Lemos nas páginas do Velho Testamento que Rute, a Moabita, seguindo a Noemi sua sogra, e obedecendo aos seus preceitos, mereceu unir-se em matrimônio a Booz, homem poderoso e rico. Noemi, nome que traduzido quer dizer `formosa' (Rute 1,20), significa também o doutor e pastor da Igreja ornamentado não apenas exteriormente, mas também interiormente pelos vários dons da graça celeste, renunciando, segundo o Apóstolo, à oculta indecência, não caminhando na astúcia e não adulterando a palavra de Deus. Ele é figurado por uma mulher, pois não cessa de dar à luz e de educar para Deus, pelo seu ensino, uma prole espiritual. Por isto é que o Apóstolo, escrevendo aos Gálatas, diz:
Rute, nome que traduzido quer dizer `a que se apressa', significa a alma que obedece prontamente aos santos conselhos de seu prelado, não buscando pretextos para demorar-se na execução de seus preceitos, sabendo que
Rute, portanto, se apressa verdadeiramente e bem na medida em que a alma obediente inclina prontamente o ouvido a todas as coisas que lhe são ordenadas, quer elas lhe pareçam honrosas ou desprezíveis. A obediência, entretanto, às vezes é nula, se possui algo de seu; outras vezes é mínima, mesmo que não possua nada de seu. De fato, se nos é ordenado subir a um lugar elevado, quem a isto anela esvazia para si a virtude da obediência pelo próprio desejo. Se, porém, nos é ordenado o desprezo de nós próprios, a não ser que a alma apeteça isto por si mesma, quem descesse a isto descontente diminuiria para si o mérito da obediência. Foi por isto que Moisés humildemente recusou o principado do povo (Ex. 3,11), e Paulo diz audaciosamente:
Rute, portanto, por causa de Noemi abandona a sua terra e os seus deuses (Rute 1,14), quando a alma verdadeiramente obediente, estimulada pelo exemplo ou pela palavra do doutor da Igreja, deixa para trás todas as coisas terrenas e prazerosas que lhe foram oferecidas pelos demônios. E a segue inseparavelmente (Rute 1,16), na medida em que oferece amigavelmente o assentimento aos preceitos de sua doutrina. Acompanha-a por todos os caminhos pelos quais passa (Rute 1,17) quando o imita nos vícios que abandona e nas virtudes que exercita. Finalmente, mora com ela em Belém (Rute 1,19) quando, dentro da santa Igreja, sob o seu conselho ou governo, convivem santa e honestamente. Booz, nome que traduzido quer dizer `fortaleza de Deus', homem poderoso e de grandes riquezas (Rute 2,1), que possuía segadores e de quem era o campo em que Rute colheu espigas (Rute 2,3), significa Cristo. Cremos, de fato, e confessamos com o Apóstolo que Cristo é virtude de Deus e sabedoria de Deus, e é também homem poderoso, porque
Ele é também homem de grandes riquezas, porque
Seu campo é a Sagrada Escritura. Este campo possui cevada pelo Velho Testamento e trigo pelo Novo Testamento. Os segadores são os pregadores que quotidianamente colhem neste campo as sentenças pelas quais alimentam os fiéis e os apascentam esplendidamente. Já os imperfeitos e os enfermos não segam com as foices, mas recolhem as espigas, porque não entendem as coisas maiores, mas apenas as menores. Os quais fazem bem em permanecer no campo, assim como Rute, desde a manhã até à tarde (Rute 2,7), pois trabalham virilmente para que, desde o próprio início possam chegar à perfeição. De onde que Booz ordenou aos seus segadores que se estes últimos quisessem colher com eles, isto é, investigar e compreender as coisas maiores, não os proibissem; antes, ao contrário, que lhes oferecessem do trabalho de suas foices (Rute 2,15-16), isto é, ordenou-lhes que não os instruíssem negligentemente mesmo a respeito de suas sentenças. Ordenou também Booz aos seus segadores que ninguém molestasse a Rute quando recolhesse as espigas (Rute 2,9), porque deve-se evitar de todos os modos que a alma que se inicia no bem, isto é, que se aproxima da fé ou é recém chegada à boa conversação, encontre uma pedra de tropeço. Por isto é que nos diz o Salvador:
E, logo adiante:
O pequenino é aquele que se inicia no bem e que ainda não se elevou à fortaleza da virtude ou à altura da perfeição. Não apenas Jesus, mas também o bem aventurado Paulo se refere à malícia do escândalo que não deve ser oferecido aos irmãos enfermos:
E também:
E a mesma coisa a repete novamente, quando diz:
E finalmente, concluindo:
Booz também concedeu a Rute que comesse o pão com as suas moças, que molhasse o seu bocado no vinagre (Rute 2,14), e que bebesse da água que havia nas sarcínulas (Rute 2,9), pequenos recipientes em forma de trouxas ou fardéis, pois Cristo, que é clementíssimo pai de família, de bom grado concede à alma recém convertida o pão da sã doutrina para que não desfaleça no caminho da virtude e da boa obra, assim como o vinagre do temor amargamente pungente, do qual está escrito:
para que não se dissipe na properidade, e a água da refrescante consolação, para que não se quebre na adversidade. De fato, o pão sustenta, o vinagre punge, a água refrigera.
