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Em resposta, o Papa elaborou um breve no qual,
sem mencionar o nome do bispo de Alexandria, foi na verdade
uma dura crítica ao mesmo.
Não há dúvida que Dionísio de Alexandria, em seu
zelo anti-sabeliano, usou de uma linguagem infeliz ao se
expressar; embora no século seguinte Santo Atanásio tenha
tentado desculpá-lo, mais tarde São Basílio, comentando o
episódio, colocou que em seu zelo, Dionísio de Alexandria
tinha se deixado levar ao extremo oposto.
Por outro lado, porém, é possível que alguns
desentendimentos quanto à terminologia tenham contribuído
para a tomada de posição do Papa. Este, por exemplo, ficou
claramente chocado com a doutrina, inspirada em Orígenes,
das três hipóstases, que para ele parecia negar a unidade
divina, chegando a afirmar que os teólogos de Alexandria que
defendiam a posição eram, virtualmente, triteístas. Ora,
conforme vimos ao tratarmos de Orígenes, - e não nos devemos
esquecer de que Dionísio de Alexandria havia sido seu
discípulo -, `hipóstase' em grego é sinônimo de `ousia', e
significa `essência'; Orígenes, entretanto, costuma
empregar este termo no sentido de substância individual.
Assim, embora a tradução literal de `hipóstase' para o
latim fosse `essência', ou `substância', considerando-se o
contexto origenista do termo, a tradução não literal pela
palavra latina `persona' lhe corresponderia mais fielmente.
Não é impossível, pois, que o Papa, baseando-se em um
significado etimologicamente correto, julgasse que
`hipóstase' fosse o equivalente grego para `substância'.
Afirmando, pois, que a colocação de três
hipóstases na divindade por parte dos teólogos alexandrinos
fosse um triteísmo virtual, S. Dionísio de Roma em resposta
declara que o Verbo e o Espírito Santo devem, ao contrário,
ser vistos como inseparáveis do Deus do Universo, o qual
nunca pode ter existido sem seu verbo e seu Espírito, já que
eles pertencem ao seu próprio ser.
Da mesma forma, é uma blasfêmia falar do verbo
como de uma criatura; sua origem não é um ato de criação,
mas
"uma geração divina inefável",
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conforme a Escritura a qual, na Versão dos Setenta, dela
afirma que
"Antes da aurora,
de meio seio te gerei".
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Referências:
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S. Atanásio : De Decret. 26;
Idem : De Sent. Dion. 4;
S. Basílio : Epistola 9, 2.
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