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A explicação apresentada do que seja a humildade é
concordante com uma definição finamente precisa dada por Hugo de
São Vitor no Opúsculo sobre os Frutos da Carne e do
Espírito. Segundo ele a humildade é
"Uma disposição voluntária da mente
proveniente da intuição
de sua condição de criatura
e da condição do Criador".
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"Humilitas est
ex intuito propriae conditionis,
vel Conditoris,
voluntaria mentis inclinatio".
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Esta disposição da mente, conseqüente da consciência de ser
apenas uma criatura e não um deus, manifesta-se no homem
principalmente através de três sinais. Estes sinais podem servir-
nos como auxílio para exemplificar mais claramente o que
significa a virtude da humildade, na medida em que uma causa pode
ser conhecida pelos seus efeitos. Eles podem servir-nos também
para que, por meio deles, possamos avaliar o quanto possuímos
efetivamente desta virtude. Os três sinais principais pelos quais
se manifesta a humildade no homem são os seguintes:
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- Uma reverência espontânea para com
aquilo que é por natureza ou por
referência superior ao homem, como o
são Deus, as coisas sagradas ou mesmo
a lei moral natural.
- Um respeito incondicional por qualquer
ser humano.
- Um desejo profundo e constante de
aprender, principalmente as coisas
mais elevadas.
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Todas estas manifestações são sinais de humildade por serem uma
conseqüência imediata da consciência de nossa condição de
criatura e da condição do Criador.
Aqueles que tem consciência de serem apenas uma
criatura devem necessariamente com isto reconhecerem que eles não
são os entes mais importantes do Universo, e que é ilegítima a
pretensão de qualquer homem que quisesse governar segundo o seu
capricho os demais homens e até toda a ordem cósmica, se isto
lhes fosse possível. Apesar de fantástica, esta é uma pretensão
muito comum nos homens orgulhosos, e se eles não a exercem ou não
pensam nela diretamente nestes termos é apenas por uma questão de
impossibilidade física ou social, e não porque não se julgam no
direito de desempenharem tal papel, que de fato o exercem o tanto
quanto lhes é concedido fazê-lo em suas famílias, em seu
trabalho, nos meios, enfim, em que vivem. O homem humilde, porém,
reconhece que o seu capricho não pode ser a lei pela qual deve
ordenar-se o Universo à sua volta; daí a facilidade com que eles
reconhecem a existência de uma lei moral natural que lhes é
superior, e a reverência que tem por Deus, que associam
espontaneamente com a fonte de onde surge a ordem cósmica e
moral, e pelas coisas que se apresentam diante deles como
sagradas, por terem percebido nelas alguma associação com o
divino.
O respeito incondicional por todos os seres humanos é
uma exigência da humildade porque aqueles que têm a consciência
de serem apenas uma criatura humana e não um deus são levados a
reconhecer que a dignidade humana que eles possuem é
essencialmente a mesma que a presente em todos os demais homens
independentemente de quaisquer condições circunstanciais. O homem
rico que não trata o homem pobre com o mesmo respeito com que
trataria outro homem rico deverá admitir, se quiser explicar de
uma forma coerente o seu comportamento, que está agindo como se
estivesse pressupondo considerar-se uma criatura superior, ou um
deus, por ser rico; o homem erudito que não trata o analfabeto
com o mesmo respeito com que trataria outro erudito está também
agindo como se tivesse admitido o pressuposto de possuir
atributos divinos, que o tornam superior à comum natureza humana,
por se tratar de um erudito. O homem honesto que nutre vingança
ou mesmo sentimentos de desrespeito pelo criminoso está se
colocando em um plano superior ao da natureza que o homem
criminoso também possui; ele não se julga apenas no dever de
fazer cumprir a justiça tendo em vista ao bem comum da sociedade,
mas também no direito de desprezar um ser que possui a mesma
natureza que ele; só poderia fazer isto coerentemente se
admitisse agir tendo como pressuposto ter-se atribuído uma
natureza superior à do criminoso, a qual, todavia, objetivamente
falando, é essencialmente a mesma natureza humana para ambas
estas pessoas. O homem que desrespeita aquele que o desrespeitou
primeiro está agindo como quem é tomado de uma indignada surpresa
