecimento da verdade'.

1 Tim. 2, 4

A seus apóstolos, que não tinham esta sabedoria, ele disse:

`Ó insensatos e lentos de coração para crer
tudo o que os profetas anunciaram!'

Luc. 24, 25-27

E o Evangelho diz que ele

`lhes abriu a inteligência
a fim de que pudessem
compreender as Escrituras'.

Tendo adquirido essa sabedoria, os apóstolos sabiam sempre se o Espírito de Deus estava ou não com eles e, cheios desse Espírito, afirmavam que sua obra era santa e agradável a Deus. Por isso em suas epístolas podiam escrever:

`Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...',

Atos 15, 28

e somente persuadidos como estavam de sua presença sensível, enviavam suas mensagens. Então, amigo de Deus, vede como é simples.

Respondi:

`Apesar de tudo,
não compreendo como posso
estar absolutamente certo
de me encontrar no Espírito Santo.
Como posso eu mesmo
descrever em mim a sua manifestação?'

O padre Serafim respondeu:

Já vos disse que é muito simples e vos expliquei com detalhes como os homens se encontravam no Espírito Santo e como se deve compreender a sua manifestação em nós... Que vos falta ainda?

`Eu preciso',

respondi,

`compreendê-lo verdadeiramente bem... '

A luz incriada.

Então o padre Serafim me tomou pelos ombros e, apertando-os fortemente, disse:

Estamos ambos, vós e eu, na plenitude do Espírito Santo. Por que não me olhais?

`Não posso, padre, olhar-vos.
Brotam raios de vossos olhos.
O vosso rosto tornou-se
mais luminoso do que o Sol.
Os olhos me doem... '

O padre Serafim disse:

Não tenhais medo, amigo de Deus. Também vos tornastes tão luminoso quanto eu. Vós também estais agora na plenitude do Espírito Santo, de outro modo não teríeis podido me ver.

Inclinando a sua cabeça para mim, disse-me ao ouvido:

Agradecei ao Senhor por vos ter concedido esta graça indizível. Vistes, nem mesmo fiz o sinal da cruz, no meu coração, em pensamento somente, rezei:

`Senhor,
tornai-me digno de ver claramente,
com os olhos da carne,
a descida do Espírito Santo
como a teus servidores eleitos
quando te dignaste aparecer-lhes
na magnificência de tua glória!'

E imediatamente Deus atendeu a humilde oração do miserável Serafim. Como não agradecer-lhe por esse dom extraordinário que a nós dois ele concede? Não é também sempre aos grandes eremitas que Deus manifesta assim a sua graça. Como mãe amorosa, essa graça se dignou consolar o vosso coração desolado, a pedido da própria Mãe de Deus. Mas, por que não me olhais nos olhos? Ousai olhar-me sem temor, Deus está conosco.

Depois destas palavras, levantei os olhos para o rosto e um medo maior ainda tomou posse de mim. Imaginai-vos no meio do Sol, na claridade mais forte de seus raios de meio dia, o rosto de um homem que vos fala. Vedes o movimento de seus lábios, a expressão cambiante de seus olhos, vós ouvis o som de sua voz, sentis a pressão de suas mãos, mas, ao mesmo tempo, não percebeis nem as suas mãos, nem o seu corpo, nem o vosso, nada senão uma esplendorosa luz se propagando ao redor, a uma distância de muitos metros, iluminando a neve que recobria a campina e caía sobre o grande staretz e sobre mim. Pode-se representar a situação na qual me encontrava então?

`Que sentis agora?',

perguntou o staretz.

`Sinto-me extraordinariamente bem'.

`Como "bem"? Que quereis dizer por "bem"?'

`Minha alma está cheia de um silêncio
e de uma paz inexplicável'.

Aí está, amigo de Deus, esta paz da qual o Senhor falava quando ele dizia a seus discípulos:

"Deixo-vos a minha paz,
a minha paz vos dou;
não vo-la dou como o mundo a dá.
Se fôsseis do mundo,
o mundo amaria o que era seu;
mas porque não sois do mundo
e minha escolha vos separou do mundo,
o mundo por isso vos odeia.
Eu vos disse tais coisas
para terdes paz em mim.
Tende coragem,
eu venci o mundo".

Jo. 14,27; 15,19; 16,33

É a esses homens eleitos por Deus, mas odiados pelo mundo, que Deus dá a paz que sentis agora,

`a paz de Deus',

diz o apóstolo,

`que excede toda a compreensão'.

Fil. 4, 7

O apóstolo denomina-a assim porque nenhuma palavra pode exprimir o bem estar espiritual que ela faz nascer nos corações dos homens em que o Senhor a implanta. Ele mesmo a chama sua paz (Jo. 14, 27). Fruto da generosidade de Cristo e não deste mundo, nenhuma felicidade terrena a pode dar. Enviada do alto pelo próprio Deus, ela é a paz de Deus... Que sentis agora?

