NOVOS VÍNCULOS QUE UNEM PAIS E FILHOS

Além disto, Deus acrescentou um terceiro vínculo que vem da natureza e que, se quiseres, pode ser tido como o primeiro.

E assim, para que por um lado os pais não desprezassem o mandamento que lhes manda criar seus filhos, lhes impôs a necessidade da natureza; e, por outro lado, para que as insolências dos filhos não debilitassem e até rompessem aquela necessidade natural, colocou para estes como uma muralha o castigo que não vem só de Deus, mas também dos pais. Com o que submete com grande força os filhos aos pais e excita mais e mais nestes o amor a seus filhos.

E ainda não é este o último vínculo, mas há outro, o quarto, com o qual forte e completamente nos uniu com nossos pais. E é assim que Deus não só castiga os filhos que se comportam mal com os seus pais e louva aos que se comportam bem, como também isto mesmo faz em relação aos pais, castigando asperamente os que se descuidam de seus filhos e honrando e louvando os que zelam por eles. E assim vemos como a este velho, que nas demais coisas brilhava pela sua virtude, Deus castigou por esta única negligência, e ao contrário, por esta providência, não menos que pelos outros motivos, honrou Deus o patriarca Abraão. E, de fato, enumerando os muitos e magníficos dons que prometia conceder-lhe, e alegando a causa, põe justamente esta:

"Porque sabia",

diz a Escritura,

"que Abraão ordenaria a seus filhos e a sua casa depois dele, que guardassem os caminhos do Senhor Deus, para praticar a justiça e a eqüidade".
Gen. 18,19