A ABOMINAÇÃO DO PECADO NEFANDO

8.

Mas eu ainda não disse o que é o cúmulo dos males, ainda não revelei o que é resultado e saldo de nossa calamidade, pois estando muitas vezes para tocar neste assunto me ruborizei e me calei de vergonha. Que ponto, pois, é este? Porque devemos ter coragem de dize-lo. Seria grande a covardia, de fato, que tratando de extirpar um mal, não nos atrevêssemos a abrir a boca sobre ele, como se o silêncio pudesse curar automaticamente a enfermidade. Não calarei, pois, por mais que mil vezes perca as cores da face e me confunda de vergonha. Quando o médico tem que limpar o podre de uma ferida, não se recusa a lançar mão ao ferro e meter os dedos até o fundo da chaga; pois também eu tampouco me recusarei a falar deste assunto, tanto mais quanto mais grave a podridão. Qual é, afinal, este mal? Um amor novo e perverso invadiu nossa vida; uma enfermidade terrível e incurável nos atacou; se instalou a pestilência mais grave de todas as pestilências; se inventou uma iniquidade nova e intolerável; pois não só se infringem com ela as leis escritas, como se transtornam as próprias leis da natureza. Resulta, em relação à devassidão, pouco menos que inocente a fornicação, e como, ao sentirmos alguma dor, sobrevindo uma dor mais forte nos faz esquecer a primeira mais fraca, assim a enormidade desta insolência faz que pareça tolerável o intolerável, a devassidão com mulheres. Já se considera uma façanha conseguir escapar destas novas redes e está prestes a ficar supérfluo o sexo feminino já que os homens cumprem tudo o que deviam as mulheres. E isto não é o mais terrível, senão que tamanha abominação é cometida com a maior tranqüilidade e a iniquidade adquiriu força de lei. Ninguém mais teme e nem se espanta; ninguém se envergonha e nem se ruboriza, antes festeja e se diverte. Os que se contêm passam por loucos e os que o repreendem por delirantes. Se os repreensores são mais fracos, se expõem à derrota; se são mais poderosos, são objeto de piadas e de risos e recebem uma chuva de impropérios. De nada servem leis e tribunais nem pais nem acompanhantes nem mestres, pois uns se deixam subornar pelo dinheiro e outros não têm olhos a não ser para cobrar o seu salário. E se existem alguns mais moderados e que se preocupam com a salvação dos que lhe foram confiados, uns são facilmente burlados e enganados, outros temem o poder dos impudicos. Mais fácil, de fato, seria um suspeito de aspirar a tirania salvar sua vida, do que escapar das mãos destes execráveis homens quem tentar apartar deles as suas vítimas: A tal ponto, como se se tratasse de um deserto inabitado, cometem em plena cidade varões com varões atos vergonhosos. E se há alguns que logrem escapar destes laços, do que não escaparão facilmente é da má fama de quem tais infâmias cometem. Em primeiro lugar, porque são extremamente escassos, com o que são facilmente cobertos pela multidão de malvados; e logo, porque os próprios abomináveis e sacrílegos demônios, não tendo outro meio para vingar-se dos que os desprezam, empenham-se em prejudica-los por este caminho. Pois como não puderam descarregar sobre eles um golpe mortal nem alcançar a sua alma, tratam pelo menos de feri-los naquele ornamento exterior que os rodeia e lançam por terra toda a sua boa fama.