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Vamos agora fazer um apanhado sobre o que é a felicidade
humana, segundo as palavras de S. Tomás, tomadas principalmente do
décimo livro do Comentário à Ética.
A felicidade, diz Tomás de Aquino
no décimo do Comentário à Ética,
tanto quanto é possível neste mundo, consiste na operação
especulativa da inteligência pela principal das virtudes intelectuais
que é a virtude da sabedoria (53), conduzida até a contemplação da
verdade (54).
Desta afirmação segue-se que não é em qualquer operação da
inteligência que consiste a felicidade do homem.
Ela tem que ser, em primeiro lugar, uma operação da
inteligência especulativa, isto é, aquela que tem por objeto o
necessário, por oposição ao contingente, que é objeto das operações
da inteligência prática [
cf. nota sobre o necessário e o contingente].
Ela tem que ser, em segundo lugar, uma operação da
inteligência especulativa cultivada até à excelência por uma virtude
intelectual. Não é, portanto, uma especulação qualquer da inteligência;
é uma especulação levada pela virtude ao seu grau máximo.
Ela tem que ser, em terceiro lugar, uma operação da
inteligência especulativa levada ao grau máximo não por uma virtude
intelectual qualquer, mas por aquela virtude a que damos o nome de
sabedoria.
Ela tem que ser, em quarto lugar, uma operação da
inteligência especulativa segundo a sabedoria conduzida até a
contemplação da verdade. Há dois modos de operação especulativa, diz
Santo Tomás. O primeiro é aquele que consiste na investigação da
verdade; o segundo consiste na contemplação da verdade já descoberta e
conhecida, que é a mais perfeita, por ser o término do fim da
investigação. A perfeita felicidade, portanto, não consiste em qualquer
especulação da sabedoria, mas naquela que é conduzida até à contemplação
da verdade (55).
O que é a virtude da sabedoria de que aqui se fala será
explicado no final deste capítulo; será, entretanto, apenas uma
explicação inicial; todas as implicações que esta primeira explicação
sobre a sabedoria encerra só poderão ser desenvolvidas ao longo de todo
o presente trabalho.
Antes, porém, desta primeira exposição do que seja a
sabedoria, vamos mostrar como, seguindo a Aristóteles, Santo Tomás
oferece uma série de argumentos para mostrar que a felicidade humana
consiste de fato na operação especulativa segundo a virtude da
sabedoria.
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