CONTRASTE ENTRE A VELHICE QUEIXOSA DO MUNDANO E A ALEGRIA DO MONGE

- Mas com que fim - dizes - vens a mim com tudo isto, quando estou tão distante de toda a filosofia?

-Por que, então, também impedes o teu filho que se aproxime dela? Melhor seria que o prejuízo se detivesse em ti. Não consideras como o maior dos danos que vós, chegados à velhice, como alguém que não tivesse colhido bem algum da vida passada, não fazeis senão vos irritar com a própria velhice?

- Sim, nos irritamos - respondes - mas é justamente porque a juventude nos proporcionou grandes bens.

- Que grandes bens são esses? Mostra-me um só velho que possua esses grandes bens. Se alguma vez os tivesse tido e tivessem permanecido firmes, não se lamentaria agora como um homem a quem despojaram de tudo. E se voaram e se murcharam, que classe de grandeza é esta que tão velozmente se desvanece?

Nada disto há de acontecer a teu filho; mas se acontecer que chegue a grande velhice, não o verás lançando estes gemidos que vós exalais, mas estará alegre, satisfeito e jubiloso, pois será então que seus bens alcançarão todo o seu vigor. Vossa riqueza, ainda quando tiveres possuído imensos bens, se reduziu a vossa primeira idade; a nossa não é assim, pois também permanece na velhice e nos acompanha depois da morte. Daí que vós, quando percebeis que na velhice aumentam os vossos patrimônios e que por toda a parte se vos oferecem ocasiões de glória e de prazer, vos desesperais por não ser já vossa idade própria para gozá-los; e pela mesma razão, vos estremeceis ao pensamento da morte e, quando chegais à cúspide de vossa prosperidade, então assinaladamente vos declarais os mais miseráveis de todos. Teu filho, entretanto, quando chegar à velhice, será quando mais descansará, como quem corre a toda a vela para o porto e para uma juventude que nunca se desvanece e nem conhece a velhice. E tu quererias que teu filho gozasse de prazeres de que mil vezes haveria de arrepender-se e seriam fonte de dor em sua velhice? Não queira Deus que deles gozem nem os nossos piores inimigos.