DEUS ABENÇOARÁ OS PAIS PELA VIRTUDE DOS SEUS FILHOS

Deixemos, então, que nossos filhos sirvam a Deus levando-os não ao templo, como Samuel, mas ao próprio céu com os anjos e arcanjos. Porque é uma coisa evidente para todos que entre anjos e arcanjos servirão e ministrarão absolutamente a Deus aqueles que abraçarem esta filosofia. E não olharão só para si mesmos, mas também - e com mais valor - para vós. Porque se houve filhos que alcançaram consolo em relação a seus pais , com mais razão alcançarão os pais em relação a seus filhos. No primeiro caso, a única justificativa é o vínculo da natureza; porém, no segundo se acrescenta o da criação, que é mais forte que o da própria natureza. Um e outro vos irei demonstrar pelas divinas Escrituras. Assim, a Ezequiel, que era virtuoso e pio, mas cujos merecimentos não eram suficientes para que se sustentasse diante do grande perigo que o ameaçava, disse Deus que o queria salvar em atenção à virtude de Davi, seu pai:

"Por causa de mim mesmo",

disse

"e por Davi, meu servo, eu serei escudo desta cidade para salvá-la".
4 Reis 19,34

E escrevendo Paulo a Timóteo sobre os pais, dizia:

"Salvar-se-ão pela geração dos filhos, contanto que perseverem na fé e na caridade e na santificação com castidade".
1 Tim 2,15

E a Jó entre as outras coisas pelas quais o louva a Escritura: porque era justo, verdadeiro e piedoso, uma delas é o cuidado que tinha com seus filhos. Cuidado que não se resumia em amontoar ouro para eles e nem em lhes proporcionar brilho e glória. Mas em que se constituía? Escuta o que diz a Escritura:

"E tendo decorrido o turno dos dias de banquete, Jó mandava chamar seus filhos, purificava-os, e, levantando-se de madrugada, oferecia holocausto por cada um deles, e matava um novilho pelo pecado em expiação de suas almas, pois dizia: 'Talvez meus filhos tenham pecado, e tenham ofendido a Deus nos seus corações'. Assim fazia Jó todos os dias".
Jó 1,5

Pois que defesa já nos resta, aos que cometemos estes desaforos? Porque se o que viveu antes da graça e da lei, o que não gozou de doutrina alguma, tinha tanto cuidado com os seus filhos que estremecia até por seus pecados ocultos, quem nos livrará a nós, que vivemos na graça, que temos tido tão grandes mestres, que temos visto tão grandes exemplos e recebido tantas exortações, quando não só não tememos pelos pecados ocultos, mas desprezamos até os manifestos, e não só menosprezamos, mas perseguimos aqueles que desejam corrigi-los?

Também a Abraão, como disse antes, entre outros merecimentos, este também o fez ilustre.