FOME E MISÉRIA DURANTE O SÍTIO DE JERUSALÉM, SEGUNDO FLAVIO JOSEFO.

Que disse, pois, o historiador judeu? Depois de contar sobre o incêndio do templo e todas aquelas calamidades nunca ouvidas, prossegue:

5.

"Tal foi a sorte do templo. Quanto aos que morriam de fome pela cidade, a multidão dos que caíam era infinita e não é possível narrar os sofrimentos que teve lugar. E é assim que em qualquer casa em que se vislumbrasse uma sombra de comida, dava-se uma verdadeira batalha, até os amigos mais íntimos cerravam os punhos, arrebatando os míseros viáticos de vida. Nem os mortos se acreditava que estivessem desprovidos de comida, mas os bandidos revistavam os que tinham acabado de expirar, para verificar se algum estivesse se fingindo de morto e escondendo comida sob o peito. Outros, com a boca aberta pela necessidade, como cães raivosos, iam dando solavancos e perdiam a razão, tropeçando nas portas como bêbados e, desatinados, assaltavam as mesmas casas duas ou três vezes em uma hora. A necessidade forçava a levar qualquer coisa à boca e o que não se dá aos mais sujos animais, se recolhia e se comia sem escrúpulos. No final não foram perdoados nem cintos nem sapatos e se esfolava o couro dos escudos para se mascar. Também se fez alimento dos fiapos de feno velho, pois alguns recolhendo as palhas, vendiam a menor quantidade por quatro peças áticas. Mas para que me deter sobre o impudor da fome que penetra o inanimado? Vou agora contar uma façanha sua, como não se encontra nem nas histórias dos gregos nem dos bárbaros, feito horripilante de contar e incrível de se ouvir. De minha parte, teria passado por alto este espantoso caso, para não dar a impressão aos homens que hão de vir de que busco o monstruoso, por não ter testemunhos incontáveis do feito entre os de minha geração. Além do mais, pareceria indiferente a minha pátria se eu dissimulasse em minhas palavras o que ela sofreu nestes feitos. Houve, pois, uma mulher, procedente da Transjordânia, chamada Maria, filha de Eliazar e natural da aldeia de Betezo, palavra esta que significa "casa do hissopo". Ilustre por sua linhagem e riqueza, refugiou-se com a multidão em Jerusalém e ali sofria o cerco comum da guerra. Os tiranos a haviam despojado de toda a riqueza que havia conseguido reunir e transportar de Perea a Jerusalém; quanto às relíquias de outros bens, dia a dia os guardas as iam saqueando, apenas farejavam alguma comida. Terrível foi a indignação que se apoderou da mulher e muitas vezes, a força de injúrias e maldições, tratou de atiçar contra si mesma os saqueadores. Mas uma vez que nem por indignação nem por lástima se decidissem a matá-la, cansada já de buscar comida para os demais (coisa difícil de se achar em qualquer parte), como a fome lhe penetrava as entranhas e a medula e, ainda mais que a fome, incendiava-lhe a cólera, tomando por conselheira a sua fúria e sua necessidade, voltou-se contra a sua própria natureza, e arrebatando o seu próprio filho (que tinha junto ao peito):

- "Filho meu",

disse,

"desgraçado pela guerra, pela fome e pela revolta, para quem te estou guardando? Com os romanos, se sob seu jugo vivemos, nos espera a escravidão; à escravidão a fome toma a dianteira e pior que a escravidão e a fome são os revoltosos. Pois, serve a mim de comida, de fúria infernal aos revoltosos e de fábula à vida, a única que faltava às calamidades dos judeus.

E dizendo e fazendo, mata seu próprio filho, e em seguida o assa, come a metade e guarda escondido o restante. Apresentaram-se imediatamente os revoltosos pelo odor daquele abominável sacrifício e a ameaçaram que se não lhes mostrassem a comida que havia preparado, a esfaqueariam imediatamente. Respondeu a mulher que lhes havia guardado uma boa parte e lhes mostrou os restos de seu próprio filho. Tomados por um calafrio de horror ficaram fora de si, petrificados ante aquele espetáculo. Mas ela:

"Este",

disse-lhes,

"é meu filho legítimo e obra que me pertence. Comei, posto que também eu comi. Não pretendais mostrar-vos nem mais brandos que uma mulher nem mais compassivos que uma mãe. Mas se quereis passar por pios e rechaçais meu sacrifício, eu comi a metade e para mim seja também o que sobra.

Depois destas palavras, os soldados saíram estremecidos. Só para esta façanha se sentiram covardes. Só esta comida reservaram para a mãe. A cidade inteira se encheu imediatamente daquela abominação e, apresentando-se cada um ante os olhos a tragédia, todos estremeciam de terror, como se cada um tivesse cometido aquele crime. Os que sofriam fome tinham pressa em morrer e se considerava felizes os que se lhes haviam adiantado, antes de ouvir e contemplar desgraças semelhantes. A tragédia correu também muito rapidamente pelo acampamento dos romanos. Uns se negavam a acreditar; outros se lastimavam; à maior parte, sem duvida, não fez senão inflamar mais o ódio contra nossa nação" (Flavio Josefo, Bell. Iud. VI, 3, p.285).