A SALVAÇÃO, POSSÍVEL, PORÉM DIFÍCIL NO MUNDO

5.

Pois - dirás - o que habita em uma cidade e tem mulher e casa não pode salvar-se? Certamente não há só um modo de salvação, mas muitos e diversos. E o próprio Cristo diz isto de modo geral quando afirma que

"na casa de seu Pai há muitas moradas"
Jo 14,2

e também Paulo, com alguma determinação, quando escreve:

"Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; pois uma estrela difere da outra em glória"
1 Cor 15,14

O que significa dizer que uns brilharão como o sol, outros como a lua e outros como as estrelas. E não para aqui a diferença, pois nos mostra que entre as próprias estrelas é grande a diversidade, e não poderia ser diferente dado seu grande número:

"Uma estrela",

diz,

"difere da outra por sua glória".

Considera pois, percorrendo desde a grandeza do sol até a última das estrelas, quantos graus de dignidade haverá de descer.

Pois bem, não seria absurdo que, se levasses teu filho ao palácio, não medisses esforços - e também persuadisses teu filho a outro tanto - para conseguires colocá-lo junto ao próprio imperador, sem te preocupares com considerações de nenhuma ordem, nem com gastos, nem perigos, nem com a própria morte, e que agora, quando se trata da milícia celeste, não te importes de que ele ocupe o último posto e que fique para trás de todo mundo?

Contudo, se te agrada, vamos verificar se é possível que quem anda envolto no trânsito do mundo alcance sequer este posto. Na realidade, o bem-aventurado Paulo resolveu brevemente esta questão, e disse que quem tem mulher não pode salvar-se senão tendo-a como se não a tivesse, e os que usam o mundo, como se não o usassem (1 Cor 7,29 ss). Mas nós, se preferes, vamos tratar do assunto também pela via do raciocínio.

Pois bem, podes me dizer que teu filho, ou porque ouviu teus bons conselhos ou porque ele próprio algum dia se deu conta, sabe que quem jura, ainda que jure na verdade, pode ofender a Deus? E que não se salva o rancoroso? Diz a Escritura:

"Os caminhos dos rancorosos levam à morte".
Prov 12,28

Sabe que, de tal maneira Deus reprovou o maledicente que o excluiu da lição das palavras divinas? Que retirou do reino dos céus o arrogante e insolente e o entregou ao fogo do inferno? Que quem olha com olhos intemperantes é condenado como adúltero consumado? Exortaste-o alguma vez a fugir do pecado, tão ao alcance da mão, de julgar o próximo e atrair assim mais grave castigo? Leste para ele as leis que sobre isto nos foram postas por Jesus Cristo? Ou tu mesmo ignoras o que quer dizer tudo isto? Pois como poderá cumprir o filho aquelas coisas, cujas leis ignora o próprio pai que devia ensiná-las a ele? E oxalá o mal consistisse apenas em que não desses um bom conselho a teu filho, pois não seria tão grave como o que agora cometes empurrando-o para o mal. Porque nos dias de hoje, quando os pais falam a seus filhos e os exortam ao estudo das letras, não se ouve deles senão palavras com estas:

"Fulano, sicrano, e o filho de beltrano, por ter aprendido a eloquência, alcançou as mais altas magistraturas, adquiriu grande fortuna, se casou com uma mulher rica, edificou uma casa magnifica e todos o admira".

Outro acrescenta, por outro lado:

"Fulano, por saber a língua latina, brilha no palácio e faz e desfaz nos assuntos do governo".

E assim segundo seu estilo, cada um põe um exemplo; mas todos de homens ilustres na terra. Os do céu não passam pelo pensamento de ninguém e até se alguém tentar recordá-los, é tido como um desorientado.