6.

Primeira conclusão.

De tudo quanto dissemos deduz-se a importância da virtude da fé para o desenvolvimento da vida cristã:

"Sem fé",

diz a Epístola aos Hebreus,

"não é possível agradar a Deus",

Heb. 11, 6

pois é pela fé que se recebe a graça do Espírito Santo, cujo princípio se manifesta pelo dom do temor do Senhor, através do qual nos é dado do alto a força necessária para evitar o pecado, cumprir os mandamentos e iniciar o trabalho de santificação. Aqueles que desejam alcançar o único objetivo importante desta vida e também a vontade de Deus para todos os homens, a santidade, assim como auxiliar o próximo a alcançá-la, devem, portanto, começar pela virtude da fé.

Vimos como as Sagradas Escrituras e, em particular, Jesus Cristo e o Apóstolo São Paulo, nos ensinam a importância de se procurar adquirir a fé e de fazê-la crescer, até que, no dizer de Jesus, de uma pequena semente se torne uma grande árvore.

Jesus, em uma passagem do Evangelho de Mateus, compara a fé a um grão de mostrada (Mt. 17, 20); mas em outra, volta a comparar o Reino dos Céus, que se inicia em nós pela fé, a este mesmo grão de mostarda. Ao fazer esta segunda comparação, Jesus mostra que a fé, pela qual se inicia o Reino de Deus, no início parece ser uma coisa insignificante, pequeníssima como a menor de todas as sementes, um quase nada que aparentemente não manifesta mais valor ou mais conseqüências do que as menores coisas da vida cotidiana, como uma pequena palavra de consolo ou a simples formalidade de um cumprimento, cuja existência não alteraria o curso dos eventos humanos mais do que a sua não existência. Uma semente de mostarda, tão pequena que não faria diferença até no cardápio de um passarinho. Mas esta fé, ensina Jesus, esconde em sua pequenez a mesma grandiosidade da sabedoria dAquele que criou a semente de mostarda, e se o homem souber como plantá-la e cultivá-la, torna-se a maior de todas as árvores, em nada mais semelhante com aquela semente que havia sido a sua primeira origem:

"O Reino dos Céus",

diz Jesus,

"é semelhante a um grão de mostarda.
É, na verdade,
a menor de todas as hortaliças,
mas torna-se uma árvore
capaz de abrigar as aves do céu
que vem pousar em seus ramos".

Mt. 13, 31-32

Para que possamos, portanto, alcançar a plena estatura dos filhos de Deus, devemos, segundo o ensinamento de Jesus, fazer com que a fé em nós se torne uma grande árvore, capaz de

"abrigar as aves do céu
que vem pousar em seus ramos".

Mas para isto deveremos examinar primeiro com mais precisão o que é a virtude da fé de que já falamos, como ela se adquire e qual o seu papel no processo da santificação do homem. É isto que pretendemos fazer no restante deste livro e no próximo.