O JOVEM DEVE SE CASAR LOGO

80.

Se teu filho está destinado para a vida do mundo, apresenta-lhe logo uma esposa e não espera que se dedique à milícia ou à política. Ordena, antes de tudo, a sua alma e então poderás preocupar-te com a glória exterior. Por acaso acreditas ser um bem pequeno para o matrimônio que se unam virgem com virgem? Não, não é pequeno, não só para a castidade do jovem, mas para a da mulher também. Então, não será particularmente puro o amor? E, o que vale mais que tudo, não será então Deus particularmente propício e cumulará o matrimônio com suas incontáveis bençãos, quando os esposos se unem como Ele mandou? Isto o faz manter em sua memória o amor; e se ele contém este carinho, ele se rirá de qualquer outra mulher.

81.

Se elogias para ele a beleza, a modéstia e as outras qualidades da moça, e em seguida acrescentas:

"Se ela souber que vives negligentemente,
não quererá se unir contigo",

o jovem terá, daí em diante, muito cuidado, pois está em jogo o que mais quer. O amor obrigou aquele santo (cf. Gen. 29, 18 ss) a servir outros sete anos por sua prometida, depois de ser enganado; na verdade, serviu durante quatorze anos por ela; pois com mais razão o faremos nós. Podes dizer para a teu filho:

"Toda a família da tua prometida:
seu pai, sua mãe, seus empregados, vizinhos ou amigos,
estão te observando: a ti e a tua conduta,
e todos contarão a ela".

Vincula-o a isso, pois tal vínculo produz a castidade. De modo que, embora pela tenra idade não possa ter mulher, tenha, desde os primeiros anos, uma prometida e tenha como questão de honra aparentar ser um bom homem. Isto é suficiente para afastá-lo de tudo.