por ter sido ultrajado em sua natureza superior que ele cultua
como a nenhuma outra, como se nele houvesse algo de
essencialmente superior a toda a natureza humana; ele se julga no
direito indiscutível de desprezar outra natureza humana de um
modo como se tratam as coisas dotadas de uma dignidade inferior;
age, portanto, tal como agiria se tivesse explicitamente admitido
o pressuposto de ser superior à natureza humana que ele não pode
objetivamente negar ao seu adversário. Em todos estes exemplos o
homem orgulhoso está agindo de um modo que só poderia ter alguma
explicação lógica na hipótese dele estar admitindo ser dotado de
atributos divinos, se é que um deus nestas circunstâncias
escolheria agir desta forma. O homem humilde, porém, diante de
uma ofensa ou de uma injustiça não nega a realidade da ofensa ou
da injustiça, se ela de fato existe; não se crê no direito,
entretanto, de desrespeitar o agressor como se o faria com um ser
inferior, nem sequer no íntimo de sua alma. Limita-se, se
necessário, a tomar as providências tecnicamente cabíveis para
que os seus direitos não sejam lesados, sem colocar-se, porém, em
uma situação de superior desprezo diante do autor da ofensa. No
caso de ser um pai, um educador ou alguém legitimamente atribuído
de um ofício que exija como um dever que em certas
circunstâncias, para o bem do outro, e não para colocar-se em um
pedestal, seja utilizada alguma repreensão mais forte, o fará
apenas por motivos técnicos e não por sentir-se desrespeitado, e
o fará num contexto em que poderá notar-se bem a racionalidade e
a ponderação da repreensão empregada em vista do objetivo de
promover o bem do repreendido, uma autêntica ausência do desejo
de ofender ou desprezar o outro e uma verdadeira motivação de
fazer o bem. O homem humilde não desrespeita sua esposa, seu pai
ou sua mãe, seu empregado, seu patrão, seu irmão, ou qualquer
outro ser humano, mesmo se desrespeitado de fato ou
presumidamente por eles. Limita-se, se necessário, a explicar
suas razões ou a providenciar a garantia de seus direitos por
canais racionais, sem atribuir-se o direito de poder ofender ou
agredir alguém a ser tratado como inferior por ter sido por ele
ofendido. O homem humilde, enfim, consciente da dignidade humana
que tanto ele como os demais homens condividem, respeita-a
incondicional e integralmente segundo o mandamento de Cristo que
diz:
"Ouvistes o que foi dito
aos antigos:
`Não matarás',
pois quem matar responderá em juízo.
Eu, porém, vos digo
que quem se irar contra seu irmão
será levado a juízo;
quem lhe disser:
`Estúpido',
será levado à barra do tribunal;
e quem lhe disser:
`Desgraçado'
será réu do fogo do inferno.
Se estiveres, pois,
para apresentar a tua oferta ao pé do altar
e ali te recordares de que teu irmão
tem qualquer coisa contra ti,
deixa a tua oferta diante do altar
e vai primeiro reconciliar-te
com teu irmão;
voltarás, então,
para apresentares a tua oferta". |
O respeito incondicional ao semelhante, proveniente da
consciência que o homem tem de ser portador apenas da dignidade
humana que qualquer outro homem incondicionalmente também possui,
é, assim, o segundo sinal pelo qual se manifesta a humildade.
O desejo de aprender provém, no homem humilde, da
consciência de que, como criatura, não só não possui a
onisciência divina, como também não possui a perfeição da bondade
divina. Em princípio deveria ser muito claro para todos que
ninguém é portador da onisciência divina. Todos os homens, de
fato, sabem que ignoram praticamente a totalidade de tudo aquilo
que pode ser conhecido. O problema surge quando, na prática, a
maioria dos homens age como se o que eles desconhecessem fossem
apenas os detalhes do conjunto da realidade cognoscível, tendo
porém uma perfeita ciência da ordenação essencial do Universo e
do homem dentro dela. Embora estas pessoas admitam desconhecer os
detalhes, e admitam inclusive desconhecer a maior parte dos
detalhes, agem, porém, como se a sua mente fosse um perfeito
espelho do que há de essencial na ordem cósmica, nada
necessitando aprender ou ser-lhe acrescentado a este
entendimento. Nada, pelo menos, que fosse verdadeiramente capaz
de produzir alguma diferença essencial. Neste sentido, possuem a
onisciência divina no que ela tem de mais importante; Deus os
supera apenas no conhecimento enciclopédico dos detalhes da
criação, não porém no conhecimento das linhas mestras do seu