`Uma delícia extraordinária'.

É a delícia de que fala a Escritura:

`Eles ficam saciados
com a gordura de tua casa,
tu os embriagas
com um rio de delícias'.

Salmo 35, 9

Ela transborda do nosso coração, derrama-se em nossas veias, traz-nos uma sensação de delícia inexprimível... Que sentis ainda?

`Uma extraordinária alegria
em todo o meu coração'.

Quando o Espírito Santo desce sobre o homem com a plenitude de seus dons, a alma humana fica cheia de uma alegria indescritível. É dessa alegria que o Senhor fala no Evangelho quando diz:

`Quando uma mulher está para dar à luz,
entristece-se porque a sua hora chegou;
quando, porém, nasce a criança,
ela já não se lembra dos sofrimentos,
pela alegria de ter vindo ao mundo um homem.
Também vós, agora, estais tristes;
mas eu vos verei de novo
e vosso coração se alegrará
e ninguém vos tirará a vossa alegria'.

Jo. 16, 21-22

Por grande e consoladora que ela seja, a alegria que sentis neste momento nada é, em comparação com aquela da qual o Senhor disse através de seu apóstolo:

`O que os olhos não viram,
o que os ouvidos não ouviram
e o coração do homem não percebeu,
isso Deus preparou
para aqueles que o amam'.

1 Cor. 2, 9

O que nos é concedido presentemente é apenas uma antecipação dessa alegria suprema. E, se desde agora, nós sentimos deleite, júbilo e bem estar, que dizer desta outra alegria que nos está reservada no céu, depois de ter, aqui na terra, chorado? Já haveis chorado bastante em vossa vida e vede que consolação na alegria o Senhor vos dá aqui na terra. Cabe a nós, agora, amigo de Deus, trabalhar com todas as nossas forças para subirmos de glória em glória

`até que alcancemos todos nós
a unidade da fé
e do pleno conhecimento
do Filho de Deus,
o estado do homem perfeito,
a medida da estatura da plenitude de Cristo'.

Ef. 4, 13

`Os que põe sua esperança em Javé
renovam as suas forças,
formam asas como as águias,
correm e não se fatigam,
caminham e não se cansam'.

Is. 40, 31

`Eles caminham de terraço em terraço
e Deus lhes aparece em Sião'.

Salmo 83, 8

É então que a nossa alegria atual, pequena e breve, se manifestará em toda a sua plenitude e ninguém nos poderá arrebatá-la, repletos como estaremos de indizíveis gozos celestes. Que sentis, ainda, amigo de Deus?

`Um calor extraordinário'.

Como, um calor? Não estamos na floresta, em plena neve? A neve está sob os nossos pés, estamos cobertos dela e ela continua caindo... De que calor se trata?

`Um calor semelhante
ao de um banho de vapor'.

E o cheiro é como no banho?

`Oh, não!
Nada sobre a terra
se pode comparar a esse perfume.
No tempo em que a minha mãe vivia,
ainda gostava de dançar
e quando eu ia a um baile,
ela me aspergia perfumes
que comprava nas melhores lojas de Kasan
e pagava muito caro.
O seu odor não é comparável
a estes aromas'.

O padre Serafim sorriu.

Eu sei, meu amigo, tanto quanto vós, e é de propósito que vos interrogo. É bem verdade, nenhum perfume terreno pode ser comparado ao bom odor que respiramos neste momento, o bom odor do Espírito Santo. O que pode, sobre a terra, ser-lhe comparado? Dissestes, ainda há pouco, que fazia calor, como no banho. Mas olhai, a neve que nos cobre, a vós e a mim, não se derrete, assim como a que está aos nossos pés. O calor não está no ar, mas no nosso interior. É este calor que o Espírito Santo nos faz pedir na oração:

`Que teu Espírito Santo nos aqueça'.

Este calor permitia aos eremitas, homens e mulheres, não temerem o frio do inverno, envolvidos, como estavam, como que num manto de peles, numa veste tecida pelo Espírito Santo.

É assim que, na realidade, deveria ser, habitando a graça divina no mais profundo de nós, em nosso coração. O Senhor disse:

`O Reino de Deus
está dentro de vós'.

Lc. 17, 21

Por Reino de Deus ele entende a graça do Espírito Santo. Este Reino de Deus está em nós, agora. O Espírito Santo nos ilumina e nos aquece. Enche o ar de perfumes variados, alegra os nossos sentidos, sacia o nosso coração com alegria indizível. O nosso estado atual é semelhante àquele do qual fala o apóstolo:

`Porquanto o Reino de Deus
não consiste em comida e bebida,
mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo'.

