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A pessoa que opinava conforme ficou dito sustentava que, na
visão do profeta, era um daqueles santos anjos encarregados de nós.
Sob a orientação luminosa deste anjo elevou-se a tal contemplação
que, se me é lícito falar em símbolos, pôde contemplar os seres de
grau superior situados debaixo, ao redor e com Deus. Mais além
daqueles seres, pôde admirar o cimo, inefavelmente superior, que
ultrapassa todo princípio, põe o seu trono entre eles e os domina a
todos (Gen. 1, 25). Por esta visão o profeta compreendeu que
a Deidade, por sua absoluta supraessência, ultrapassa todo o poder,
visível e invisível.
É completamente independente de todas as coisas. Não se pode
comparar nem sequer com as mais nobres. É causa e fonte de todo o ser
e de que todo ser seja bom (Is. 6, 2), de seu fundamento
imutável, inclusive os mais elevados.
O profeta conheceu então os poderes deificantes dos santíssimos
serafins. "Serafim" significa ardente. Vou explicá-lo
brevemente, o melhor que me for possível, como o poder do fogo faz
elevar-se até à semelhança com Deus. A sagrada imagem das seis
asas significa o impulso maravilhoso com que as hierarquias primeiras,
médias e inferiores se elevam constantemente até Deus. Enquanto via
os inumeráveis pés, a multidão dos rostos, as asas com que ocultava
acima os rostos e abaixo os pés, as asas do meio em um bater
constante, o santo profeta foi elevado à compreensão daquelas
coisas. Foram-lhe mostradas as múltiplas facetas das inteligências
mais excelsas, o multiforme poder de sua visão. Foi testemunha da
reverência sagrada e da maneira extraordinária com que aqueles
espíritos procedem na investigação dos mais altos e profundos
mistérios, sem presunção, sem arrogância nem fantasias.
Testemunha também do movimento harmonioso e elevado com que atuam
incessantemente a imitação de Deus.
Ademais, aprendeu o santo profeta aquele cântico de louvor à
Deidade, pois o anjo desta visão lhe comunicou, dentro do
possível, toda a ciência sagrada que tinha. Ensinou-lhe também
que toda pessoa se purifica na medida em que participa da claridade
transparente da Deidade. Por razões que não são deste mundo, a
própria Deidade infunde esta misteriosa e supraessencial claridade nos
sagrados seres-inteligências. Recebem-na melhor, com mais
humildade, como é óbvio, as hierarquias mais próximas à Deidade,
pois sua capacidade é maior. Quanto ao poder da segunda e terceira
hierarquia e de nossa mesma inteligência, Deus dá mais ou menos
luz, dEle proveniente, para alcançar a incognoscível união com seu
próprio mistério, segundo o grau de configuração com a Deidade.
Ilumina as sagradas hierarquias por meio das primeiras. E, para
dizê-lo brevemente, a Deidade se dá a conhecer por meio dos
primeiros poderes.
O profeta aprendeu do anjo, enviado para levá-lo à luz, que a
purificação e as demais atuações da Deidade, refletidas nos seres
superiores, difundem-se entre os demais, segundo cada qual participa
das obras divinas. Por isso o profeta atribuíu razoavelmente aos
serafins, próximos a Deus, a propriedade de purificar pelo fogo.
Por isso não está fora de lugar dizer que foi um serafim quem
purificou ao profeta. Deus purifica todo ser porque Ele é a causa de
toda purificação. Ou mais corretamente, servindo-me de um exemplo
familiar, Ele é nosso bispo, que por meio de seus diáconos e
presbíteros purifica e ilumina. Diz-se que o próprio bispo purifica
na medida em que estas ordens recebidas dele atribuem-lhe as sagradas
atividades que eles realizam.
De modo semelhante, o anjo que efetuou a purificação do profeta
refere seu saber e poder de purificar primeiro a Deus, como Causa, e
em seguida aos serafins como a seus ministros imediatos.
Como se o anjo, ao informar a quem purificava, lhe dissesse
prudentemente:
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"a purificação que se verifica em ti por meu
intermédio tem como princípio, essência e causa ao Ser
Transcendente que dá a existência aos seres da primeira hierarquia,
os conserva e os protege junto a Ele, imutáveis e perfeitos, e os
induz a tomar parte nas atuações de sua Providência".
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Isto é o
que eu aprendi de meu mestre a respeito da missão do serafim. Depois
de Deus são os hierarcas e chefes supremos dos seres da primeira
hierarquia os que me instruíram neste ofício de purificar e que, por
meu intermédio, te purificam a ti. Por meio deles, Aquele que é
Causa e autor de toda purificação deu a conhecer a oculta atuação
de sua Providência, abaixando-se até o nível em que a possamos
compreender.
Isto eu aprendi de meu mestre e deste mesmo modo o transmito a ti.
Cabe agora ao teu entendimento e sentido crítico optar por uma ou
outra das soluções propostas. Escolhe o que te pareça mais
verossímil, razoável e conforme à verdade. A não ser que,
naturalmente, tu mesmo apresentes outra solução mais objetiva e
próxima à verdade ou a aprendas de algum outro. Isto é, tomando
como fundamento a palavra de Deus (Sl. 68, 11) e a
interpretação que dela dão os anjos. Então poderias revelar-me a
mim, que amo aos anjos, uma contemplação mais clara e mais pura que
eu quereria para mim.
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