A respeito desta água deve-se notar que se lhe ordena procurá-la nas sarcínulas, pois ao que livremente oferecer o ombro para apoiar o fardel da virtude a ser exercida e da boa obra a ser exibida se promete o refrigério da própria consolação divina. Por isto é que diz o salmista:
E também:
Quando ele diz que sua alma recusava-se a ser consolada, refere- se à consolação terrena; acrescentando, porém, que ao recordar-se de Deus foi consolado, nos mostra ter aceito a consolação divina. Aqueles que, portanto, se afastam do piedoso ônus da virtude e da boa obra, defraudam-se a si próprios do refrigério da consolação do alto. De onde que corretamente se diz da Sabedoria que
Quem quer que deseje, portanto, beber a água da sabedoria da salvação, dirija-se para os fardéis, isto é, aos exercícios e ao trabalho da virtude e da boa obra. Booz, porém, fala de sarcínulas, e não de sarcinas, o que está de acordo com a palavra do Senhor, quando diz:
O mesmo também no-lo diz o bem aventurado João:
De fato, os mandamentos divinos, que para os réprobos parecem impossíveis de cumprir, para os principiantes e os enfermos são um pouco pesados, mas para os perfeitos são comprovadamente leves. Para os que amam perfeitamente a Deus o salmista no-los demonstra serem leves, ao dizer:
Rute tinha, deste modo, junto aos criados de Booz, pão, vinagre e água, porque a alma verdadeiramente penitente possui com as almas puras e eleitas dos que crêem em Cristo o pão na doutrina, o vinagre na repreensão e a água na visitação. Este pão confere a virtude do sustento; o vinagre, a salubridade do temor; a água, o refrigério da consolação. Os restos de comida guardados por Rute (Rute 2,14) podem ser entendidos como algumas palavras menores da sagrada doutrina que os perfeitos deixam após si, na medida em que exercitam a si mesmos nas maiores e as distribuem aos outros. As quais menores Rute guardou de boa vontade, porque para a alma faminta as coisas mínimas e também amargas parecem grandes e doces. Booz disse então a Rute:
O outro campo, o campo alheio, é todo livro dos hereges, no qual Booz dissuade Rute de colher espigas, pois Cristo adverte a alma que se converteu a Ele que não receba as más asserções dos hereges. A qual alma verdadeiramente se junta às suas moças e as segue para onde tiverem segado quando, fielmente unida às almas santas, as imita nas sagradas lições. Rute, uma estrangeira, colhe portanto espigas no campo de Booz quando a alma pecadora, mas convertida, estuda atentamente a palavra de Deus. Prossegue a narrativa declarando que Rute
Rute bate e sacode as espigas com uma vara na medida em que, por uma perspicaz meditação, naquilo em que estuda das Escrituras, distingue corretamente o verdadeiro do falso e a inteligência espiritual da letra. Colhidas e sacudidas as espigas, estas são conduzidas até a casa (Rute 2,18), quando aquilo em que Rute lê e medita no interior de sua santa conversação prepara o efeito da boa obra. A casa em que vivemos, de fato, significa a nossa conversação. De onde que certo sábio nos diz:
isto é, será arruinada a casa da tua boa conversação. Pode-se entender também que conduzir a messe colhida e batida para dentro de casa significa que as coisas conhecidas e comprovadas pelo estudo e pela meditação como sendo boas são colocadas no interior da consciência pelo afeto e pelo efeito da virtude e da boa obra. Feitas todas estas coisas, vendo Noemi a grande graça que sua nora havia encontrado junto a Booz, dá-lhe o conselho pelo qual poderia encontrar junto a este homem graça ainda maior. Isto significa que todo bom pastor, quando adverte que a alma que a si lhe foi confiada se robustece pela graça de Cristo, empenha-se cuidadosamente para que possa conseguir junto a Ele ainda maior graça. É movida por estas intenções que diz, portanto, Noemi a Rute:
