16.

A Medicina da Alma, C. VI.

O sagitário possui duas naturezas, a ferina e a humana. A parte superior se assemelha ao homem, a inferior se assemelha ao animal. Aqueles que vivem segundo a razão, são dignos do céu, aqueles que vivem bestialmente, são dignos do inferno. O sagitário segura o arco e arremessa a flecha. Há, porém, dois arcos, o arco do Senhor, e o arco do demônio. Do primeiro se aproximam os espirituais, do segundo os animais. Os pecadores, com seu arco, têm como alvo atingir ocultamente os retos de coração. Possuem também uma aljava, na qual colocam suas flechas, que são os pensamentos perversos, já que os pecadores

"Tomaram o arco,
prepararam as suas setas na aljava"

Salmo 10, 3

Preparam as setas porque é para isto que se aplicam os perversos, para a subversão. Mas, diz também a Escritura, que o Senhor consumirá o arco e quebrará as setas. O arco dos justos é a inteligência espiritual, a corda a doutrina, as setas as palavras da doutrina, a aljava a MEMÓRIA. Este arco é estendido pelo Senhor, e por Ele é preparado. O Senhor prepara o arco quando nos explica a inteligência das Sagradas Escrituras. Deste arco são enviadas setas poderosas e agudas (Salmo 119, 4), para que firam e transpassem os corações.

"O Senhor sabe",

diz S. Agostinho.

"flechar o amor".

Ninguém flecha mais belamente o amor do que aquele que o faz pela palavra. Flecha, de fato, para que produza o amor. Por esta seta é ferida a esposa:

"Ferida estou",

diz ela,

"pelo amor".

Cant. 2, 5.

Quem dera que nós, atingidos por esta seta, morrêssemos para este mundo!