13.

O Claustro da Alma, L. IV, c. 19.

"E fizeram novos vasos sagrados".

I Mac. 4, 49

Fazem novos vasos sagrados aqueles que constroem seus corações na vida nova segundo os preceitos do homem novo que é Cristo.

"E trouxeram o candelabro,
e o altar do incenso,
e a mesa para o templo".

I Mac. 4, 49

Pelo candelabro podemos entender a Palavra de Deus; pela luz do candelabro o ensinamento da Palavra; pelo altar dos incensos a devoção das orações, não o suave fumo da adulação. Pela mesa, a MEMÓRIA das Divinas Escrituras. Assim como alguém faz refeição com o que é colocado na mesa, assim a alma engorda como que de diversos manjares com o que é trazido à MEMÓRIA.

"E ofereceram um sacrifício novo
sobre o altar dos holocaustos".

I Mac. 4, 49

Oferecem um sacrifício novo sobre o altar dos holocaustos quando no arrependimento do coração imolam os desejos da carne. Estes renovam a mente e se purificam da mácula das imundícies. Aqueles, portanto, que permanecem nesta cidade de Jerusalém, isto é, que permanecem na paz, e que têm a Judas Macabeu, isto é, à confissão, como o seu guia entre todos, isto é, a confissão, que purificam o templo, isto é, a alma, dos vícios, e que quotidianamente restauram o que foi destruído, creio que se não desanimarem, sem demora passarão desta Jerusalém à celeste.