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As crianças podem aprender música depois dos sete
anos. Há três finalidades na educação musical das crianças:
para que brinquem (13), para que se tornem puras (14) e para
acostumá-las a julgar retamente e deleitar-se segundo a
razão, dispondo-as à virtude (15).
É coisa manifesta que pelo correto uso da música
nos tornamos bem dispostos às virtudes. De fato, diz o
Filósofo, os sacerdotes do monte Olimpo se utilizavam de
muitas melodias para este fim (16).
A razão pela qual a música dispõe às virtudes
consiste em que a música faz parte das coisas que são
deleitáveis segundo si mesmas, e a virtude moral diz respeito
como a uma matéria própria às deleitações, às tristezas e às
demais paixões. Ora, é manifesto que nada acostuma tanto à
geração dos hábitos morais e às ações das mesmas do que o
reto julgamento dos movimentos das paixões e o deleitar-se
nelas segundo a razão (17). Acostumar-se, porém, a julgar o
que é semelhante às ações e deleitações morais é acostumar-se
a julgar das próprias ações morais e deleitar-se nelas.
Mas as harmonias musicais são semelhantes às
paixões, aos hábitos e às ações morais (18), pois nas melodias
musicais se encontram manifestamente imitações dos costumes,
já que pelas diferenças das harmonias podem se dispor de modo
imediato as paixões e os movimentos dos ouvintes de tal ou
qual maneira. Assim é que a melodia lídia do sétimo tom
retrai o espírito ao seu interior; a melodia lídia do quinto
tom, também denominada de hipolídia, manifestamente predispõe
à preguiça; a melodia dórica do primeiro tom dispõe os
ouvintes à constância nas obras, pelo que é maximamente
moral; a melodia frígia do terceiro tom recolhe
fortissimamente o espírito do exterior ao interior (19).
Estes exemplos mostram como nas melodias
encontramos as semelhanças das virtudes (20); de onde que
acostumar-se a julgar e a deleitar-se corretamente nas
harmonias musicais é acostumar-se a julgar e a deleitar-se
retamente nos hábitos e nas ações morais (21). Deve-se,
portanto, concluir que a música pode dispor à virtude, pelo
que é importante educar e acostumar os jovens à mesma (22).
A música também pode purificar os jovens, porque a
purificação é a corrupção de alguma paixão nociva que passa a
não existir, o que se obtém pela geração do contrário, assim
como a corrupção da ira se dá pela geração da mansidão (23).
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