CARTA AOS EFÉSIOS



Inácio, também chamado Teóforo, àquela que é bendita em grandeza na plenitude de Deus Pai, predestinada antes dos séculos a existir em todo o tempo, unida para uma glória imperecível e imutável, e eleita na Paixão verdadeira, pela vontade do Pai e de Jesus Cristo nosso Deus - à Igreja digna de bem-aventurança, que vive em Éfeso da Ásia, todos os bens em Jesus Cristo e os cumprimentos numa alegria impoluta.

1.

1 Tomei conhecimento em Deus de vosso nome tão apreciado, que granjeastes por uma apresentação correta, baseada na fé e caridade em Jesus Cristo nosso Salvador. Sendo imitadores de Deus, reanimados no sangue de Deus, levastes a têrmo a obra que vos é congênita. 2 Assim ouvindo que eu vinha da Síria, prêso pelo Nome e pela esperança que nos são comuns, confiando chegar até Roma para combater as feras, graças à vossa oração, a fim de ter a felicidade de tornar-me discípulo, vós vos apressastes em ver-me. 3 Recebi pois tôda a vossa grande comunidade em nome de Deus na pessoa de Onésimo, dotado de indizível caridade e vosso bispo segundo a carne. Peço-vos que o ameis em Jesus Cristo e que a êle todos vos assemelheis. Bendito Aquêle que vos fêz a graça, já que vos mostrastes dignos de possuirdes tal bispo.

2.

1 Quanto a Burrus, meu companheiro de serviço e vosso diácono bendito em tôdas as coisas segundo o coração de Deus, pediria que continue a meu lado para honra vossa e de vosso bispo. Mas também Crocos, digno de Deus e de vós, a quem acolhi como prova de vosso amor, confortou-me êle de tôda a sorte, como também o Pai de Jesus Cristo lhe há de dar confôrto junto com Onésimo, Burrus, Euplos e Fronton, pois em suas pessoas vi a todos vós na caridade. 2 Gostaria de merecer a graça de alegrar-me convosco em tudo. Bem, por isso é que convém glorificar de tôda sorte a Jesus Cristo que vos tem glorificado, para que, reunidos em uma só submissão, sujeitos ao bispo e ao presbitério, vos santifiqueis em tôdas as coisas.

3.

1 Não vos dou ordens como se fôra alguém. Mesmo que carregue os grilhões pelo Nome, ainda não cheguei à perfeição em Jesus Cristo. Pois agora é que começo a instruir-me e vos falo como a meus condiscípulos. Eu de fato deveria ser ungido por vós com fé, exortações, paciência, grandeza d'alma. 2 Mas, desde que a caridade não me permite calar-me sôbre vós, tomei a dianteira de exortar-vos a correr de acôrdo com o pensamento de Deus. Pois Jesus Cristo, nossa vida inseparável, é o pensamento do Pai, como por sua vez os bispos, estabelecidos até os confins da terra, estão no pensamento de Jesus Cristo.

4.

1 Segue daí, que vos convém avançar junto, de acôrdo com o pensamento do bispo, como aliás fazeis. Pois vosso presbitério digno de tão boa reputação, digno que é de Deus, sintoniza com o bispo como cordas com a cítara. Por isso, no acorde de vossos sentimentos e em vossa caridade harmoniosa, Jesus Cristo é que é cantado. 2 Mas também, um por um, chegais a formar um côro, para cantardes juntos em harmonia; acertando o tom de Deus na unidade, cantais em uníssono por Jesus ao Pai, a fim de que vos escute e reconheça pelas vossas boas obras, que sois membros de seu Filho. Vale assim a pena viver em unidade intangível, para que a tôda hora também participeis de Deus.

5.

1 Pois, se em tão curto lapso de tempo tive tal intimidade com vosso bispo, não em sentido humano mas espiritual, quanto mais devo felicitar-vos por estardes tão profundamente ligados a êle como a Igreja a Jesus Cristo e como Jesus Cristo ao Pai, para que tôdas as coisas estejam em sintonia na unidade. 2 Não se iluda ninguém. Se não se encontrar no interior do recinto do altar, ver-se-á privado do pão de Deus. Vêde, se a oração de um e dois possui tal fôrça, quanto mais então a do bispo e de tôda a Igreja! 3 Aquêle que não vem à reunião comum já se revela como orgulhoso e se julgou a si próprio, pois está escrito: "Deus se opõe aos orgulhosos". Por conseguinte, cuidemo-nos de não nos opormos ao bispo, para estarmos submissos a Deus.

6.

1 E quanto mais alguém percebe que o bispo se cala, mais o respeite. Pois aquêle a quem o dono da casa delega para a administração é preciso que o recebamos como receberíamos ao que o enviou. Torna-se pois evidente que se deve olhar para o bispo, como para o próprio Senhor. 2 De fato, porém, o mesmo Onésimo exalta vossa boa disciplina em Deus, .dizendo que viveis todos conforme à verdade e que entre vós não há heresia que chegue a tomar pé. Antes pelo contrário, a ninguém mais prestais ouvido, a não ser a Jesus Cristo, que fala na verdade.

