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Trataremos brevemente de Clemente, pois este foi
mais um moralista do que um teólogo sistemático.
Para ele, Deus é absolutamente transcendente,
inefável e incompreensível, e este é o Pai.
O Pai somente pode ser conhecido através de seu
Verbo, ou Filho, que é sua Imagem e é inseparável do Pai. O
Verbo é a mente ou a racionalidade do Pai, compreendendo em
si as idéias do Pai, e também as forças ativas pelas quais
Ele anima o mundo das criaturas.
A geração do Filho a partir do Pai é sem início,
pois
"o Pai não é sem o Filho,
pois (enquanto Pai),
é Pai do Filho".
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O Filho é essencialmente uno com o Pai, já que o Pai está
nEle e Ele está com o Pai.
O Espírito Santo é a luz que emana do Verbo a
qual, dividida sem divisão real, ilumina o fiel. O Espírito
Santo é a potência do Verbo que permeia o mundo a atrai os
homens para Deus.
Referências:
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Clemente Alexandrino :Pedagogo 1,71,1; 1,62,4; 1,71,3;
3,101,1; 1,24,3; 1,53,1;
Idem :Protreptico 98,3;
Idem : Stromata 2,6,1; 5,65,2; 5,78,3; 5,81,3;
5,16,3; 7,5,5; 4,156,1 ss;
5,16,3; 4,162,5; 5,1,3; 7,2,2; 6,138,1 ss;
7,9,4; 7,79,4.
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