|
Para explicarem como uma única substância pode
estar simultaneamente presente em três Pessoas os Capadócios
fazem uso da analogia do universal e seus particulares.
São Basílio escreve que
"`Ousia' e `hipóstase' se diferenciam
exatamente como universal e particular,
isto é, como animal e um homem em particular".
|
Neste sentido, cada uma das Hipóstases divinas é a `ousia'
ou a essência da Divindade determinada por suas
características particularizantes apropriadas. Para Basílio
estas características particularizantes são a
"paternidade", a "filiação" e a "potência santificadora"
ou "santificação". Os outros Capadócios as definem de uma
maneira mais precisa como "não ser gerado", "geração" e
"missão" ou "processão".
Assim, a distinção das Pessoas é baseada nas suas
origens e relações mútuas.
Anfilóquio de Icônio, primo de São Gregório
Nazianzeno e, por intervenção de São Basílio, bispo de
Icônio, sugere que os nomes Pai, Filho e Espírito Santo não
denotam essência ou ser, mas
"um modo de existência ou relação",
|
e o Pseudo Basílio argumenta que o termo "não gerado" não
representa a essência divina, mas simplesmente o "modo de
existência" do Pai.
Destas considerações pode-se perceber como os
Padres Capadócios analisaram a concepção de hipóstase muito
mais plenamente do que Santo Atanásio.
Referências:
|
São Basílio :Epistola 38,5; 214,4; 236,6;
Idem : Contra Eunomio 4 (PG 29, 681);
São Gregório Nazianzeno : Oratio 25,16; 26,19; 29,2;
Anfilóquio de Icônio : Frag. 15 (PG 39, 112).
|
|