QUE GRANDE EMPENHO TEM DEUS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

4.

Não se pode dizer que Deus não dá muita importância a este assunto, quando é certo que põe marcado empenho na criança e na educação dos filhos. Porque, primeiramente, inspirou um carinho tão grande à natureza, que o cuidado dos filhos constitui uma necessidade indubitável para os pais; e logo, já falando conosco, instituiu leis acerca deste cuidado. E, ao estabelecer uma festa, manda que se instrua os filhos sobre a sua ocasião e motivo. Assim, depois de falar da Páscoa, acrescentou:

"Naquele dia instruirás o teu filho dizendo-lhe: Pelo que Deus fez comigo quando eu saía do Egito".
Ex 13,8

E o mesmo faz na lei, pois tendo falado dos primogênitos, acrescenta novamente:

"E depois disto se te perguntar o teu filho, dizendo: Quem é este? tu lhe dirás: Com mão poderosa nos tirou o Senhor do Egito, da casa da servidão. E quando o Faraó se endureceu para nos despedir, o Senhor matou todos os primogênitos da terra do Egito, desde os primogênitos dos homens até os primogênitos do gado. Por isto eu sacrifico ao Senhor todo o varão primogênito".
Ex 13,14-15

Por todos os meios manda que se leve os filhos ao conhecimento de Deus.

Por outro lado, muitos são também os mandamentos que Deus impõe aos filhos em relação a seus pais, honrando a quem se porta carinhosamente com eles e castigando os ingratos, com o que faz mais amáveis os filhos aos pais. Quando nos faz donos de algo, a mesma honra que nos concede, nos coloca na máxima obrigação de cuidar dele; pois, ainda que não tivesse outra coisa, bastaria para nos mover, considerar que tudo colocou em nossas mãos o outro, e não teríamos coração para atraiçoar nem levemente a quem assim nos foi confiado. E se a isto se acrescenta que se irrita e indigna mais que os próprios ofendidos e se constitui em terrível vingador seu, é este motivo que nos obriga ainda mais. Que é, nem mais nem menos, o que Deus fez a respeito de pais e filhos.