OUTRA INSENSATEZ: POR GUARDAR O "DECORO" AS PESSOAS MORREM DE FOME

14.

Falarei de outra insensatez? Muitas vezes acontece que alguns se privam do necessário e passam fome, a troco de possuírem tais vasilhas. E se lhes perguntamos a causa:

-É que tenho - dizem - que guardar meu decoro.

Que decoro, homem? Não consiste nisso o decoro do homem. Será que não guardava o decoro - e um grande decoro - o justo Elias, e Eliseu, e João? E, no entanto, Elias não tinha mais do que sua pele de ovelha (4 Re. 2,8) e foi pedir a uma mulher viúva, e além disso pobre, e como mendigo se colocou diante da porta daquela mulher e dirigiu a ela palavras de mendigo (3 Re. 17,8, ss). Considerando isso, nem Eliseu guardou seu decoro quando foi alimentado por outra mulher pobre (4 Re. 4,7 ss.). Indecorosamente também viveu João, pois não possuía roupa alguma, nem um único pão (cf. Mt. 3,4; Mc. 1,6). A única indecência é possuir muitas coisas e essa realmente é a grande indecência. Porque então se tem fama de crueldade, moleza, necessidade, soberba, vanglória e arrogância. Não consiste o decoro em ter roupas bonitas, mas em revestir-se de boas ações.

15.

Na verdade, sei que alguns se maravilham com isso. Fulano - dizem - preserva seu decoro; tem leito alcatifado e muitas vasilhas de prata. É senhor da sua casa. Por que, pois, culpas a nós que possuímos essas coisas, quando deverias, culpar aqueles que têm muito mais ?

-Pois muito mais os acuso por meio de vós. Porque se não absolvo de culpa aos que possuem pouco, muito menos absolverei àqueles que possuem mais. A decência não consiste na beleza da casa, nem no luxo dos empregados, nem no quarto com tapetes e cama bem enfeitada, nem no grande número de criados. Tudo isso são coisas que estão fora de nós e nada têm a ver conosco. O que nos corresponde é a modéstia, o desprezo pelas riquezas, o desprezo pela glória, zombarmos da honra vinda do povo, transcender a natureza através da virtude da vida. Esta é a decência, esta é a glória, esta é a honra.

Mas a causa de todos os males vem do princípio, e eu vos direi como.