Rom. 14, 17

A nossa fé não se baseia em palavras de sabedoria terrena, mas na manifestação do poderio do Espírito. Trata-se do estado em que estamos atualmente e que o Senhor tinha em vista quando dizia:

`Em verdade vos digo
que estão aqui presentes
alguns que não provarão a morte
até que vejam o Reino de Deus
chegando com poder'.

Mc. 9, 1

Eis aí, amigo de Deus, a alegria incomparável que o Senhor se dignou conceder-nos. Eis o que é estar

`na plenitude do Espírito Santo'.

É isto o que entende São Macário, o Egípcio, quando escreve:

`Eu mesmo estive
na plenitude do Espírito Santo'.

Humildes quanto somos, o Senhor nos encheu da plenitude de seu Espírito. Parece-me que, a partir deste momento, não tereis de me interrogar mais sobre a maneira como se manifesta, no homem, a presença da graça do Espírito Santo.

Esta manifestação permanecerá para sempre em vossa memória.

`Não sei, padre,
se Deus me tornará digno
de me lembrar dela sempre
com tanta nitidez como agora'.

Difusão da mensagem.

E eu, respondeu o staretz, julgo que, pelo contrário, Deus vos ajudará a guardar todas estas coisas para sempre, em vossa memória. De outro modo ele não teria sido tão rapidamente tocado pela humilde oração do miserável Serafim e não teria atendido tão depressa o seu desejo. Além do mais, não é somente a vós que é dado ver a manifestação desta graça mas, por vosso intermédio, ao mundo inteiro. Vós mesmo assegurai-vos, sereis útil a outros.

Monge e leigo.

Quanto a nossos estados diferentes, de monge e leigo, não vos preocupeis. Deus procura acima de tudo um coração cheio de fé nele e em seu Filho único, em resposta à qual envia do alto a graça do Espírito Santo. O Senhor procura um coração repleto de amor por Ele e pelo próximo; aí está um trono sobre o qual Ele gosta de sentar-se e onde ele aparece na plenitude de sua glória.

`Meu filho,
dá-me o teu coração,
e o resto eu te darei por acréscimo'.

Pr. 23, 26

O coração do homem é capaz de conter o Reino dos Céus.

`Buscai, em primeiro lugar,
o Reino de Deus e a sua justiça',

diz o Senhor a seus discípulos,

`e todas estas coisas
vos serão acrescentadas,
pois Deus, vosso Pai,
sabe do que precisais'.

Mt. 6, 33

Legitimidade dos bens terrenos.

O Senhor não nos proíbe o gozo dos bens terrenos, e diz ele próprio que, dada a nossa situação aqui na terra, deles precisamos para dar tranqüilidade às nossas existências e tornar mais cômodo e fácil o caminho para a nossa pátria celeste. E o apóstolo Pedro acha que nada há melhor no mundo do que a piedade unida ao contentamento. A Santa Igreja pede que isso seja dado. Apesar das penas, as desgraças, e as necessidades serem inseparáveis da nossa vida na terra, o Senhor jamais quiz que os cuidados e as misérias constituíssem toda a trama dela. E, por isso, pela boca do apóstolo nos manda carregar os fardos uns dos outros, a fim de obedecer a Cristo que pessoalmente nos deu o preceito de nos amarmos mutuamente. Reconfortados por esse amor, a caminhada dolorosa pela via estreita que leva à nossa pátria celeste nos será facilitada. Não desceu o Senhor do céu não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela redenção de muitos? (Mt. 20, 28; Mc. 10, 45).

Atuai do mesmo modo, amigo de Deus, e, consciente da graça da qual fostes visivelmente objeto, comunicai-a a todo homem desejoso da sua salvação.

Atividade missionária.

`A colheita é grande', diz o Senhor,

`mas poucos os operários'.

Mt. 9, 37-38
Lc. 10, 2

Tendo recebido os dons da graça, somos chamados a trabalhar colhendo as espigas da salvação do nosso próximo, para os recolhermos no celeiro, em grande número, no Reino de Deus, a fim de que produzam seus frutos, uns trinta, outros sessenta, e outros cem. Estejamos atentos para não sermos condenados com o servo preguiçoso que enterrou o dinheiro a ele confiado, mas tratemos de imitar os servos fiéis que devolveram ao Mestre um, em vez de dois talentos, quatro, e o outro, em vez de cinco talentos, dez. Quanto à misericórdia divina, não se pode duvidar dela: vede vós mesmo como as palavras de Deus, ditas por um profeta, se realizaram por nós.

`Sou, por acaso,
Deus apenas de perto'.

Jer. 23, 23