34.

Sermones Centum, Sermo 21.

"Cura-me, Senhor,
e serei curado".

Jer. 17, 14

O homem, enquanto permaneceu na justiça, estêve são. Mas depois que caíu pela culpa incorreu em grave doença. E ele, que antes da culpa possuía a saúde em todos os seus membros espirituais, depois da culpa padeceu a enfermidade em todos eles.

Mas, porventura, deve-se dizer que o homem tem membros espirituais? Os membros espirituais do homem são as virtudes. Assim como o homem é exteriormente formado exteriormente por membros que lhe são convenientes, assim também é interiormente ordenado e disposto por virtudes admiravelmente concordantes entre si de tal modo que os membros do corpo são figuras da substância espiritual.

A cabeça significa a mente. Assim como a cabeça possui o lugar mais elevado entre os membros, assim a mente é a primeira e a mais elevada entre as faculdades da alma.

Os olhos designam a contemplação. Assim como pelos olhos do corpo contemplamos o que é externo e visível, assim pelos raios da contemplação investigamos as coisas invisíveis.

A boca sugere a inteligência. Assim como recebemos o alimento pela boca, assim pela faculdade da inteligência recebemos o alimento dos ensinamentos divinos.

Os dentes significam a meditação, porque assim como pelos dentes trituramos o alimento recebido, assim pelo ofício da meditação dividimos e discutimos sutilmente o pão do ensinamento.

Pelo ventre devemos entender a MEMÓRIA. Assim como a comida corporal, recebida pela boca, triturada pelos dentes, é conduzida ao ventre, para que ali seja digerida e distribuída por todos os membros para que por ele os membros se fortaleçam, assim também o alimento espiritual, conhecido pela inteligência e discutido e sutilizado pela meditação é preparado no interior da MEMÓRIA, para que ali, cosido pelo fogo do amor, seja administrado e dividido para que por ele se fortaleçam todas as demais faculdades. Mas assim como não são de proveito para o ventre alguns alimentos que ele aceita, por não serem bem digeridos, seja pela sua abundância, seja por causa da debilidade da virtude digestiva, e por isso mesmo são expulsos em sua quase integridade, assim também alguns alimentos espirituais aceitos pela mente não lhe são de proveito porque, preparados por uma grande negligência, são imediatamente perdidos pela MEMÓRIA. Quem, porém, retém pela MEMÓRIA o alimento recebido e o decompõe pelo amor, é robustecido para evitar o mal e fortalecido para fazer o bem.