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A
hierarquia, portanto, tem como fim conduzir as criaturas,
tanto quanto seja possível, à semelhança e união com Deus. Uma
hierarquia tem a Deus como mestre de todo saber e ação. Não deixa
de contemplar sua diviníssima beleza. Leva em si a marca de Deus.
Faz com que seus membros sejam imagens dEle sob todos os aspectos,
espelhos transparentes e sem mancha (Sab. 7, 26), refletindo o
brilho da luz primeira e de Deus mesmo. Assim que seus membros tenham
recebido a plenitude de seu divino esplendor, transmitem generosamente
a luz, conforme ao plano de Deus, a aqueles que os seguem na escala.
Seria grave êrro para os santos guias, assim como para aqueles que
aprendem deles, fazer algo contra as disposições sagradas daquele
que, em última análise, é a fonte da perfeição. A
desobediência, especialmente para aqueles que anelam o divino
esplendor de Deus e fixaram para sempre o olhar naquele fulgor, seria
um êrro. É o que convém ao seu caráter sagrado, e mais, se estão
configurados, na medida de suas forças, com aquela luz.
Assim é que o nome de hierarquia designa uma disposição sagrada,
imagem da beleza de Deus, que representa os mistérios da própria
iluminação, graças à ordem sagrada de seu grau e de seus saberes.
Assemelha-se à própria fonte e, na medida do possível,
configura-se com sua própria origem. Porque a perfeição de cada um
dos que estão nesta sagrada ordem consiste principalmente em que,
segundo a própria capacidade, tenda à imitação de Deus. Mais
admirável ainda, chega a ser, como diz a Escritura, "cooperador de
Deus" (I Cor. 3, 9; I Tess. 3, 2) e reflexo da
atividade divina na medida do possível.
Por isso, quando a ordem sagrada dispõe que uns sejam purificados e
outros purifiquem, uns sejam iluminados e outros iluminem, uns sejam
aperfeiçoados e outros aperfeiçoem, cada um imitará a Deus de fato
segundo o modo que convenha à sua função própria. O que nós
chamamos bem-aventurança de Deus é livre de toda dessemelhança. É
plena de luz, sempiterna, perfeita, sem que lhe falte nada. Ela é
a que purifica, ilumina e aperfeiçoa. Ou melhor, é a santa
purificação, iluminação, perfeição. Está acima de toda
purificação, acima de toda iluminação; é a verdadeira fonte de
perfeição, mais que perfeita. Causa de toda a hierarquia,
ultrapassa em muito todo o sagrado.
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