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Como se dá a justificação do pecador.A Escritura afirma claramente que todos aqueles que creem são justificados pela fé a exemplo de Abraão, a quem ela chama de o pai de todos aqueles que crêem:
diz a Escritura,
Diante de tudo quanto expusemos até o momento, estamos em condições de compreender de que modo se dá a justificação do pecador pela fé. A graça primeiramente dispõe o homem à justificação auxiliando-o, através da fé, a dirigir-se livremente a Deus, crendo ser verdade as coisas que Ele nos revelou e prometeu. Estes primeiros movimentos produzidos em nós pela graça através da fé não são ainda a justificação de que fala a Epístola aos Romanos, mas uma disposição inicial à mesma. A graça que a produz não é ainda uma qualidade estável infundida por Deus na própria alma, mas apenas um auxílio através do qual Deus convida e conforta interiormente o homem em seus movimentos da inteligência e da vontade. Através destes o homem passa a confiar na misericórdia divina e nos méritos da Redenção operada por Cristo e deste modo une-se a esta fé inicial a esperança dos bens celestes e o amor de caridade para com Deus. Quando surge no homem a verdadeira caridade a graça se torna algo mais profundo do que a graça apenas suficiente para crer. Ela não é mais somente um auxílio ou um convite pelo qual o homem é confortado em seus movimentos da inteligência e vontade, mas uma qualidade estável infundida por Deus na alma daqueles a quem Ele ama. A justificação de que fala a Epístola aos Romanos só ocorre propriamente com o surgimento da caridade, pois a fé que justifica, diz o próprio São Paulo na Epístola aos Gálatas, é a fé que opera pela caridade (Gal. 5, 6), e naqueles em que a fé se une à caridade a graça, diz Tomás de Aquino, não é mais apenas um "instinto interior de Deus que convida", mas
Junto com a caridade o homem é necessariamente movido ao arrependimento de seus pecados passados e deles é perdoado por Deus, mas o que chamamos de justificação não consiste apenas no perdão dos pecados, este perdão sendo conseqüência de uma verdadeira santificação e renovação do homem interior pelo recebimento voluntário da graça que move o homem à caridade, tornando-o amigo de Deus, participante de sua natureza, e co herdeiro de Cristo da vida eterna. Tal é a graça que habita na alma do homem justo. A justificação, portanto, inicia-se por um movimento da inteligência e da vontade, inspirado pela graça divina, às vezes tão delicadamente que sequer nos damos conta do caráter sobrenatural deste fato. Sobrevindo a caridade, as graça se torna, além de uma luz que ilumina o homem, também uma luz própria da alma, e passa a manifestar-se em seu início predominantemente através do dom de temor do Senhor. Ao desenvolvimento da caridade estará ligado o desenvolvimento de todas as demais virtudes, mas ela própria, a caridade, necessitará, no início da vida espiritual, para o seu desenvolvimento, da condução da fé. A fé, portanto, no princípio, freqüentemente muito longo, da vida espiritual, não é apenas um pressuposto lógico para a vida da caridade que possa ser esquecido uma vez possuído; ao contrário, é uma virtude que deve desenvolver-se paralelamente à caridade e alimentá-la:
diz o livro de Provérbios,
com o que a Escritura testemunha que se a fé não se desenvolve, o temor do Senhor não amadurece e não será possível ao homem passar aos dons que a disposição divina determinou que lhe devessem suceder. Esta afirmação de Provérbios, porém, não vale apenas para o dom de temor do Senhor, mas também para os outros dons que se seguem a ele. Próximo do fim do desenvolvimento da vida espiritual, quando o exercício da fé se torna cada vez mais constante, a caridade, sem que por isso deixe de existir a fé e a esperança, passará a assumir mais completamente o papel de condutora da vida espiritual. Será então que os justos se dirigirão a Deus e lhe dirão:
E também, como São Paulo:
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