DA INUTILIDADE DA GLÓRIA DE UM ESPETÁCULO TEATRAL.

4.

O teatro está superlotado; o povo todo está sentado ali, oferecendo uma vista esplêndida, composta de tantas fisionomias que muitas vezes alcançam o teto, e o próprio telhado superposto fica escondido pelos corpos das pessoas. Não é possível ver uma telha nem uma pedra, senão caras e corpos de pessoas em toda parte. E entra então à vista de todos o homem ambicioso que ali os reuniu; todos imediatamente ficam em pé e a uma só voz, como se fossem uma só boca, além de lhe estenderem as mãos, o chamam em coro, como benfeitor e protetor da cidade. Logo, conforme as coisas avançam, o comparam ao maior rio, equiparando a magnificência e profusão do espetáculo às águas do Nilo, e chamam o próprio homem de Nilo de dons. E não falta quem, para bajulá-lo ainda mais, considerando pouco o exemplo do Nilo e, afastando-se de rios e mares, consideram o próprio oceano, e dizem que é oceano: o que o oceano é em águas, isso é aquele homem em magnificência. Não há, enfim, elogio que não lhe seja atribuído.

Esplêndida é a fisionomia da vanglória; porém recordai-vos, vos rogo, da imagem da garota na qual representamos o demônio, adornando-o com mil enfeites de ouro e colocando-o em idade de uma rameira e vereis que não será muito diferente da imagem da realidade.

5.

O que vem depois disso ? O homem se inclina com gesto de adoração diante dos espectadores, com o que também ele os honra, e toma assento, invejado por toda aquela multidão, cada um dos quais faz votos de ser o que ele é então, e morrer imediatamente. Enfim, depois de ter gasto muito ouro e prata, cavalos, vestidos, escravos e tudo o mais; depois de consumidos muitos bens, novamente o acompanham entre coros de elogios, mas não muitos. Porque, uma vez terminado o teatro, todos têm pressa de ir cada um para seu destino. Logo em casa, suntuosas comidas, banquetes esplêndidos, magnífico brilho de dia inteiro. Ao meio-dia, o mesmo, e assim dois e três dias. E, quando tudo foi gasto - milhares de talentos de ouro - é quando aparece a cinza e o pó de todas aquelas vozes.