Ora, sendo Noemi o pastor da Igreja, Rute o seu súdito e Booz o Cristo, a parentela próxima é a bondade. Esta proximidade de parentesco não é resultado da relação do sangue e da carne, mas da afinidade da santidade. Por isto é que nos diz o Salvador:
O que também no-lo diz o bem aventurado João:
A noite em que Booz padejaria a cevada é a vida presente, na medida em que é sob o véu dos mistérios e dos sacramentos que nos damos conta da graça dos dons celestes. É noite também porque entre nós um não pode enxergar a consciência do outro, e cada um ignora o que o outro pensa de si. É noite, porque
Nesta noite Booz padejará a cevada na sua eira porque Cristo não apenas purga diligentemente a santa Igreja de seus perseguidores ou dos homens de má vontade, como também purifica cada uma das almas fiéis de seus maus pensamentos e da inteligência falsa e carnal das Sagradas Escrituras. Rute se lava para encontrar a Booz (Rute 3,3) quando a alma fiel e obediente pelas suas lágrimas se purifica da imundície da antiga culpa. É por isto que Jeremias nos aconselha, dizendo:
Os ungüentos de que Rute se utilizou após lavar-se (Rute 3,3) são os diversos dons espirituais. Assim como os ungüentos aliviam as feridas e as dores dos corpos, assim também pelos dons sagrados as feridas ou as dores das almas são curadas e aliviadas. Destes dons o Apóstolo assim nos fala:
Deles também Isaías nos fala, dizendo:
Estes dons, irmãos, são verdadeiramente ungüentos, e recebê-los é a verdadeira unção. Mas também as virtudes que se originam destes dons são chamados não inconvenientemente de ungüentos, porque o seu exercício é a unção perfeita que em nós consome os vermes dos vícios e restitui à saúde os afetos feridos pelos pecados. Os melhores vestidos com que Rute se dirige à eira de Booz (Rute 3,3) são as principais boas obras, as seis obras de misericórdia, que consistem em dar pão aos que têm fome, dar de beber aos que têm sede, recolher os peregrinos, vestir os nus, curar os enfermos e visitar os presos (Mat. 25,35-36). Quando alguém alguém se reveste com estas obras, espiritualmente procede como se se ornamentasse com vestidos puros e preciosos. Rute, portanto, depois de colher e bater as espigas, lava-se, unge-se e veste-se (Rute 3,6) porque a alma fiel, depois de ter recebido o conhecimento da verdade pelo estudo e pela meditação das Sagradas Escrituras, lava-se pela compunção, unge- se pela emulação dos carismas espirituais e pelo exercício das virtudes, e veste-se pela boa ação. Assim ornamentada, Rute desce à eira (Rute 3,6), o que significa humilhar-se a si mesma, depois dos benefícios recebidos, na planície do coração. Se, de fato, pelo orgulho o homem se eleva sobre si mesmo, pela humildade retorna e desce para si mesmo. Há uma outra humildade que precede a esta, pela qual nos são conferidos primeiros benefícios; por esta da qual tratamos agora nos são aumentados estes benefícios. Noemi pede a Rute que levante a Booz a capa da parte dos pés e que ali se coloque e se deite (Rute 3,4). Levantar a capa da parte dos pés significa considerar, investigando humildemente, o mistério da nossa Redenção; ali co,ocar-se e deitar-se significa pedir humilde e incessantemente a perpétua união com Cristo pela fé em sua Encarnação. Que a alma, porém, não presuma de modo algum tanta proximidade e familiaridade se antes Booz não tiver se satisfeito com a comida e a bebida e não tiver se deitado no leito da paz e da quietude. Ora, a comida e a bebida de Cristo é, conforme Ele próprio no-lo diz, fazer a vontade de seu Pai. Isto é o que Ele mesmo declarou aos seus discípulos:
