NÃO SE DEVE ADIAR, PARA A VELHICE, A CONVERSÃO E A ENTREGA A DEUS

17.

- Assim - perguntas - não é possível professar esta filosofia depois de casarmos e termos filhos, uma vez chegados a velhice?

- E quem nos assegura, em primeiro lugar, que chegaremos à extrema velhice e, logo, que que chegados à velhice guardaremos absolutamente este propósito? Não somos senhores de estabelecer prazos a nossa vida, e assim nos ensinou Paulo dizendo:

"O dia do Senhor virá como ladrão na noite".
1 Tes 5,2 / Mt 24,42-43

O nosso pensamento, por outro lado, tampouco permanece sempre no mesmo propósito. Por isso um sábio nos exorta dizendo:

"Não postergues o converter-te ao Senhor nem o dilates dia após dia; não aconteça que enquanto tardas, te consumas e pereças no momento da vingança".
Eclo 5,8

Mas mesmo se nada disto fosse incerto, nem ainda assim deveriam nossos filhos adiar o seguimento de sua vocação nem se deveria consentir tamanho mal. Seria com efeito o cúmulo de insensatez, que, quando o jovem necessita de mais ajuda, quando o adversário o ataca com mais violência, os lançássemos no torvelinho das coisas para ser sua presa fácil, e quando estiver feito um crivo de feridas e não lhe restar parte alguma sã, então o armássemos convenientemente e o excitássemos ao combate, estendido ele já e meio exânime.

- Sim - replicas -, porque então, apagados os desejos, a luta é mais fácil, a batalha mais suportável.

- E que luta é esta - eu te digo - quando não temos diante de nós um adversário? Por isso a coroa não poderá ser já muito brilhante.

"Bem-aventurado o que tomou o jugo desde a sua juventude. Sentar-se-á solitário e se calará".
Lam 3,27

O que merece infinitos louvores, felicitações e glória é o que sabe refrear sua natureza em pleno furor, o que no mais quente da tormenta consegue salvar seu navio.