7.

1 Há os que costumam, por um ardil pernicioso, servir-se por tôda parte do Nome, mas praticam coisas indignas de Deus. A êstes evitareis como a animais selvagens. São realmente cães raivosos, que mordem traiçoeiramente. É preciso precaver-vos de suas mordeduras, difíceis de curar. 2 Um é o médico, em carne e espirito, gerado e não gerado, aparecendo na carne como Deus, na morte vida verdadeira, tanto de Maria como de Deus, primeiro capaz de sofrer, depois impassível, Jesus Cristo Senhor Nosso.

8.

1 Que ninguém vos iluda pois. Nem vos deixeis aliás iludir, sendo todo inteiros de Deus. Pois, se nenhuma intriga se armou entre vós, que vos possa atormentar, é sinal de que viveis segundo Deus. Sou vossa vítima e me ofereço em sacrifício por vossa Igreja, efésios, que será celebrada pelos séculos. 2 Os carnais não podem praticar obras espirituais, nem os espirituais obras carnais, como nem a fé pratica as obras da infidelidade nem a infidelidade as da fé. Mas também aquilo que praticais, segundo a carne, é espiritual, pois fazeis tudo em Jesus Cristo.

9.

1 Soube de pessoas que por lá passaram, fazendo-se portadoras de más doutrinas: não lhes permitistes espalhá-las entre vós, tapando os ouvidos para não acolher as sementes por êles espalhadas, sabendo que sois pedras do templo do Pai, preparadas para a construção de Deus Pai, alçadas para as alturas pela alavanca de Jesus Cristo, alavanca que é a Cruz, servindo-vos do Espírito Santo como de um cabo. Vossa fé por um lado é o guia, enquanto a caridade se transforma em caminho que leva para cima, até Deus. 2 Sois assim todos companheiros de viagem, portadores de Deus, portadores de um templo, portadores de Cristo, portadores do que é santo, adornados em todos os sentidos com os preceitos de Jesus Cristo. Alegro-me por isso convosco, porque tive a honra de falar-vos através dessa carta e de vos felicitar, porque, segundo a nova vida, nada amais senão sòmente a Deus.

10.

1 Mas também pelos demais homens rezai sem cessar. Pois nêles existe esperança de conversão, de chegarem a Deus. Permiti-lhes que se instruam junto a vós por vossas obras. 2 Diante de suas explosões de cólera, vós sereis mansos; diante de sua presunção, se reis humildes; diante de suas blasfêmias, oferecereis orações; diante dos erros dêles, manter-vos-eis firmes na fé; diante de sua selvageria, sereis. pacíficos, sem procurar imitá-los. 3 Que nos encontrem como irmãos pela bondade. Esforcemo-nos por sermos imitadores do Senhor: quem mais do que Êle foi injustiçado? quem mais despojado? quem mais desprestigiado? Assim não seja encontrada entre vós planta. alguma do diabo, mas que em tôda pureza e temperança, permaneçais em Jesus Cristo, corporal e espiritualmente.

11.

1 Chegamos aos últimos tempos: resta envergonharmo-nos, temermos a longanimidade de Deus, para que ela não se transforme para nós em condenação. Ou temeremos a ira vindoura, ou amaremos a graça presente. Uma das duas. Só o fato de nos encontrarmos em Cristo Jesus nos garantirá entrada para a vida verdadeira. 2 Fora dêle, nada tenha valor para vós. É n'Êle que carrego os grilhões, estas pérolas espirituais. Com elas gostaria de ressuscitar, graças à vossa oração, na qual espero ter sempre parte para compartilhar também a herança dos cristãos de Éfeso, que também sempre estiveram unidos aos Apóstolos na fôrça de Jesus Cristo.

12.

1 Sei quem sou e a quem escrevo. Eu, um condenado; vós, os que alcançastes misericórdia. Eu, em perigo; vós, seguros. 2 Vós sois o lugar de trânsito dos que são assumidos para Deus, iniciados nos mistérios com Paulo, o santificado, que recebeu testemunho, e mereceu chamar-se bem-aventurado, em cujas pegadas gostaria de encontrar-me na hora de estar com Deus, êle que em tôdas as cartas de vós se lembra em Cristo Jesus.

13.

1 Cuidai pois de reunir-vos com mais freqüência, para dar a Deus ação de graças e louvor. Pois, quando vos reunis com freqüência, abatem-se as fôrças de Satanás e desfaz-se o malefício, pela vossa união na fé. 2 Nada melhor que a paz, que aniquila tôda guerra de podêres celestes ou terrestres.

14.