Portanto, nenhuma alma ouse de modo algum discutir, tratar ou compreender o mistério de Cristo ou pedir-lhe a felicidade que dEle emana se primeiro, exibidas santas obras, não o reconhecer contente e pacífico para consigo. De fato, assim diz a Escritura:
E também o Apóstolo:
Daqui também ocorreu que Moisés, após a morte de Nadab e Abiu, repreendendo a Eleazar e Itamar por não terem comido o bode que havia encontrado queimado, respondeu-lhe Aarão:
E da oração também está escrito que
Quem quer que, portanto, de algum modo queira aproximar-se de Deus, ou pedir-lhe algo, é necessário que cuide primeiro de sua consciência, exercitando-se, em sua presença, nas boas obras e serenando-se a si mesmo pela humildade. Por meio destas coisas Cristo como que se alimentará e saciará pela comida e pela bebida e então poderemos encontra-Lo descansado para conosco. A comida e a bebida que Booz tomou, porém, não lhe foram dadas por Rute, mas eram do próprio Booz, já que nossas obras são um dom de Cristo, e não pertencem à nossa faculdade, mas à graça celeste, conforme mensina a Epístola aos Romanos, quando nos diz:
Deitada aos pés de Booz, "ele mesmo", explica Noemi a Rute,
Isto se repete sempre que, fazendo obedientemente aquilo que nosso prelado nos preceitua, quanto ao demais a unção de Cristo
Vendo Rute deitada aos seus pés, Booz louva-a por não ter buscado os jovens (Rute 3,10). É assim também que Cristo louva a alma que com fidelidade se lhe aproxima, não seguindo os demônios ou os homens réprobos, hábeis e prontos para o mal. Agora, portanto, irmãos caríssimos, retornemos a nós mesmos e de tudo isto procuremos diligentemente aprofundarmo-nos no conhecimento da verdade, inflamarmo-nos ao amor da bondade, incentivarmo-nos ao exercício da virtude e formarmo-nos ao efeito da boa obra, para que possamos merecer o prêmio da salvação pela renúncia de nossas maldades passadas e das sugestões do demônio. Sigamos nosso pastor, imitando-o nas coisas que ele fizer com retidão. Unamo-nos a ele, amando-o verdadeiramente. Obedeçamo-lo, cumprindo com empenho tudo o que ele nos preceitua. Habitemos com ele em Belém, honestamente convivendo com ele na santa Igreja. Colhamos a batamos as espigas no campo de Booz, e levemo-las à nossa casa, estudando, meditando e recordando em nossa memória ou nossa consciência, conforme dissemos acima, as palavras de nosso Salvador. Não respiguemos em campo alheio, repelindo as más asserções dos hereges. Lavemo-nos, então, deplorando nossos crimes; unjamo- nos, emulando os dons espirituais e seguindo as virtudes, principalmente a caridade, conforme no-lo ensina o Apóstolo. Vistamo-nos, entregando-nos à execução das seis obras de misericórdia. Desçamos, finalmente, à eira, humilhando-nos em nosso coração. Levantemos a capa com que Booz se cobre da parte dos pés investigando, por uma humilde consideração, o mistério de nossa Redenção; e ali, pela Paixão que foi o seu fim, nos coloquemos e deitemos, pedindo-lhe humildemente e sem cessar que nos conceda que nos unamos a Ele. Insistindo deste modo dEle obteremos, assim como Rute o obteve de Booz, receber primeiro, pela fé na santa e indivídua Trindade, três módios de cevada (Rute 2,17); depois, pela perfeição de toda santidade, mais seis módios (Rute 3,15), e finalmente nos será concedido que nos unamos a Ele no tálamo nupcial (Rute 4,13), no mundo pelo gozo da doçura interior, no céu pela glória da bem aventurança. E que para tanto se digne vir em nosso auxílio Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é Deus, bendito pelos séculos. Amén. |