plano criador. É evidente, porém, que quem pensa ou age com a
coerência de quem estivesse partindo de pressupostos de tal
natureza terá muito pouco interesse em aprender. Sua motivação
para aprender será apenas circunstancial; ela dirá respeito
apenas a alguns detalhes eventuais, dos quais ele admite não ter
a obrigação de conhecê-los a todos. Ele procurará aprender estes
detalhes que reconhece ignorar quando o conhecimento dos mesmos,
pelas contingências da vida, se tornar necessário para o êxito de
seus empreendimentos pessoais. Costuma ocorre também que um homem
como este julgue ser alguém essencialmente honesto e justo, não
necessitando de progredir na vida das virtudes, a não ser,
talvez, em um ou outro pequeno detalhe, já que ninguém pode ser
inteiramente perfeito. Deste modo, vemos tratar-se de alguém que
se julga suficientemente rico de conhecimento e de virtude e que,
se ouve falar da graça, fonte tanto da virtude como da verdadeira
sabedoria, não saberia dizer no que ela poderia vir a ser-lhe
verdadeiramente útil. Julgando-se assim tão bem dotado em bens da
alma, não pode evidentemente possuir grandes motivações para
buscar qualquer aprendizado mais profundo. Às vezes, mas não
necessariamente, sua verdadeira motivação vital é a busca da
riqueza material, de que pode considerar-se injustamente pobre e
carente. O homem humilde, ao contrário, tendo consciência de suas
verdadeiras condições, reconhece ser um indigente de graça,
virtude e conhecimento e busca, por uma necessidade intrínseca e
constante, estes bens com avidez e interesse. O homem humilde,
por este motivo, busca avidamente aprender quer se lhe ofereça ou
não a oportunidade de fazê-lo; a consciência de sua indigência é
tão clara que se o conhecimento não se lhe apresenta ele irá
buscá-lo onde quer que seja possível encontrá-lo. Ele não depende
da escola ou do professor para aprender, mas para facilitar o seu
trabalho, que ele irá empreendê-lo de qualquer modo. Estas são,
efetivamente, as características que Santo Atanásio descreve na
biografia de Santo Antão, ao narrar seu procedimento logo após a
sua conversão:
diz Atanásio escrevendo sobre Santo Antão,
"ainda quando jovem,
que havia na aldeia um ancião
que desde a sua juventude
levava na solidão uma vida de oração.
Quando Antão o viu,
`teve zelo do bem',
e se estabeleceu imediatamente
na vizinhança da cidade.
Desde então,
quando havia em alguma parte
uma alma esforçada,
ia, como sábia abelha,
buscá-la,
e não voltava sem havê-la visto.
Só depois de haver recebido,
por assim dizer,
provisão para a sua jornada de virtude,
regressava.
Assim vivia Antão
e era amado por todos.
Submetia-se com toda a sinceridade
aos homens piedosos que visitava,
e se esforçava por aprender
aquilo que em cada um avantajava em zelo
e prática religiosa.
Observava a bondade de um,
a seriedade de outro na oração;
estudava a aprazível quietude de um
e a afabilidade de outro;
fixava sua atenção nas vigílias observadas por um
e nos estudos de outro;
admirava um por sua paciência,
e outro pelo jejuar e dormir no chão;
considerava atentamente a humildade de um
e a paciência e a abstinência de outro,
e em uns e outros notava especialmente
a devoção a Cristo e o amor que mutuamente se davam.
Então se apropriava
do que havia obtido de cada um
e dedicava todas as suas energias
a realizar em si as virtudes dos outros.
Não tinha disputas com ninguém de sua idade,
nem tampouco queria ser inferior a eles no melhor;
e ainda isto fazia de tal modo
que ninguém se sentia ofendido,
mas todos se alegravam com ele.
E assim todos os aldeões
e os monges com os quais estava unido
viram que classe de homem era ele
e o chamavam de amigo de Deus,
estimando-o como a um filho ou irmão". |
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Santo Atanásio
Vida de S. Antão, C. 3-4 |
Esta é a atitude naturalmente espontânea daqueles que fazem uma
justa estimação de si mesmos como criaturas. Em oposição a eles,
já tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que não só não se
interessam por aprender como inclusive recusam-se de modo
deliberado e sistemático a dedicar-se a qualquer forma de
aprendizado para com isto não inibirem suas potencialidades
criativas a que dão um incalculável valor. Com isto eles próprios
reconhecem, como deuses que se supõem, que não estão no mundo
para aprender, mas para criar, o que é o mesmo que se auto
atribuírem uma psicologia própria dos deuses.
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