NOTA SOBRE A DISTINÇÃO
ENTRE NECESSIDADE DE MEIO
E NECESSIDADE DE PRECEITO



Os mistérios da fé em que é necessário crer por necessidade de meio são ditos aqueles que, por contraposição aos que é necessário crer apenas por necessidade de preceito, sem eles não seria possível alcançar a salvação, ainda que ignorados inculpavelmente.

Não é tarefa simples determinar quais sejam eles com certeza absoluta. Independentemente da certeza dogmática, porém, em casos em que algo tão importante está em jogo, a moral cristã exige que se siga o caminho mais seguro, conforme a sentença de Santo Afonso:

"Não é lícito em matéria de fé
e em tudo aquilo que diz respeito
à eterna salvação por necessidade de meio
seguir uma opinião menos provável,
e nem mesmo a mais provável,
mas sim a mais segura".

S. Afonso Liguori
Theologia Moralis
Lb. I, C.III, nº 43

Considera-se que é certamente de necessidade de meio crer explicitamente na existência de Deus e que Ele é remunerador dos bons na ordem sobrenatural com um prêmio eterno. Esta afirmação baseia-se em uma afirmação explícita da Epístola aos Hebreus:

"Sem fé é impossível agradar a Deus,
porque quem se aproxima de Deus
deve crer primeiro que Ele existe
e que recompensa aqueles que o procuram".

Heb. 11,6

Em segundo lugar, todo o conjunto do Novo Testamento sugere também que, após a suficiente promulgação do Evangelho, a fé explícita no Mistério de Cristo, de sua Encarnação e de sua Paixão e Redenção, também é de necessidade de meio, conforme o que está escrito nos Atos dos Apóstolos:

"Não há sob o céu outro nome,
dado aos homens,
pelo qual possamos salvar-nos".

Segundo Santo Afonso, esta é a posição mais provável, mas ele também afirma não ser improvável a posição dos que afirmam que, devido a uma ignorância invencível, seria suficiente apenas uma fé implícita nestes mistérios.

Em conseqüência do mistério de Cristo, S. Tomás de Aquino coloca que a fé explícita no mistério da Santíssima Trindade é também de necessidade de meio:

"O mistério de Cristo
não pode ser objeto de fé explícita
sem a fé na Trindade,
porque está contido no mistério de Cristo
o Filho ter tomado a carne humana,
ter renovado o mundo pela graça do Espírito Santo,
e ter sido concebido pelo espírito Santo,
e todos os que renascem em Cristo
o fazem pela invocação da Santíssima Trindade,
segundo Mateus 28,19:

`Ide, e ensinai todos os povos,
batizando-os em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo'".

Summa Theologiae
IIa IIae, Q.2 a.8