1 Nada disso constitui novidade, se mantiverdes de modo perfeito em Jesus Cristo a fé e a caridade, que são o comêço da vida e seu fim. Pois o comêço é a fé e o fim a caridade. Ambas reunidas são Deus, enquanto que tudo o mais é conseqüência para a perfeição humana. 2 Ninguém peca enquanto professa a fé, ninguém odeia enquanto possui a caridade. Conhece-se a árvore pelos seus frutos; assim os que professam ser de Cristo serão reconhecidos pelas obras. Pois nesta hora não é de profissão de fé que se trata, mas de nos mantermos na prática da fé até ao fim.

15.

1 É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre "que falou e tudo foi feito"; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai. 2 Quem de fato possui a Palavra de Jesus pode até ouvir-lhe o silêncio; para ser perfeito, para agir pelo que fala e ser reconhecido pelo que cala. 3 Nada escapa ao Senhor; antes, o que é segrêdo para nós está perto d'Êle. Façamos pois tudo como se Êle em nós morasse, para sermos seus templos e Ele nosso Deus em nós. E é essa a realidade; e ela se manifestará aos nossos olhos, se o amarmos devidamente.

16.

1 Não vos iludais, meus irmãos, os corruptores da família não herdarão o Reino de Deus. 2 Pois, se pereceram os que praticavam tais coisas segundo a carne, quanto mais os que perverterem a fé em Deus, ensinando doutrina má, fé pela qual Jesus Cristo foi crucificado? Um tal, tornando-se impuro, marchará para o fogo inextingüível, como também marchará aquêle que o escuta.

17.

1 Por isso, recebeu o Senhor unção sôbre a cabeça para exalar em favor da Igreja o perfume da incorrupção. Não vos deixeis ungir pelo mau odor da doutrina do príncipe dêste mundo, de forma que vos leve cativos para longe da vida que vos espera. 2 Por que não nos tornamos prudentes, aceitando o conhecimento de Deus, isto é, Jesus Cristo? Por que morrermos tolamente, desconhecendo o dom que o Senhor nos enviou de verdade?

18.

1 Meu espírito é vítima destinada à Cruz, e esta é escândalo para os incréus; para nós porém salvação e vida eterna. Onde se encontra o sábio? Onde o pesquisador? Onde a fama dos assim chamados intelectuais? 2 Pois nosso Deus, Jesus Cristo, tomou carne no seio de Maria segundo o plano de Deus, sendo de um lado descendente de Davi, provindo por outro do Espírito Santo. Nasceu, foi batizado, para purificar a água pela sua Paixão.

19.

1 Permaneceu oculta ao príncipe dêste mundo a virgindade de Maria e seu parto, como igualmente a morte do Senhor: três mistérios de grande alcance, que se processaram no silêncio de Deus. 2 Como então foram êles manifestados aos séculos? Um astro brilhou no céu, mais que todos os astros; sua luz era inenarrável e sua novidade suscitou estranheza; tôdas as demais estrêlas por sua vez junto com o sol e a lua formaram côro em tôrno do astro, êle no entanto projetava mais luz que todos os demais; produziu-se confusão: donde viria a novidade, tão diversa dêles próprios? 3 A conseqüência disso foi que tôda a magia se desfez e que desapareceu tôda cadeia de maldade; a ignorância se dissipou, o antigo reinado se destruiu, quando Deus apareceu em forma humana, para a novidade da vida eterna; começou a realizar-se o que fôra decidido junto a Deus. Desde então tudo se movimentou a um tempo, porque se preparava a destruição da morte.

20.

1 Se Jesus Cristo, pela vossa oração, me tornar digno e se fôr de Sua vontade, num segundo escrito que desejo compor para vós, hei de esclarecer o que iniciei, a saber o plano da salvação, em relação ao homem nôvo, Jesus Cristo, na fé para Êle e no amor para com Êle, em Sua Paixão e Ressurreição. 2 Sobretudo se o Senhor me revelar, que todos, em particular e em comum, na graça que procede do Nome, vos reunis na mesma fé e em Jesus Cristo, que descende segundo a carne de Davi, filho do homem e filho de Deus, para obedecermos ao bispo e ao presbitério numa concórdia indivisível, partindo um mesmo pão, que é o remédio da imortalidade, antídoto contra a morte, mas vida em Jesus Cristo para sempre.

21.

1 Sou preço de resgate para vós e para os que enviastes para honra de Deus a Esmirna, donde também vos escrevo, em sinal de gratidão ao Senhor e como prova de amor a Policarpo como a vós. Lembrai-vos de mim, como também Jesus Cristo se lembra de vós. 2 Rezai pela Igreja da Síria, donde sou levado prêso para Roma. Sendo o último dos fiéis de lá fui julgado digno de servir à honra de Deus. Saudações em Deus Pai e em Jesus Cristo, nossa esperança comum.