DIFICULDADE PARA GUARDAR A PORTA DOS OLHOS

59.

Esta porta é efetivamente difícil de guardar, pois tem o fogo dentro de si e uma necessidade, digamos assim, da natureza. Aprenda o menino as músicas sagradas. Se não for despertado em seu interior, tampouco quererá admirar por fora. Não se banhe com mulheres, pois o costume não é boa coisa. Nem vá a reuniões de mulheres.

60.

Ouça continuamente a história de José. Aprenda já a doutrina do reino dos céus, que tão grande recompensa espera pelos que se determinam a viver castamente. Prometa-lhe que procurará para ele uma bela esposa e o farás herdeiro dos seus bens. Não omitas as ameaças, se notas que segue o caminho contrário, e diga-lhe: Filho, não encontraremos uma mulher virtuosa, se tu não dás provas de muita vigilância e de progresso na virtude. E se perseverares, rapidamente te levarei ao matrimônio.

61.

Sobre tudo isso se o ensinarmos a não dizer palavras torpes, já terá desde o início um bom fundamento de prudência. Fala com ele sobre a formosura da alma. Inspira-lhe o desprezo pelas mulheres. Mostra-lhe como é tão vil ser desprezado pelas escravas e que ninguém precisa de tanto esforço como o jovem. Porque aquele que fala se revela, mas o que olha não se descobre, pois esse sentido é muito rápido e, colocado entre muitos, pode disparar os tiros de seu olhar a quem desejar. Que nada tenha em comum com a mulher. Não lhe dê parte no ouro. Não olhe para mulher alguma, com exceção de sua mãe. Não entre na sua alma nada torpe. Despreze o prazer e coisas semelhantes.